Como se joga badminton e quais os equipamentos necessários

21 de junho de 2019
Se você está procurando por um esporte divertido e fisicamente exigente, não fique mais esperando: o badminton pode ser a alternativa perfeita!

O badminton é um dos esportes de raquete mais dinâmicos que podem ser encontrados. Basicamente, é quase como unir tênis, vôlei e tênis de mesa em uma única modalidade. Você nunca jogou? Então vamos te contar como ele funciona!

As origens deste esporte, que faz parte da lista dos que disputam os Jogos Olímpicos, remontam à Índia, onde ele se chamava Poona. No entanto, foi na Badminton House, na Inglaterra em 1873, que a sua prática foi retomada; em 1893, a Federação Inglesa de Badminton já existia.

A Federação Mundial de Badminton foi fundada em 1934, mas foi somente na segunda metade do século XX que a modalidade se expandiu para uma grande parte do planeta. Atualmente, esta entidade matriz tem mais de 165 países membros nos cinco continentes.

Noções básicas de badminton

Semelhante ao tênis e ao vôlei, a missão principal neste jogo é a de fazer com que a peteca toque o campo do adversário (do outro lado da rede), passando por cima dela. Para isso, são usadas raquetes leves e de cabo longo.

Pode ser jogado individualmente, em duplas (ambas as modalidades tanto para homens quanto para mulheres) e também em duplas mistas. Os tipos de golpe que podem ser usados no badminton são os seguintes:

  • Lob: sua trajetória é alta e busca o fundo da quadra.
  • Drive: assim como no tênis, esta é a batida de direita.
  • Drop: é a deixadinha, uma batida que fica perto da rede.
  • Smash: golpe ofensivo por excelência, é usado para definir o ponto.
  • Clear: é usado para o jogo de fundo.
  • Plano: é o golpe sem efeito.
  • Bloqueio: é feito entre o peito e o joelho.
  • Com salto: trata-se de um golpe feito em suspensão.
Noções básicas de badminton

Regulamento

A quadra de badminton tem um formato semelhante à de tênis; no entanto, seu tamanho é menor: mede 13,40 m de comprimento e 6,10 m de largura.

Esta quadra é dividida ao meio por uma rede de 1,55 m de altura. Assim como acontece com o tênis, para partidas individuais, o fundo e as laterais da quadra são descartados, sendo usados apenas para duplas.

Quanto à pontuação, é disputado o melhor de três sets, que consistem em 21 pontos cada. A partida termina quando um jogador atinge esse número, desde que haja dois pontos de diferença para o adversário; caso contrário, o set pode ser prolongado até os 30 pontos.

No badminton, assim como em outros esportes de raquete que são jogados em duplas, qualquer um dos dois jogadores pode executar o golpe. Porém, cada adversário pode acertar a peteca apenas uma vez; você só poderá fazer isso novamente quando o rival a devolver.

Com relação ao saque, tanto quem está sacando quanto quem está fazendo a recepção deve permanecer com os pés parados no momento da execução. O saque é feito a partir da linha que divide o meio do campo e sempre deve se dirigir para o quadrante oposto do campo adversário.

Algumas particularidades deste movimento são que a cabeça da raquete deve apontar para baixo, que a peteca deve permanecer abaixo da cintura de quem está sacando e, para surpresa de muitos, o serviço pode ser interceptado (ou ‘bloqueado’) na rede, por um rival.

Equipamento para o badminton

Sem dúvida, o badminton é um esporte para o qual certos materiais são necessários. São os seguintes:

Raquete

Pode ser feita de madeira, metal, grafite ou fibra de carbono. Consiste em uma empunhadura ou grip, varetas e a cabeça. Elas são realmente leves: as profissionais pesam entre 75 e 90 gramas, mas as amadoras podem ser um pouco mais pesadas.

Equipamento para o badminton

Peteca

Também chamada de pena ou volante. Certamente o mais importante a ser destacado sobre esta peça é a sua velocidade: ela pode atingir 200 km/h após um golpe ofensivo.

Por outro lado, as penas podem ser verdadeiras ou sintéticas e também há petecas de náilon, que são usadas principalmente para iniciantes; enquanto isso, a base arredondada é feita de cortiça. Assim como a raquete, seu peso é ínfimo: pesa entre 4,7 e 5,5 gramas.

Finalmente, cabe destacar que as competições mais importantes desta modalidade são o campeonato mundial, disputado desde 1977, os já citados Jogos Olímpicos e o All England, que é jogado anualmente em Birmingham, na Inglaterra. Vá em frente e experimente, é extremamente divertido!

  • El bádminton. Colexio Abrente. http://www.colexioabrente.com/descargas/ef/t3badminton1.pdf
  • Bádminton. Xunta de Galicia. http://www.edu.xunta.gal/portal/
  • Reglamento de bádminton. Xunta de Galicia. http://www.edu.xunta.gal/centros/iesbeade/?q=system/files/Regulamento_badminton.pdf