Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France

11 de março de 2020
O Tour de France é a competição de ciclismo mais antiga do mundo. Ciclistas do mundo inteiro se reúnem todos os anos para disputá-la em diferentes etapas durante o mês de julho.

Todo mês de julho, uma competição de ciclismo profissional atrai os olhares de todos os esportistas e fãs. Estamos falando do Tour de France, que acontece nas cidades desse país e é o evento máximo do ciclismo mundial. Neste artigo, falamos tudo sobre esse evento.

Breve história do Tour de France

A primeira edição do Tour de France aconteceu em 1903, e foi a primeira competição de ciclismo por etapas do mundo. A ideia de criá-la foi de um jornalista francês, Géo Lefévre, que propôs a realização das provas apenas dentro do território francês.

Na primeira vez, a corrida começou em 1° de julho em Montgeron e contou com a participação de 60 ciclistas em um trajeto de seis etapas ou 2428 quilômetros. O vencedor foi Maurice Garin.

Os organizadores suspenderam a competição durante a Primeira Guerra Mundial. Após voltar a ocorrer em 1919, introduziram a camisa amarela para destacar o líder da corrida. Até 1930, os ciclistas competiam individualmente, com ou sem patrocinador.

Posteriormente, legalizaram a participação de equipes nacionais e profissionais patrocinadas por empresas. Um ano depois, decidiram que o Tour de France teria 24 etapas e que todo o percurso teria 5500 quilômetros.

Com o tempo, incluíram trajetos em países vizinhos, como Suíça, Bélgica, Mônaco, Andorra e Luxemburgo. Inclusive, houve edições com percursos em países não fronteiriços, como Grã-Bretanha e Irlanda.

Já em 1957, fãs podiam acompanhar trechos da competição pela televisão. Esse ano também é importante para a história do tour pela vitória de Jacques Anquetil, que seria campeão mais quatro vezes (entre 1961 e 1964).

Outro dos ciclistas históricos do Tour de France é Eddy Merckx, que venceu 5 edições consecutivas (entre 1969 e 1974).

Breve história do Tour de France

Mais recentemente, temos que falar sobre Lance Armstrong, uma figura indiscutível do ciclismo, que venceu o Tour sete vezes (entre 1999 e 2005). No entanto, a Agência Antidoping dos Estados Unidos retirou seus títulos e o baniu permanentemente do ciclismo pelo uso de substâncias proibidas.

Camisas do Tour de France

Uma das principais características do Tour de France é o uso de diferentes camisas ou maillots pelos ciclistas em cada etapa. Cada cor tem seu significado:

1. Camisa amarela

O maillot jeune é o mais importante de todos, pois identifica o líder na classificação geral. Nenhum ciclista pode usar uma camisa desse tom por opção. A camisa amarela foi criada em 1919.

2. Camisa verde

Ciclistas a usam desde 1953. Serve para identificar o ciclista na primeira posição do ranking individual por pontos.

3. Camisa de bolinhas vermelhas

A camisa branca com bolinhas vermelhas apareceu pela primeira vez em 1975. É atribuída ao líder da classificação em etapas de montanha.

4. Camisa branca

Também estreou no mesmo ano que a camisa de bolinhas vermelhas. Recebe essa camisa o ciclista com menos de 26 anos melhor colocado na classificação geral.

Além disso, durante o Tour de France, o ciclista mais combativo recebe um dorsal vermelho com números brancos e os membros da equipe líder na classificação por equipes recebem um dorsal amarelo com números pretos.

O último Tour de France

Entre 6 e 28 de julho de 2019 ocorreu a 106ª edição do Tour de France. Com uma distância total de 3460 km divididos em 21 etapas, o Tour passou por dois países: França e Bélgica.

Camisas do Tour de France

Começou na capital belga (Bruxelas) e terminou na capital francesa (Paris), mais precisamente na Champs-Elysées. 22 equipes participaram. O vencedor foi o colombiano Egan Bernal Gómez, com a equipe INEOS.

As etapas, por sua vez, diferem da seguinte forma: duas contrarrelógio (individual e em equipe), 8 planas, 5 de montanha média e 6 em topo de montanha.

Vale ressaltar que o Tour de France é a segunda competição mais importante no calendário anual do ciclismo, posterior ao Giro d’Itália, que ocorre entre maio e junho, e antes da Vuelta a España, que ocorre nos meses de agosto e setembro.

Essas três competições recebem o título de “Grandes Voltas”, e poucos atletas têm a honra de ter vencido as três. Entre eles, temos Eddy Merckx, Bernard Hinault, Jacques Anquetil, Alberto Contador, Chris Froome, Felice Gimondi e Vincenzo Nibali.

  • Lucía, A., Hoyos, J., Santalla, A., Earnest, C., & Chicharro, J. L. (2003). Tour de France versus Vuelta a España: Which is harder? Medicine and Science in Sports and Exercise. https://doi.org/10.1249/01.MSS.0000064999.82036.B4
  • Tour de Francia 2019. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Tour_de_Francia_2019