Quem são os melhores atletas russos?

17 de setembro de 2019
Os atletas russos sempre estão presentes nos Jogos Olímpicos e nos campeonatos mundiais. Eles são muito bons em atletismo e ginástica, embora também haja representantes em outras modalidades.

Perfeitos em ginástica e patinação artística, com boas marcas no atletismo e no tênis, os atletas russos estão presentes na história dos Jogos Olímpicos e dos campeonatos mundiais. Neste artigo, vamos te contar quem são os melhores.

Quem são os melhores atletas russos?

Desde a existência da União Soviética, o esporte é muito importante no maior país do mundo. Por isso, é compreensível que seja comum a presença de algum representante soviético ou russo nas primeiras posições de muitas modalidades, sobretudo nos Jogos Olímpicos.

A seguir, mostraremos quem são os melhores atletas russos da história:

1. Yelena Isinbayeva

Nascida em 1982, Yelena bateu o recorde mundial de salto com vara (feminino) 28 vezes. Os seus recordes foram de 5,06 metros ao ar livre e de 5,01 metros em pista coberta. Em sua história olímpica, ela ganhou duas medalhas de ouro (Atenas 2004 e Pequim 2008) e uma de bronze (Londres 2012).

Além disso, ela foi campeã em todos os torneios internacionais de 2004 até 2008. Ela se aposentou no campeonato mundial de Moscou em 2013, com uma marca de 4,89 metros e um ouro como despedida.

Yelena Isinbayeva

2. Andrei Kirilenko

Nascido na antiga URSS, esse ex-jogador de basquete de 2,06 metros de altura começou a sua carreira no Spartak, em São Petersburgo. Dois anos depois, ele ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, representando a Rússia.

Em 2001, ele foi contratado pelo Utah Jazz da NBA, equipe na qual ele ficaria durante 10 anos. Ele foi escolhido uma vez no All Star Game (2004) e uma vez para a melhor equipe defensiva da NBA (2006). Aposentou-se em 2015 no CSKA de Moscou.

Andrei Kirilenko

Imagem: Sporting News.

3. Maria Gorokhovskaya

Essa ex-ginasta soviética foi campeã olímpica em Helsinki em 1952, onde obteve duas medalhas de ouro (por equipes e geral) e cinco de prata (aparelhos por equipes, salto sobre o cavalo, barras assimétricas, trave e solo).

O mais curioso de tudo é que, naquela época, Maria tinha 31 anos… Muito mais do que todas as suas colegas e rivais.

Maria Gorokhovskaya

Imagem: listal.com

4. Yevgueni Plushenko

O patinador é outro que merece estar na lista dos melhores atletas russos. Yevgueni foi oito vezes campeão nacional, sete vezes europeu, três vezes mundial, uma vez olímpico (Turim 2006) e quatro vezes no Grand Prix de patinação no gelo.

Yevgueni Plushenko

Imagem: RTVE.

5. Maria Sharapova

Talvez ela seja uma das atletas russas mais famosas e também a com mais vitórias. Sharapova nasceu na Sibéria em 1987 e venceu cinco torneios de Grand Slam: duas vezes em Roland Garros, uma vez no Aberto da Austrália, uma vez em Wimbledon e uma vez no US Open.

Além disso, ela ocupou o número 1 no ranking da WTA durante 21 semanas em 2005. Quanto à sua participação olímpica, ela ganhou a medalha de prata em Londres 2012 (perdendo a final contra Serena Williams).

Sharapova está no grupo de tênis Silver Slam (por vencer todos os quatro torneios do Grand Slam e ter uma medalha de prata) e foi uma das mais jovens a vencer em Wimbledon.

6. Andrei Arshavin

Os russos não estão entre os de maior destaque no futebol, mas vale a pena nomear esse ex-meio-campo ofensivo nascido em Leningrado, que teve uma grande passagem pelo Arsenal F.C. da Inglaterra.

Ele começou a sua carreira em 2000 e se aposentou em 2018. Durante esse período, ele jogou 75 jogos com a seleção russa e marcou 17 gols.

Andrei Arshavin é um dos atletas russos

7. Garri Kasparov

É conhecido como ‘o grande mestre do xadrez’ e nasceu na antiga União Soviética (em um território que atualmente faz parte do Azerbaijão). Foi campeão mundial de xadrez durante… 15 anos consecutivos! (de 1985 até 2000). Aposentou-se em 2005 e, a partir desse momento, passou a se dedicar completamente à política.

Garri Kasparov é um dos atletas russos

Finalmente, outros atletas russos que não podemos deixar de citar são:

  • Nina Romashkova (atletismo),
  • Lev Yashin (futebol),
  • Vsevolod Bobrov (hóquei no gelo),
  • Vyacheslav Ivanov (remo),
  • Boris Shakhlin (ginástica artística),
  • Yevguéniya Kanáyeva (ginástica rítmica),
  • Yelena Dementieva (tênis),
  • Fiodor Yemeliánenko (artes marciais mistas),
  • Anna Chicherova (salto em altura),
  • Valery Brumel (atletismo),
  • Lidia Skoblikova (patinação de velocidade),
  • Alexander Medved (luta livre).
  • Müller, M. (2014). After Sochi 2014: Costs and impacts of Russias Olympic Games. Eurasian Geography and Economics. https://doi.org/10.1080/15387216.2015.1040432.
  • Rusia en los Juegos Olímpicos. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Rusia_en_los_Juegos_Ol%C3%ADmpicos