8 benefícios de trocar as frituras por alimentos assados
Na nossa agitada vida moderna, tendemos a usar a fritura como método de cozinhar nossos alimentos diários. Seja porque fritar é mais rápido ou porque parece uma opção mais barata, a verdade é que existem muitos benefícios em trocar frituras por assados.
Se pararmos para pensar um pouco, vamos perceber como é benéfico trocar as frituras por alimentos assados. Não apenas vamos poupar tempo e dinheiro, mas também vamos ter um estilo de vida mais saudável.
8 razões para trocar as frituras por alimentos assados
- As gorduras trans presentes no óleo que usamos para fritar estão associadas ao processo de endurecimento das artérias; com isso, aumenta o risco de doença cardíaca e acidentes vasculares cerebrais.
- Frituras aumentam os níveis do chamado colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL).
- Os alimentos gordurosos são causadores da obesidade e da mesma forma aumentam o risco de sofrer de diabetes tipo 2.
- A maioria dos alimentos fritos contém glutamato monossódico (sais tóxicos), uma substância que quebra o cálcio, criando assim problemas nas articulações.
- Os óleos que usamos para fritar são ricos em gorduras poli-insaturadas; eles se decompõem rapidamente para então formar os compostos de aldeído, o que aumenta o risco de distúrbios neurológicos.
- A fritura destrói os nutrientes dos alimentos, acrescentando gordura e calorias vazias.
- O alimento frito faz com que os filtros naturais do corpo, particularmente os rins, funcionem de forma deficiente.
- Quando os produtos ricos em carboidratos são aquecidos a altas temperaturas durante a fritura, eles produzem acrilamida, um elemento considerado cancerígeno.
Vantagens de assar no forno
O principal benefício de trocar as frituras por alimentos assados é que assim os alimentos mantêm seus valores nutricionais intactos, tornando então possível cozinhar com menos gordura e menos calorias.
Assar no forno é seguro, o calor é seco e uniforme, os alimentos ficam cozidos por fora, porém preservando seus líquidos e nutrientes (vitaminas, minerais). Além disso, como eles não precisam de óleo, eles não vão afetar nossos níveis de colesterol.
É importante conhecer a temperatura necessária e o tempo de cozimento dos alimentos que vamos preparar. Além disso, também é aconselhável preaquecer o forno antes de usá-lo, assim vamos estabilizar a temperatura e conseguir que ela seja constante.
Existem muitos alimentos que podem ser assados no forno: por exemplo aves, peixes, carne de porco, cordeiro, pães, pizzas, massas, legumes, arroz, biscoitos, bolos, etc.
Uma alternativa saudável: fritar no forno
É inegável como certos alimentos fritos podem ser apetitosos, principalmente por causa da sua inconfundível textura crocante. No entanto, podemos conseguir esse efeito usando o forno convencional, com a vantagem de que vamos ingerir muito menos calorias.
Há uma grande variedade de alimentos que você pode fritar no forno: ovos, croquetes, batatas, nuggets. empanadas, entre muitos outros. Com este método de cozimento, os alimentos vão conservar o seu sabor e textura originais.
Uma ideia excelente e saudável é preparar um delicioso frango frito no forno, seguindo esta receita simples:
- Ingredientes: 1/4 de xícara de manteiga, 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 pitada de páprica, 1 pitada de sal, pimenta, frango cortado em pedaços.
- Modo de preparo: preaqueça o forno a 190 graus e derreta a manteiga em uma assadeira. Em uma tigela, misture a farinha, a páprica, o sal e a pimenta. Envolva o frango com a mistura e leve ao forno por cerca de 30 minutos de cada lado.
Outras opções
Outra alternativa é assar os alimentos na churrasqueira ou na grelha, é bastante fácil e você só precisa de lenha seca ou carvão e uma churrasqueira. Os alimentos vão conservar suas vitaminas e minerais e você não precisa adicionar óleo ou outro tipo de gordura.
A comida adquire uma textura crocante ao mesmo tempo que se mantém úmida e suculenta por dentro. Você pode assar não apenas carnes brancas e vermelhas, mas também frutas como por exemplo abacaxi, banana, maçã, morango e muitas outras.
A grelha adiciona um sabor especial aos alimentos, e você pode usá-los como acompanhamento para o seu prato principal. É o caso, por exemplo, dos pimentões, ricos em antioxidantes, das cebolas, dos cogumelos, dos aspargos e dos abacates.
Grelhar na chapa é outra alternativa fácil, rápida e econômica para quando optamos por uma vida mais saudável. A maioria dos alimentos aceita essa técnica de cozimento.
A decisão de mudar nossa dieta, tentando novos métodos de cozinhar, definitivamente vai proteger a nossa saúde e prolongar as nossas vidas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.