3 receitas light com presunto Serrano

21 de junho de 2019
Esse produto típico da gastronomia espanhola pode ser incluído em diversas receitas. No entanto, temos que tentar combiná-lo com alimentos saudáveis que nos permitam desfrutar por completo do presunto Serrano sem prejudicar a dieta.

Hoje trazemos receitas com a estrela da gastronomia espanhola: o presunto Serrano. Esse produto indispensável na cozinha dos espanhóis oferece uma infinidade de opções na cozinha, das mais elaboradas até as mais simples.

Vamos nos concentrar em fazer receitas light com presunto Serrano. Você verá uma boa maneira de desfrutar do presunto sem deixar de lado a vida saudável ou ignorar a dieta.

Fazer dieta e comer presunto Serrano: pode?

Antes de elaborar as receitas que iremos apresentar abaixo, com certeza você se fez a seguinte pergunta: será que eu posso comer presunto se estou de dieta? A resposta é bem simples: é claro que sim.

Presunto Serrano em fatias

A única coisa que você deve ter em mente é o seguinte:

  • Escolha um tipo de presunto que não contenha muita gordura e elimine a borda para remover as calorias da receita que você vai preparar. Escolha um presunto com pouca gordura e você poderá comê-lo sem problemas.
  • Cozinhe-o com ingredientes saudáveis. Normalmente comemos presunto acompanhado por pão ou outros produtos gordurosos. Escolha ingredientes como os que iremos apresentar abaixo e aproveite o presunto sem acompanha-lo com excessos de carboidratos e gorduras.

A seguir, iremos apresentar algumas receitas light com presunto Serrano que podem ser feitas facilmente.

Pimentão recheado com presunto Serrano

Essa receita é muito fácil de ser preparada. Por isso, você não tem desculpa para não fazer. Ela é feita em apenas 10 minutos e você só precisa de três ingredientes. Além disso, ela é muito saudável e não suja muito a cozinha.

Ingredientes (serve duas pessoas):

Modo de fazer:

Comece aquecendo o forno a 170 graus. Enquanto isso, lave os pimentões e limpe-os. Tire todas as sementes para que a comida não fique com um gosto amargo. Uma vez que eles estiverem limpos, sem sementes e com um buraco no meio, já estão prontos para serem recheados.

Corte o presunto em pedaços ou compre-o já cortado. É preferível que seja um presunto um pouco grosso. Recheie os pimentões com presunto e adicione algumas gotas de azeite dentro de cada pimentão. Uma grande quantidade de azeite de oliva não é necessária porque o presunto liberará gordura durante o cozimento.

Coloque-os no forno por 10 minutos e já temos uma receita que, se você fizer uma vez, vai querer fazer sempre.

Alcachofras com presunto Serrano

Ingredientes (serve duas pessoas):

  • 10 alcachofras
  • 150 gramas de presunto
  • Meio limão
  • Azeite de oliva
  • Sal

Modo de fazer:

Comece limpando as alcachofras. Como se trata de um produto muito delicado, você deve limpá-lo corretamente e trabalhar rápido para que eles não oxidem. Quando terminar de limpar cada alcachofra, use o limão para evitar que fiquem pretas.

Em seguida, coloque as alcachofras em água fervente com uma pitada de sal. Elas irão cozinhar em pouco mais de 10 minutos. Você pode ir vendo se estão prontas espetando-as com um garfo. Quando elas estiverem cozidas, reserve-as em um prato.

Aqueça uma frigideira e adicione um pouco de azeite com um dosador em spray. Quando estiver quente, adicione o presunto.

Cozinhe-o para que libere todo o seu sabor e acrescente as alcachofras. Coloque um pouco de sal, se for necessário, e já está pronta essa receita light com presunto Serrano. Se você quiser, pode adicionar algumas colheres de sopa de tomate frito.

Omelete recheado com presunto Serrano e queijo

Esse omelete de presunto Serrano e queijo é um prato muito completo. Ela inclui proteínas, gorduras saudáveis e produtos lácteos. Acompanhada por uma salada é uma refeição perfeita e equilibrada. Além disso, com certeza os pequeninos da casa irão adorar.

Omelete com presunto

Ingredientes (serve duas pessoas):

  • 4 ovos
  • Cream cheese com baixo teor de gordura
  • 4 fatias de presunto Serrano
  • Azeite de oliva
  • Sal

Modo de fazer:

Comece fazendo o omelete. Bata dois ovos e adicione uma pitada de sal.  Adicione pouco sal, porque depois vamos rechear o omelete com presunto, que é um alimento bastante salgado.

Em seguida, esquente uma frigideira grande com algumas gotas de óleo. É importante que a frigideira seja grande, porque nós queremos fazer um omelete fino para podermos dobrá-lo.

Deixe um pouco mais de um minuto de cada lado e o omelete estará pronto. Tire da panela e coloque o cream cheese no omelete. Depois coloque duas fatias de presunto Serrano por cima e enrole o omelete. Se o presunto tiver gordura nas bordas, você pode removê-la com a ajuda de uma faca.

Se você quiser apresentá-lo de uma forma mais vistosa, podemos cortá-lo em fatias de um centímetro de espessura e colocar um palito para mantê-lo enrolado.