Você já ouviu falar da soja texturizada? Veja receitas com ela a seguir
Evitar produtos de origem animal parece ser uma tendência hoje em dia. Buscam-se alternativas que nos forneçam a mesma quantidade de proteínas que esses alimentos, e uma delas é a soja texturizada. Você ainda não a conhece?
O que é a soja texturizada
A soja é um alimento que foi se infiltrando no mercado de diversas formas e que todos nós já conhecemos e vemos como algo cotidiano. A soja texturizada é a última forma de incluir esse alimento na nossa alimentação.
Trata-se da proteína vegetal, que é extraída da farinha ou do concentrado de soja para, em seguida, receber uma textura. É um substituto ideal para a proteína convencional, e podemos usá-la como alternativa à carne ou ao peixe, apesar de sua textura e sabor se assemelharem mais à da carne.
Os mais exigentes vão querer saber o seu valor nutricional. Pois bem, a cada 100 gramas de soja podemos encontrar cerca de 20 ou 21 gramas de proteínas – nada mal! Ela tem baixo teor de gordura e poucas calorias, o que a torna um complemento ideal para as nossas dietas se quisermos perder peso.
Esse alimento, que era conhecido há alguns anos como feijão-chinês mas que não era tão difundido, é ideal para os atletas, pois o seu alto conteúdo de proteína ajuda no crescimento muscular.
A primeira coisa que temos que fazer é submergir a soja texturizada em água fria durante cerca de 20 minutos, escorrê-la e começar a manipulá-la ou cozinhá-la à vontade. Com ela é possível fazer receitas que levam carne moída, como, por exemplo, espaguete, hambúrgueres ou almôndegas.
Receitas com soja texturizada
Se você não conhecia esse alimento, certamente você vai querer prová-lo, e para que ele seja do seu agrado, apresentamos estas receitas deliciosas que você vai adorar.
Hambúrgueres de soja e espinafre
Uma vez que você tenha hidratado e secado a soja, coloque-a em uma tigela e adicione a cada 200 gramas um ovo, um ou dois dentes de alho, dependendo do seu gosto, salsinha a gosto e um pouco de pão ralado. Caso você não quiser adicionar o pão em suas receitas, você pode substituí-lo por aveia em flocos ou em pó.
Coloque sal e pimenta e as suas especiarias favoritas, como cominho ou gengibre, e comece misturando tudo. Adicione os espinafres e se você perceber que a massa está muito grossa, ou que está ficando seca, adicione um pouco de leite de soja sem açúcar e sem lactose.
Dê forma aos seus hambúrgueres e envolva-os em papel filme para deixá-los na geladeira por pelo menos duas horas, para que fiquem com a forma que queremos.
Você pode fazer essa mesma receita, mas dando-lhes a forma de almôndegas. Em seguida, faça um molho com tomate ou de outros vegetais e sirva como acompanhamento batatas, arroz ou quinoa.
Verduras com soja texturizada
Escolha os legumes que quiser: pimentão verde, vermelho e amarelo, abobrinha, alho-poró, cogumelos, cenoura, cebola roxa e branca, alho. Salteie tudo bem com um pouco de óleo de coco e adicione sal, pimenta, gengibre e molho de soja.
Adicione a soja texturizada, previamente hidratada e seca, e deixe que tudo cozinhe junto por alguns minutos. Se você quiser dar um toque extra de suavidade, use um pouco de creme de leite vegetal por cima ao servir o prato.
Lasanha
Imagina só comer uma lasanha deliciosa, sem muitas calorias e com proteínas vegetais. Delicioso, não é mesmo? Faça um refogado de cebola, pimenta, alho, cenoura e tomate. Deixa que tudo cozinhe bem e certifique-se que o molho de tomate prevaleça sobre qualquer outra coisa.
Em seguida, adicione a soja texturizada que, neste caso, só deverá ser hidratada por apenas dez minutos, já que irá ser finalizada com o molho e a umidade do forno. Coloque uma camada de massa e uma da mistura de soja com molho de tomate; repita esses passos até chegar na parte de cima do recipiente.
Faça um molho branco leve com óleo de coco, farinha de aveia ou de milho e leite sem lactose. Coloque-o por cima, finalize com um pouco de queijo ralado e leve ao forno por meia hora a 200 graus. Uma delícia baixa com calorias.
Como você pode ver, basta um pouco de imaginação para explorarmos as diferentes alternativas que o mercado nos oferece para suprir a nossa necessidade proteica diária. E você? Se anima a experimentar essas receitas?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Castells, Pere. (2017). La soja Infinidad de productos derivados para la cocina. Investigación y Ciencia, 490. http://www.ub.edu/campusalimentacio/ca/documents/Article_Pere_Castells_La_soja.pdf
- Peuckert, Y. P., Bordin Viera, V., Hecktheuer, L. H. R., Marques, C. T., & Severo da Rosa, C. (2010). Caracterizacao e aceitabilidade de barras de cereais adicionadas de proteina texturizada de soja e camu-camu {Myrciaria Dubia). Alimentos e Nutrição, 21, 149+. https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA246014859&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=01034235&p=IFME&sw=w&userGroupName=anon%7E8fea0798
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.