Você já ouviu falar da soja texturizada? Veja receitas com ela a seguir

· 26 de fevereiro de 2019
A soja texturizada serve para elaborarmos receitas mais complexas que permitem uma maior variedade culinária para aqueles que decidiram substituir os produtos de origem animal.

Evitar produtos de origem animal parece ser uma tendência hoje em dia. Buscam-se alternativas que nos forneçam a mesma quantidade de proteínas que esses alimentos, e uma delas é a soja texturizada. Você ainda não a conhece?

O que é a soja texturizada

A soja é um alimento que foi se infiltrando no mercado de diversas formas e que todos nós já conhecemos e vemos como algo cotidiano. A soja texturizada é a última forma de incluir esse alimento na nossa alimentação.

Trata-se da proteína vegetal, que é extraída da farinha ou do concentrado de soja para, em seguida, receber uma textura. É um substituto ideal para a proteína convencional, e podemos usá-la como alternativa à carne ou ao peixe, apesar de sua textura e sabor se assemelharem mais à da carne.

Os mais exigentes vão querer saber o seu valor nutricional. Pois bem, a cada 100 gramas de soja podemos encontrar cerca de 20 ou 21 gramas de proteínas – nada mal! Ela tem baixo teor de gordura e poucas calorias, o que a torna um complemento ideal para as nossas dietas se quisermos perder peso.

Esse alimento, que era conhecido há alguns anos como feijão-chinês mas que não era tão difundido, é ideal para os atletas, pois o seu alto conteúdo de proteína ajuda no crescimento muscular.

A primeira coisa que temos que fazer é submergir a soja texturizada em água fria durante cerca de 20 minutos, escorrê-la e começar a manipulá-la ou cozinhá-la à vontade. Com ela é possível fazer receitas que levam carne moída, como, por exemplo, espaguete, hambúrgueres ou almôndegas.

Receitas com soja texturizada

Se você não conhecia esse alimento, certamente você vai querer prová-lo, e para que ele seja do seu agrado, apresentamos estas receitas deliciosas que você vai adorar.

Hambúrgueres de soja e espinafre

Uma vez que você tenha hidratado e secado a soja, coloque-a em uma tigela e adicione a cada 200 gramas um ovo, um ou dois dentes de alho, dependendo do seu gosto, salsinha a gosto e um pouco de pão ralado. Caso você não quiser adicionar o pão em suas receitas, você pode substituí-lo por aveia em flocos ou em pó.

Hambúrguer de soja

Coloque sal e pimenta e as suas especiarias favoritas, como cominho ou gengibre, e comece misturando tudo. Adicione os espinafres e se você perceber que a massa está muito grossa, ou que está ficando seca, adicione um pouco de leite de soja sem açúcar e sem lactose.

Dê forma aos seus hambúrgueres e envolva-os em papel filme para deixá-los na geladeira por pelo menos duas horas, para que fiquem com a forma que queremos.

Você pode fazer essa mesma receita, mas dando-lhes a forma de almôndegas. Em seguida, faça um molho com tomate ou de outros vegetais e sirva como acompanhamento batatas, arroz ou quinoa.

Verduras com soja texturizada

Escolha os legumes que quiser: pimentão verde, vermelho e amarelo, abobrinha, alho-poró, cogumelos, cenoura, cebola roxa e branca, alho. Salteie tudo bem com um pouco de óleo de coco e adicione sal, pimenta, gengibre e molho de soja.

Adicione a soja texturizada, previamente hidratada e seca, e deixe que tudo cozinhe junto por alguns minutos. Se você quiser dar um toque extra de suavidade, use um pouco de creme de leite vegetal por cima ao servir o prato.

Lasanha

Imagina só comer uma lasanha deliciosa, sem muitas calorias e com proteínas vegetais. Delicioso, não é mesmo? Faça um refogado de cebola, pimenta, alho, cenoura e tomate. Deixa que tudo cozinhe bem e certifique-se que o molho de tomate prevaleça sobre qualquer outra coisa.

Lasanha de soja

Em seguida, adicione a soja texturizada que, neste caso, só deverá ser hidratada por apenas dez minutos, já que irá ser finalizada com o molho e a umidade do forno. Coloque uma camada de massa e uma da mistura de soja com molho de tomate; repita esses passos até chegar na parte de cima do recipiente.

Faça um molho branco leve com óleo de coco, farinha de aveia ou de milho e leite sem lactose. Coloque-o por cima, finalize com um pouco de queijo ralado e leve ao forno por meia hora a 200 graus. Uma delícia baixa com calorias.

Como você pode ver, basta um pouco de imaginação para explorarmos as diferentes alternativas que o mercado nos oferece para suprir a nossa necessidade proteica diária. E você? Se anima a experimentar essas receitas?

Messina, M., & Messina, V. (2010). The role of soy in vegetarian diets. Nutrients, 2(8), 855-888.