Os 6 erros mais comuns na natação e como podemos evitá-los

· 13 de julho de 2018
Nadar é uma das atividades mais recomendadas por médicos e especialistas, já que significa mobilidade para todas as partes do corpo. Trata-se, por isso, de um dos esportes mais completos que podemos praticar.

A natação é um dos esportes mais completos e recomendados pelos especialistas. Ainda que pareça muito simples de praticar, a modalidade precisa de técnica e treinamento para garantir ótimos resultados. Veja nossas recomendações e sugestões para evitar os erros mais comuns na natação.

Entenda os principais aspectos de cada tipo de nado e aproveite ao máximo suas idas à piscina.

Os 6 erros mais comuns na natação

Cada técnica de natação é diferente e utiliza movimentos específicos para um melhor rendimento. Uma pequena mudança pode reduzir a eficiência da técnica e gerar, como consequência, até mesmo uma lesão permanente. Os erros mais comuns na natação geralmente são:

Braçadas muito curtas

Esse é um dos erros mais comuns na natação, já que às vezes pensamos que assim poderemos ganhar velocidade. No entanto, a velocidade é gerada pelo impulso das pernas e dos braços na água. Para evitar esse erro, mova o mais longe possível o braço e a mão. Você melhorará o giro na altura do quadril, ganhará tempo para a respiração e reduzirá a repetição excessiva das braçadas.

Alinhamento incorreto do corpo

Homem praticando natação na piscina olímpica

Na natação, manter a postura adequada é importante para reduzir a possibilidade de sofrer lesões. Além disso, isso ajuda a manter a velocidade na água. Os movimentos que podem afetar a postura podem ser:

  • Nadar com a cabeça em uma posição muito esticada. Isso proporciona rigidez e um movimento forçado. Para corrigi-lo, é adequado ficar na posição com a vista para baixo, para reduzir a tensão na cervical e melhorar a postura.
  • Movimento do punho incorreto. Impede o deslizamento na água. Para evitá-lo, tome cuidado para deixar o punho reto e ganhe uma distância maior.

Saiba que o corpo deve estar em uma posição elevada, alinhada, relaxada e esticada. Para manter essa postura, você deve estar com o rosto para baixo e o tronco esticado.

Respiração com problemas

Assim como a postura, a respiração é um dos fatores mais importantes nesse esporte, e um dos erros mais comuns na natação se relaciona a ela. Os movimentos que dificultam essa atividade acontecem ao levantar excessivamente a cabeça, causando tensão no pescoço. Outro problema é segurar a respiração para fazer a imersão.

Vários alunos praticando natação na piscina

Esse erro pode ser evitado expulsando o ar de forma constante e aproveitando o movimento do corpo para tomar ar.

Posição incorreta dos pés

Quando o tornozelo está flexionado, a resistência aumenta. O ideal é dar a pernada com o peito do pé o mais alongado possível, aproveitando o efeito que isso proporciona. Você pode ter cãibras, que vão desaparecer com os exercícios constantes que te darão mais flexibilidade.

Movimento incorreto das pernas

Outro dos erros mais comuns na natação é querer fazer o movimento de batida com as pernas e joelhos. Isso além de cruzar as pernas ou ampliar a separação das mesmas.

Isso aumenta a fricção e diminui a efetividade do nado. Para evitar esse erro, é necessário praticar a batida das pernas, impulsionando o corpo com o quadril. Isso criará mais velocidade e reduzirá o esgotamento físico.

Curvar as costas

Se não houver uma coordenação correta entre o tronco, quadril e pernas, você pode acabar precisando fazer mais força na batida. Isso fará com que você curve a parte baixa das costas, causando lesões.

Para evitar esse erro, você deve cuidar da postura e procurar levantar os glúteos no momento de tracionar. Com isso, você vai melhorar a velocidade e diminuir a tensão lombar.

Recomendações para evitar cometer erros na natação

A natação é um esporte com fins úteis, tanto de sobrevivência quanto para conservar a saúde. Além disso, traz inúmeros benefícios a quem o pratica. Por isso, anote as recomendações a seguir para evitar os erros mais comuns na natação:

  • Utilize o equipamento adequado para o treinamento. Isso ajudará a aperfeiçoar as técnicas e a evitar erros que causem lesões a curto ou longo prazo.
  • Comece com técnica mais simples como o nado costas, para depois passar aos estilos mais complicados, como o borboleta.
  • Faça exercícios de aquecimento e alongamento antes de treinar.
  • Pratique com ajuda do instrutor as diferentes formas de respiração para ganhar mais resistência no movimento.

Em resumo, os erros mais comuns na natação podem ser evitados com as técnicas adequadas. Siga essas recomendações e garanta os resultados esperados, tirando o máximo de proveito desse esporte.