Existe algum risco em comer ovo? Descubra!

22 de abril de 2019
O ovo é um alimento muito nutritivo, porém em certas situações ele pode apresentar alguns riscos para a nossa saúde e, portanto, pode não ser aconselhável. Descubra quais são a seguir.

O ovo é um dos alimentos mais versáteis. Pode ser preparado de muitas formas: frito, grelhado na chapa, poché, cozido… Além disso, ele também serve para preparar tanto alimentos doces quanto salgados e pode ser usado em omeletes, sanduíches, hambúrgueres e ensopados. Mas será que existe algum risco em comer ovo?

Visto assim, ele parece ser um alimento sensacional, mas então, por que às vezes temos dúvida se podemos comer um alimento com ovo?

Se fizermos um molho e sobrar um pouco, é normal surgir a dúvida se ele irá se conservar bem ou não. Nessa situação acabamos jogando-o fora. Quando a casca apresenta alguma imperfeição, também disparam os alarmes quanto às suas condições.

Então, para que você não continue com essas dúvidas, vamos te contar a seguir quantos ovos podemos comer, quando devemos suspeitar que eles não estão em boas condições e quando eles são perigosos de consumir. Ou seja, se em algum momento existe algum risco em comer ovo.

Existe algum perigo em comer ovo?

O ovo é um alimento que envolve muitos mitos. Certamente você já ouviu falar em mais de uma ocasião que seu consumo eleva os níveis de colesterol, que dependendo da cor da casca ele tem mais ou menos propriedades ou então que ele pode ser consumido cru. Há verdades nesses mitos sobre o risco de comer ovos?

Existe algum perigo em comer ovo?

  • O ovo aumenta os níveis de colesterol. Essa afirmação é totalmente falsa. Os únicos alimentos que aumentam os níveis de colesterol são as carnes e seus derivados, como por exemplo os embutidos. Além de não aumentar os níveis de colesterol, o ovo contribui com gorduras saudáveis.
  • É perigoso comer ovo cru. Esta frase é verdadeira. Ao cozinhar o ovo, todas as bactérias que ele possa conter são então eliminadas. Consumir um ovo cru pode causar salmonela. Os principais sintomas desta doença são gastroenterite, dor abdominal e febre.
  • As propriedades do ovo variam de acordo com a cor da casca. Esta última frase é totalmente falsa e carece de fundamento. A cor da casca não tem nenhuma relação com as propriedades do ovo.

Portanto, existe sim algum risco em comer ovo. Mas esse é o mesmo risco que existe quando se come qualquer tipo de alimento. Durante toda a nossa vida há sempre alguma possibilidade de consumir algum alimento em mau estado ou de ter uma reação alérgica.

Mulher quebrando um ovo na tigela

É preciso parar de pensar que consumir ovos é perigoso, pois isso não é verdade. O ovo é um alimento com muitas propriedades e muito versátil. Ele é ainda adequado para todos: crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos…

Acima de tudo, você deve ter a certeza de que não é pelo fato de ter ouvido uma frase em muitas ocasiões que ela tem que ser verdadeira. Assim, é necessário procurar e conferir informações. Caso contrário, mitos como aqueles que já comentamos nos privarão de um ótimo alimento, como é o caso dos ovos, por exemplo.

Como saber se um ovo está em mau estado?

Se você suspeitar que um ovo está em mau estado, você pode verificar isso facilmente. Você sempre pode fazer este teste para se certificar de que ele está em boas condições, embora geralmente os ovos estejam sempre em boas condições uma vez que passam pelos controles de qualidade antes de serem postos à venda.

Algumas das maneiras de verificar se o ovo está em boas condições são as seguintes:

  • Colocar o ovo debaixo d’água. Uma das maneiras mais fáceis de verificar se o ovo está em mau estado é encher um copo de água e colocar o ovo. Se ele flutuar significa que está em más condições e, portanto, você deve jogá-lo fora.
  • Verificar a data de consumo preferencial. Antes de fazer qualquer teste, você pode verificar a data de consumo preferencial e a data de validade que aparecem tanto na embalagem quanto em cada um dos ovos.
  • Observar a casca. Outro sintoma de que o ovo está em mau estado é o estado da casca. Essa é a proteção que o ovo tem e assim, se estiver quebrada, as bactérias encontram uma porta aberta para acessar o ovo.
  • Impurezas na clara ou na gema. Se ao quebrar o ovo forem encontradas manchas, que são geralmente marrons ou vermelhas, na gema ou na clara, pode ser que o ovo esteja em mau estado.