Como funcionam os suplementos para queimar gordura?
O uso de suplementos para queimar gordura é frequente entre aqueles que buscam uma melhora na composição corporal. Este tipo de produto pode ajudar a perder peso e a melhorar o funcionamento do metabolismo, o que leva a uma redução do percentual de gordura, mas só se for consumido no contexto de uma alimentação adequada combinada com exercícios.
No entanto, nem todos os suplementos para queimar gordura conseguiram ter os seus efeitos comprovados. Poucos são realmente eficazes. Entre eles, podemos destacar a cafeína, o ginseng, o extrato de chá verde, o gengibre e a capsaicina. Vamos falar sobre os seus segredos a seguir.
Os suplementos para queimar gordura aumentam a oxidação das gorduras
Uma das vias fisiológicas que os suplementos para queimar gordura afetam tem a ver com a oxidação das gorduras para a produção de energia. Um exemplo claro seria o caso do chá verde: seus polifenóis conseguem estimular o uso desse substrato como principal fonte de energia, de acordo com um estudo publicado em Molecules.
Enquanto isso, outras substâncias, como, por exemplo, a capsaicina, mostraram a capacidade de aumentar a taxa metabólica diretamente. Isso significa que, a partir do seu consumo, o corpo consegue queimar mais calorias mesmo quando parado, o que permite desequilibrar o balanço energético a favor do gasto. Essa situação geraria uma perda de peso progressiva.
Paralelamente, também existem medicamentos controlados que podem ter um efeito positivo na perda de peso. Um exemplo seria a metformina, uma substância que aumenta a sensibilidade à insulina e, dessa forma, melhora a flexibilidade metabólica. No entanto, este é um produto que deve ser prescrito por um médico. No caso dos suplementos, qualquer pessoa pode ter acesso a eles.
É necessário combinar os suplementos com bons hábitos
Os suplementos para queimar gordura podem estimular a perda de peso, mas não produzem efeitos milagrosos. Para que funcionem, será necessário assegurar que sejam mantidos bons hábitos de vida. É importante ter um padrão dietético adequado e hipocalórico, a fim de desequilibrar o balanço energético.
Ao mesmo tempo, é fundamental praticar atividades físicas regularmente. É importante priorizar o exercício de força, pois, dessa forma, haverá um ganho muscular, aumentando assim o metabolismo. De qualquer forma, o trabalho de resistência também tem uma certa importância para estimular a oxidação das gorduras.
Por fim, vale destacar a necessidade de melhorar os hábitos de descanso e evitar substâncias tóxicas. O álcool, por exemplo, pode interferir negativamente na perda de peso, uma vez que se trata de uma substância com muitas calorias vazias e que também afeta o funcionamento do metabolismo. O seu consumo frequente pode até mesmo aumentar o risco de doenças complexas e crônicas.
Conforme mencionamos, ter um bom descanso também será decisivo. Durante os momentos de descanso, o corpo repara os danos do dia a dia, o que gera uma maior produção de certos hormônios e um aumento da massa magra no contexto da prática de exercícios.
Você pode usar suplementos para queimar gordura para perder peso
Existe uma grande variedade de suplementos para queimar gordura no mercado que podem ser usados a seu favor para promover a perda de gordura. Conforme você viu, eles atuam fundamentalmente de duas maneiras. No entanto, eles não são capazes de gerar efeitos milagrosos, pois são simplesmente uma ajuda.
Para maximizar os resultados, é preciso mudar os hábitos de vida. Assim, é necessário cuidar da alimentação, além de praticar exercícios físicos com frequência. Lembre-se também de evitar maus hábitos, como, por exemplo, o consumo de substâncias tóxicas. Essas substâncias põem a saúde em perigo e aumentam a gordura corporal.
Por fim, lembre-se de que também existem medicamentos que têm efeitos sobre a perda de peso. No entanto, esses produtos requerem prescrição médica, uma vez que geralmente são usados para o tratamento de certas patologias.
Esta é uma opção para os casos mais extremos, embora também possam ser um ponto de apoio. Seria necessário primeiramente ter a aprovação do médico para o seu consumo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rothenberg DO., Zhou C., Zhang L., A review on the weight loss effects of oxidized tea polyphenols. Molecules, 2018.
- Varghese S., Kubatka P., Rodrigo L., Gazdikova K., et al., Chili pepper as a body weight loss food. Int J Food Sci Nutr, 2017. 68 (4): 392-401.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.