2 receitas com aveia: uma massa para biscoitos e outra de pizza!

· 5 de abril de 2019
Vamos mostrar dois exemplos de receitas que podemos fazer com a aveia, um alimento barato e saudável que nunca deve faltar na nossa cozinha se quisermos manter uma dieta equilibrada

Você sabia que, até o século XX, a aveia era considerada um alimento para os pobre? Atualmente, esse cereal é considerado um dos mais saudáveis e está presente em qualquer dieta saudável. Para que você se beneficie dela, vamos propor duas receitas com aveia.

De fato, a aveia quase sempre é usada para preparar receitas doces. O mais comum é utilizá-la em sobremesas, embora ela também seja válida para receitas salgadas. Para te mostrar isso, vamos trazer a seguir biscoitos de aveia e gergelim e uma pizza à base de aveia.

Ambas as receitas são saudáveis e podem ser incluídas em qualquer tipo de dieta. Além disso, elas também têm a vantagem de, por serem preparações caseiras, serem muito mais saudáveis. Isso se deve ao fato de que não incluem açúcares refinados nem componentes químicos.

Receitas com aveia

Biscoitos com aveia e gergelim

Esses biscoitos são uma maneira saudável de começar o dia com energia. Eles ficam perfeitamente conservados, então você pode fazer vários deles durante o fim de semana e assim apreciá-los por vários dias. Continue lendo e veja como é fácil de fazer.

Biscoitos com aveia e gergelim

Ingredientes:

  • 100 gramas de manteiga
  • 1 ovo
  • 70 gramas de açúcar mascavo (Pode substituir por Stévia)
  • 150 gramas de farinha
  • 150 gramas de aveia
  • 1 laranja
  • Meia colher de sopa de gergelim
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo:

  1. Comece batendo o ovo. Uma vez batido, adicione a manteiga derretida e o açúcar mascavo. Misture bem os três ingredientes.
  2. Divida a laranja ao meio. Faça um suco com uma metade e adicione aos ingredientes. A outra metade só será usada para ralar. Adicione as raspas à mistura também e mexa todos os ingredientes novamente.
  3. Adicione a farinha, o gergelim e o fermento à tigela. Volte a mexer até que o resultado seja uma massa homogênea.
  4. Cubra a tigela com um prato e então deixe descansar por meia hora.
  5. Preaqueça o forno a 180 graus.
  6. Coloque papel manteiga na assadeira. Modele os biscoitos e vá dispondo na assadeira. Deixe um espaço entre eles porque eles vão crescer, uma vez que levam fermento.
  7. Leve os biscoitos ao forno por 10 minutos.

Você pode consumi-los no café da manhã ou na hora do lanche. Você também pode guardar em um saquinho e comer como um lanche saudável quando bater aquela vontade de beliscar.

Pizza de aveia

Embora a aveia seja geralmente consumida em receitas doces, ela também pode ser usada como ingrediente em receitas salgadas. A pizza que vamos propor a seguir é um exemplo disso, além de ser uma opção mais saudável do que a tradicional pizza feita com massa de farinha de trigo.

Receitas com aveia: massa de pizza

Se você está fazendo dieta, esta é uma receita a ser considerada, porque tem muito menos calorias do que a pizza com massa de farinha de trigo. Além disso, esta receita inclui apenas vegetais, dessa forma, o seu conteúdo calórico é muito baixo.

Ingredientes para uma pizza de tamanho médio:

  • 300 gramas de aveia moída
  • 15 gramas de azeite de oliva
  • 200 ml de água
  • 150 gramas de tomate triturado ou frito
  • 150 gramas de champignons
  • ¼ de cebola picada
  • Meio pimentão verde
  • Meio pimentão vermelho
  • 1 tomate

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 200 graus.
  2. Misture a aveia, o azeite de oliva e a água. Amasse até que o resultado seja homogêneo ou facilmente moldável.
  3. Espalhe a massa em uma forma arredondada e leve ao forno por 8 minutos. Quando você for retirá-la, ela não vai estar totalmente assada, pois vai terminar de ser assada quando voltarmos a colocá-la no forno com todos os outros ingredientes.
  4. Enquanto a pizza estiver no forno, lave e corte a cebola, o pimentão, os champignons e o tomate. Escolhemos esses ingredientes principalmente porque eles nos parecem igualmente saborosos e saudáveis. Você também pode escolher outros ingredientes, como por exemplo berinjela ou abobrinha.
  5. Para dar sabor a esta pizza, vamos colocar uma camada fina de molho de tomate. Você pode fazer o molho você mesmo. Dessa forma evitamos o consumo de açúcares adicionados.
  6. Depois de ter adicionado o molho de tomate, coloque todos os ingredientes que você cortou por cima. Distribua-os bem por toda a massa para que dessa forma todos os pedaços sejam mais ou menos iguais.
  7. Retorne a pizza ao forno por 15 minutos. Quando os vegetais estiverem dourados, então a pizza já estará pronta.