Conheça os melhores ciclistas da história

18 de agosto de 2019
Bernard Hinault, Eddy Merckx ou Miguel Indurain são alguns dos melhores ciclistas da história. No artigo a seguir, reviveremos as conquistas desses atletas legendários.

Como acontece em todos os esportes, os amantes do ciclismo se perguntam quais são os melhores ciclistas da história. Por isso, aproveitaremos este artigo para listar alguns nomes que marcaram o ciclismo a nível mundial.

Embora o ciclismo não ocupe o mesmo lugar de relevância que o futebol e o basquete, é correto afirmar que alguns ciclistas levaram esse esporte para outro nível.

Na atualidade, o nível de competição é muito alto devido à qualidade e profissionalismo dos ciclistas e das equipes que participam dos campeonatos. Possivelmente essa seja a era de ouro desse esporte tão cativante.

Comparar os melhores ciclistas é válido, ainda que seja complicado concluir quem foi o melhor de todos os tempos. Por isso, vamos nos limitar a enumerar aqueles com maior relevância.

De qualquer forma, o ranking inclui os campeões mais importantes de todos os tempos desse charmoso esporte sobre rodas. Veja quem são!

Os melhores ciclistas da história

1. Fausto Coppi

A carreira de Fausto Cappi é, simplesmente, uma das mais condecoradas de todos os tempos. O italiano dominou o esporte antes e após a Segunda Guerra Mundial. Ele utilizou as suas habilidades como escalador e velocista para construir uma trajetória única.

Era um corredor com capacidades acima da média dos demais, já que, basicamente, convertia em vitória a maioria de suas corridas. É que Coppi foi foi e é um dos ciclistas profissionais com mais títulos. Entre suas vitórias estão campeonatos mundiais e etapas contrarrelógio.

De fato, Coppi foi o primeiro a ganhar o Tour e o Giro no mesmo ano – conseguiu esse feito em 1949 e em 1952. Além disso, o italiano enfrentou outros campeões, como Koblet, Bonet, Kubler, Magni e Bartali.

Os melhores ciclistas

Imagem: Touring Club

2. Jacques Anquetil

Jacques Anquetil nasceu em 1934 e foi o primeiro ciclista a ganhar cinco vezes o Tour da França, entre 1957 e 1964. Em 1963, ganhou a Vuelta a España e, em 1964, ganhou o Giro de Itália, pela segunda vez.

Apelidado de “Maestro Jacques”, tornou-se especialista na modalidade contrarrelógio. Considerado um esportista único, dentro e fora das pistas, sendo reconhecido por muitos como o ciclista mais importante para a historia desse esporte.

Jacques Anquetil

Imagem: Offside / L’Equipe.

3. Eddy Merchx

Considerado por muitos como o ciclista mais rápido, mais forte e mais bem-sucedido de todos os tempos, Eddy Merckx é uma lenda desse esporte. Esse ciclista belga possui 11 grandes giros, 64 etapas, 3 campeonatos mundiais e 27 clássicos, dentre eles 3 Paris-Roubaix.

Durante sua carreira, que durou de 1965 a 1978, ganhou 525 corridas. A sua proeminência no ciclismo, na década de 70, é inigualável na história do esporte moderno.

Isso se dá porque Eddy Merckx tinha um apetite voraz por ganhar todas as competições nas quais participou durante a sua carreira. Ele foi o primeiro ciclista a conseguir a Tripla Coroa do Ciclismo: a vitória no Tour, no Giro de Itália e no Mundial de Ciclismo, em uma temporada.

Eddy Merckx

Imagem: Cycling Weekly.

4. Bernardí Hinault

Bernard Hinault é o melhor campeão de ciclismo francês de todos os tempos. Nasceu em 1954, tinha um caráter feroz e sede permanente de vitórias. É, possivelmente, o melhor ciclista da sua geração. De fato, foi o terceiro ciclista a ganhar o Tour da França cinco vezes, seguindo os passos de Jacques Anquetil e Eddy Merckx.

ciclista Bernard Hinault

Imagem: Rouleur Magazine.

5. Miguel Indurain, um dos melhores ciclistas da história da Espanha

Junto com Pedro Delgado, o espanhol Miguel Indurain é a referência do ciclismo na Espanha, embora também o seja para os fãs do Tour da França.

Isso porque, após sua vitória em 1995, o navarro se tornou o quarto ciclista da história a ganhar o evento em 5 ocasiões e de forma consecutiva, após Eddy Merckx, Bernard Hinault e Jacques Anquetil.

Venerado por sua velocidade devastadora nas provas de tempo, Indurain foi, sem dúvidas, um grande ciclista. Ele alcançou vitórias de contrarrelógio e mostrou uma resistência extrema nas etapas de montanha.

Miguel Indurain – um dos melhores ciclistas da história

Imagem: Facebook @miguelindurainfanclub

Para finalizar, é importante esclarecer que é complicado comparar ciclistas como Coppi, Anquetil, Merchx, Hinault ou Indurain, por inúmeras razões.

Cada época tem o seu campeão. No entanto, estamos convencidos de que todos eles devem ser incluídos na lista dos melhores ciclistas da história. Você está de acordo ou modificaria a lista?

  • Gutierrez, M. (1995). Biomecánica y Ciclismo. European Journal of Human Movement, (1), 77–94.
  • Cycling Hall of Fame. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Cycling_Hall_of_Fame
  • Le Tour de France: Leyendas del ciclismo. Lmentala. http://lmentala.net/
  • Sierra, A. 2018. Mejores ciclistas de la historia (Ranking top 10). Sport. https://www.sport.es/labolsadelcorredor/mejores-ciclistas-la-historia-ranking-top-10/