Devo tomar um shake de proteína antes ou depois do meu treino?

· 17 de setembro de 2018
A eficácia desses shakes parece inquestionável. Vamos analisar algumas dúvidas e também analisar essa bebida popular para dessa forma saber se seu consumo realmente é benéfico e se traz algum risco.

O shake de proteína é um dos alimentos básicos na alimentação de qualquer atleta. Eles são ingeridos tanto antes quanto depois do treinamento e contribuem para alcançar melhores resultados e em um período de tempo mais curto.

O que é um shake de proteína?

O shake de proteína é um dos suplementos alimentares mais populares entre os atletas. Isso porque, além de eficazes, são fáceis de beber e podem ser encontrados com vários sabores.

Explicando de uma maneira muito simples, pode-se dizer que os shakes de proteína são suplementos que contêm uma alta concentração de proteína. Alcançar essas doses desse nutriente através dos alimentos seria praticamente impossível, já que teríamos que ingerir uma quantidade de alimentos muito superior à recomendada.

Casal na academia com um shake de proteína

De qualquer forma, falar de maneira generalizada sobre os shakes de proteína não é totalmente correto. Na verdade, existem diferentes tipos, dependendo dos ingredientes a partir do qual eles são feitos. Também é possível encontrar diferentes sabores e diferentes velocidades de absorção nos produtos.

O melhor momento para tomar shake de proteína

O shake de proteína deve ser tomados nos momentos nos quais o corpo vá precisar de uma dose extra desse nutriente. Tomá-los em um momento inadequado ou em uma quantidade excessiva, além de não ser útil, vai fazer com que sua porcentagem de gordura aumente.

Assim, para que você o aproveite ao máximo, vamos explicar a seguir quais são os melhores momentos para consumi-lo:

  • Depois do treino. É o momento perfeito para tomar um shake de proteína. O corpo está sem energia porque acabou de fazer um grande esforço e por isso precisa ser nutrido. Neste momento, a melhor coisa que podemos dar ao nosso corpo é uma dose potente de proteína. É o momento no qual o músculo vai absorvê-los de forma mais eficaz e assim os resultados vão ser mais visíveis. Se, além disso, também quisermos uma recuperação rápida e eficaz, devemos tomá-lo juntamente a algum alimento rico em potássio, como banana, ameixa ou kiwi, por exemplo.
  • Antes do treino. Esta dose não é tão essencial como a dose pós-treino e por isso é recomendada somente para as pessoas que fazem grandes esforços. De qualquer forma, se você tomar o shake nesse momento, não se esqueça de tomar uma quantidade menor e também de adicionar menos proteína do que no pós-treino.

Precauções que você deve tomar

O shake de proteína é indicados para as pessoas que, devido à intensidade do seu treinamento, queimam mais proteína do que consomem. Alcançar essas altas taxas de proteína através dos alimentos seria inviável, já que seria preciso comer uma grande quantidade de alimentos ricos nesse nutriente.

Homem preparando um shake de proteína

Para casos como estes, os shakes de proteína são os suplementos alimentares perfeitos. De qualquer forma, os shakes de proteína sempre devem ser consumidos de maneira controlada e em quantidades adequadas.

Este tipo de suplemento só é eficaz se ingerido no momento certo e na quantidade certa. Se não for bem utilizado e se consumido em excesso, a proteína passa a se tornar gordura e, portanto, a única coisa que se consegue é um aumento de peso.

Outro aspecto que você deve ter em mente é a marca e o lugar onde você compra os shakes de proteína. Atualmente, eles podem ser comprados em qualquer loja, tanto física quanto pela internet e em muitos formatos e sabores.

Nossa recomendação é que você sempre opte por lojas especializadas. Além disso, muitas dessas lojas têm pessoal especializado que pode te assessorar quanto ao suplemento que melhor se adapta a suas necessidades.

Em conclusão, se você treina e seu corpo precisa de mais proteína do que você consome, então os shakes são a melhor opção para alcançar os resultados desejados. Comece a tomá-los sempre sob a orientação de um profissional e a comprá-los em lojas especializadas.