Correr ouvindo música: vantagens e desvantagens (e uma playlist!)
Se você é um adepto de tudo relacionado ao mundo da corrida, certamente terá percebido que a melhor companhia quando você pratica essa atividade é, sem dúvida, a música. Mas será que correr ouvindo música é realmente benéfico para nosso desempenho nesse esporte?
Independentemente do seu gosto musical, o fato de algumas músicas terem um ritmo marcado e contínuo faz com que seja mais fácil ajustar o ritmo da passada, pois podemos correr de acordo com o ritmo da música que estamos ouvindo.
Queremos propor uma seleção de músicas com esse fim. Com um ritmo marcado, sem dúvida você conseguirá manter sua motivação ao máximo enquanto corre. Embora no começo você pense que não gosta delas ou que elas não condizem muito com o seu estilo, recomendamos que faça o teste e corra escutando em seu celular.
É interessante correr ouvindo música?
Ao correr, os corredores geralmente se diferenciam em inúmeros aspectos, desde a passada até o ritmo, mas uma coisa geralmente conecta a maioria deles: a música.
Existem diferentes motivos pelos quais você pode correr ouvindo música: manter um ritmo constante, distrair-se, motivar-se o simplesmente porque gosta de ouvir música. Existem também muitas pessoas que optam por correr “à moda antiga” e dispensam companhia musical.
Agora, se você é um dos que gosta de correr ouvindo música, seja em treinamento ou em competição, veja a seguir algumas vantagens e desvantagens dessa prática:
Vantagens
- Aumenta seu desempenho
Existem inúmeros estudos que mostram que correr ouvindo música pode aumentar o rendimento, mesmo indiretamente.
Por que indiretamente? Porque a mente tem influência sobre o corpo, e ouvir música pode influenciar o nosso humor e, portanto, gerar motivação.
- Evita o cansaço
Quando praticamos esportes, é inevitável observar o aparecimento do cansaço: ficamos cansados e nosso corpo pede uma pausa. Ouvir música pode ser a melhor maneira de esquecer o cansaço graças ao aumento do bem-estar psicológico.
- Manter um ritmo constante
As músicas que possuem um ritmo alegre – contanto que você goste do que está ouvindo – podem fazer com que você, inconscientemente, mantenha o mesmo ritmo a cada passo, graças à batida e ao ritmo predefinido.
- Ir mais rápido
Correr ouvindo música nos fones de ouvido nos leva a definir um padrão para cada passo. Se essas músicas forem mais rápidos, inevitavelmente – e inconscientemente – iremos mais rápido.
Desvantagens
- Aumento do risco
Correr com fones de ouvido pode se tornar perigoso se fizermos isso pela cidade e, especialmente, em ruas movimentadas. Esse perigo aumenta se o volume estiver muito alto.
- Você não percebe sua própria respiração
Correr rápido também significa elevar o nível de dificuldade; este aumento de nível significa que nosso pulso e funções vitais (como a respiração) aumentam proporcionalmente.
O que acontece quando ouvimos música? Podemos esquecer do cansaço e não receber um feedback do corpo, o que significa não reconhecer o nível de esforço que estamos fazendo.
- Cantar faz você gastar mais energia
Mesmo que você não queira, se uma das suas músicas favoritas tocar, você irá inevitavelmente cantá-la. O simples fato de mover os lábios para isso leva a um maior consumo de energia e, consequentemente, a um maior cansaço.
Você precisa de uma playlist para correr ouvindo música?
Se depois de ler os prós e contras de correr ouvindo música, você ainda se anima a fazê-lo, apresentamos algumas que não podem faltar na sua lista e podem ser encontradas em qualquer aplicativo:
- Eye Of The Tiger.
- Rolling In The Deep.
- Moves Like Jagger.
- Everybody Knows.
- Sky And Sand.
- Only Human.
- Streets Of Fire.
- Family Affair.
- Satellite Mind.
- Summer Song.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.