Tomar café da manhã antes ou depois do treino?
Todos os que vão para a academia de manhã ainda se fazem a mesma pergunta: devo tomar café da manhã antes ou depois do treino? Estamos nos referindo a um dos mais longos debates no mundo fitness. Ainda hoje existem opiniões conflitantes a esse respeito.
Acontece que não é tão simples responder. Por um lado, temos o fato de que o café da manhã é a refeição que define a nossa carga diária de energia. Por outro lado, há quem prefira treinar primeiro e comer depois. Sem contar o fato de que, desta forma, evitamos esperar pela digestão.
Por que algumas pessoas preferem não comer e se exercitar?
Até recentemente esta era a tendência. Não comer antes da atividade física evita problemas digestivos, o que já diz o suficiente. Além disso, a posição dos treinadores de antigamente é a de que não era necessário comer, porque de toda forma teríamos que repor as energias logo após o treino.
Existem até mesmo algumas posições científicas que apoiam essa tendência: para as pessoas que querem emagrecer, o jejum seria o melhor. Mas certamente a questão é mais complexa do que parece: nem todas as pessoas podem terminar um treino sem ter comido nada antes.
Algumas perguntas podem ser feitas: qual é a modalidade que estamos praticando? Nosso corpo aguentaria o exercício sem fazer a primeira refeição? Qual é o benefício do jejum e do treino? Queremos ganhar ou perder peso?
Fazer jejum e treinar: o lado ruim
A primeira coisa é que tudo dependeria da última refeição que fizemos, isto é, do jantar. E, atualmente, os nutricionistas preferem que as pessoas comam de forma leve durante a noite. Desta forma, é possível manter o controle do nosso peso, tônus muscular e processos digestivos.
Se assumirmos essa premissa, será muito difícil nos exercitar sem comer nada pela manhã. Queremos ganhar peso ou massa muscular? Não tomar o café da manhã vai fazer com que nossos músculos se degradem e isso nunca é bom.
Alguns organismos nem sequer aguentariam uma sessão inteira. Esse tipo de pessoa correria o risco de perder o progresso e a continuidade desejável quando se faz exercício regularmente.
Os atletas profissionais tomam o café da manhã antes do treino?
Nas dietas diárias dos atletas de alto rendimento o café da manhã tem o seu lugar antes do treino. Os jogadores de futebol geralmente comem torradas, café, leite e frutas, enquanto os nadadores devem, pelo menos, ingerir líquidos inicialmente.
Nas dietas profissionais, existe uma premissa fundamental: a primeira refeição deve ser leve e equilibrada. Em suma, ela serve para ter energia e apenas posteriormente é que uma refeição completa de recuperação seria feita.
Não devemos nos esquecer de que os atletas optam por um modelo de alimentação com pelo menos 6 refeições por dia. Sob esta ótica, o café da manhã leve é positivo para fazer a atividade física em seguida. E se eles comem antes… Por que nós deixaríamos de fazer isso?
O objetivo do treinamento
Quando nos exercitamos, emagrecer não é o nosso único objetivo. O que principalmente procuramos é o desenvolvimento muscular, trabalhar a resistência ou, até mesmo, melhorar o desempenho ou os tempos. Portanto, tudo o que nos permita ter mais qualidade é melhor.
E a qualidade física só é obtida através de uma boa alimentação. Lembremos da máxima: somos 70% o que comemos e 30% como nos exercitamos. Então fazer uma pequena refeição meia hora antes do treino poderia facilitar alcançar os nossos objetivos.
Naturalmente a refeição deve ser pequena, equilibrada e facilmente digerível. Sucos de frutas, alguns carboidratos simples e talvez um pouco de café são as melhores opções. Passas e outras oleaginosas também podem ser igualmente benéficas para o nível energético.
Nesse sentido, é sempre bom consultar o nosso nutricionista ou treinador. Afinal, nem todos os treinos e corpos são iguais. Talvez em algum momento do processo eles possam nos pedir para jejuar, embora isso seja algo já pouco usual. Em suma, tomar o café da manhã e treinar podem caminhar juntos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.