Proteínas ou aminoácidos: qual suplementação devo escolher?

· 17 de novembro de 2018
É importante conhecer as diferenças e semelhanças entre os diferentes produtos e suplementos existentes para melhorar o desempenho no mundo dos esportes; descubra e escolha entre proteínas ou aminoácidos.

Proteínas ou aminoácidos? Essa é uma das perguntas que muitos atletas fazem todos os dias em seu objetivo de aumentar a massa muscular. Ambos os nutrientes têm muito em comum, já que o propósito é o mesmo,  mas existem características de um ou outro que devemos saber para maximizar os resultados.

É importante conhecer as diferenças e semelhanças entre os diferentes produtos e suplementos existentes para melhorar o desempenho no mundo dos esportes. Leia o artigo e escolha entre proteínas ou aminoácidos.

A seguir, explicamos quais são suas principais características e ajudamos você a escolher o mais adequado dependendo de sua idade, propriedades físicas, cronograma e treinamento. Continue lendo e escolha a melhor opção.

Suplementação de proteínas ou aminoácidos?

Suplementos dietéticos são básicos na dieta de qualquer atleta que queira aumentar sua massa muscular. Os mais consumidos de todos são aqueles que contêm proteínas ou aminoácidos.

Mulher fazendo um shake de proteína com banana

Há muitos atletas que tomam esses suplementos como se fosse a mesma coisa. A verdade é que estudos indicam que eles são um pouco diferentes. É absolutamente verdade que ambos contribuem para um maior desenvolvimento da massa muscular, mas de acordo com quem os consome e quando, os resultados não serão os mesmos.

É por isso que é muito importante conhecer as diferenças entre os dois. É a única maneira de consumi-los corretamente e da maneira mais eficiente possível.

Tempo diferente de assimilação

A principal diferença entre ambos é o tempo que o nosso corpo leva para assimilá-los. Este é um fato importante a saber, porque os resultados podem variar significativamente dependendo se tomamos proteínas ou aminoácidos.

No caso das proteínas, a assimilação é mais rápida porque elas chegam rapidamente ao estômago e se decompõem. É então que o intestino os assimila e o organismo se beneficia deles.

Em contraste, os aminoácidos são assimilados muito mais lentamente. O processo é realizado em várias horas e, portanto, o organismo se beneficia deles depois de várias horas.

Com tudo isso, não queremos dizer que um é melhor que o outro, mas é importante conhecer essa informação para escolher aquela que melhor se adapte a cada momento. Se vamos demorar várias horas para ficar ativos e nos submeter a esforços, será melhor escolher os aminoácidos.

Por outro lado, se acabamos de fazer exercícios, a melhor coisa é consumir proteínas para que o organismo assimile-as o mais rápido possível e assim obtenha o máximo benefício do treinamento.

Ambos são compatíveis

Tanto proteínas como aminoácidos têm o mesmo propósito: aumentar a massa muscular mais rapidamente e mais do que apenas exercitando. Como você viu, embora os dois tenham o mesmo resultado, existem várias características que os separam.

Se você ainda está pensando qual é o mais adequado para você, você deve saber que você não tem que escolher entre um e outro, pois ambos são totalmente compatíveis.

A única coisa que você deve levar em conta é qual é o mais adequado a cada momento, dependendo se você se exercitou recentemente ou, ao contrário, ficará em repouso por algumas horas.

Tomar os dois suplementos pode ser então uma decisão correta, só que cada um trabalha a uma velocidade diferente para alcançar o mesmo resultado. Se em um determinado momento você escolhe um ou outro não significa que você não pode mudar para a outra opção.

Quantidade adequada

É comum que muitos atletas façam desses suplementos um alimento básico em sua dieta diária. É importante saber qual é o montante que deve ser tomado e não excedê-lo.

Nossa recomendação é que você compre esses produtos sempre em lojas especializadas e aconselhado por um profissional. Ele dirá qual dose você deve tomar, dependendo do exercício e do seu peso.

Mulher forte tomando suplemento

Você deve saber que uma ingestão maior não faz com que o músculo cresça mais. Seu corpo descartará o que for extra, ou acumulará em forma de gordura. É por isso que é importante fornecer ao nosso corpo apenas aquela proteína ou aminoácido que será usado.

Uma dose muito alta levará ao ganho de peso. Você deve saber que todo o excesso de proteína ou aminoácidos que você não queimar vai se transformar em gordura e, portanto, você vai ficar longe de alcançar seu objetivo.