5 receitas diferentes com arroz para atletas

· 14 de abril de 2019
O arroz é um dos grandes aliados na cozinha. Versátil e nutritivo, pode integrar e fortalecer qualquer tipo de receita, como no caso das seguintes ideias que propomos.

As receitas com arroz para atletas são uma das chaves alimentícias em matéria de nutrição planejada. Este carboidrato é definitivamente completo, nutritivo e fácil de digerir. Sua versatilidade permite que os atletas o utilizem em sua dieta diária, independentemente de quererem perder peso ou ganhar massa muscular.

O arroz quase nunca é mencionado nas contribuições nutricionais destinadas aos cafés da manhã. Mas este cereal pode dominar os pratos que um atleta come durante praticamente todas as refeições. Portanto, mostraremos algumas combinações que podem ser feitas a seguir.

Receitas com arroz

Frango e arroz: o almoço dos campeões

Não há refeição mais fitness do que um prato protagonizado pelo frango e pelo arroz. Ambos os elementos nos ajudam a tonificar, aumentar a musculatura e a nos mantermos bem nutridos. Se os acompanharmos com legumes, teremos todo o necessário para atingir resultados na musculação.

Apenas 200 gramas de frango sem pele e uma xícara de arroz são mais do que suficientes para um prato completo. Uma outra boa opção é acompanhar este prato com azeite de oliva e brócolis. O frango deve estar sem pele e ser preparado sem recorrer a frituras, evitando assim o acúmulo de gordura.

A proteína também pode ser temperada com especiarias e outros vegetais, embora a base para manter a textura seja o arroz. Não esqueça que o amido do arroz produz um grande efeito de saciedade.

Variando a receita: frango ao curry

Frango ao curry

Alguns molhos são recomendados desde que a comida seja preparada em uma hora do dia que permita a digestão subsequente. Desta forma, fortalecemos ligeiramente o sabor com a combinação de nutrientes.

Quase sempre o molho curry é feito com creme, embora você possa incorporar algo à base de aveia, que é mais baixa em gordura. Os almoços dos atletas podem ter sabor, desde que os ingredientes estejam equilibrados.

Novamente, não devemos exceder 150 gramas de arroz. Este prato nos fornecerá nutrientes interessantes para o nosso corpo, como vitamina A, C, potássio, ferro, sódio e fósforo .

Receitas com arroz para exercício: um jantar marinho

Uma regra fitness é que os carboidratos não devem ser consumidos à noite. Mas se não esperarmos até tarde da noite para jantar e controlarmos as quantidades, podemos utilizar o arroz. Neste horário, acompanhá-lo com frango ou carne bovina não será a melhor opção.

No entanto, o peixe seria um acompanhamento saudável e com pouca gordura. Cerca de cem gramas de peixe e uma porção de vegetais fornecerão o nível ideal de proteína. Com relação ao arroz, o correto é diminuir as doses em relação ao horário de almoço.

Receita com arroz

Nesse sentido, 100 gramas de arroz serão mais que suficientes para saciar a fome e atingir a carga proteica necessária.

Salada de abacate, queijo e arroz

Misturar ingredientes protagonistas como legumes e arroz é ideal para a noite. No almoço, este tipo de prato pode ser insuficiente se o objetivo for o fornecimento de energia. Mas para encerrar o dia pode ser uma boa opção.

Existem muitas receitas que podemos experimentar e variar. Uma salada leve ideal é a de arroz com abacate e queijo fresco, acompanhada de coentro e limão para complementar o sabor.

No caso de uma refeição mais pesada, podemos criar uma salada de arroz que também leva ovo ou presunto. Estes são ideais para quem quer mais recursos energéticos e ganhar peso. Pessoas magras e com o metabolismo acelerado podem optar por esta opção também à noite.

Um delicioso lanche de arroz doce

Arroz doce

Os lanches nos permitem ter acesso a doces naturais e com baixo teor de gordura se os ingerirmos em quantidades limitadas. Uma sobremesa que pode ser nutritiva e moderada é o arroz doce.

As receitas de arroz doce combinam cereais e laticínios. Assim você pode conseguir uma contribuição de proteínas e carboidratos. A preparação desta sobremesa é bastante saudável e isto é fundamental para não aumentar o conteúdo calórico.

Todas estas receitas com arroz são boas para quem realiza exercício. O fundamental é respeitar os horários e a natureza de cada tipo de alimento. O objetivo sempre será o de possibilitar alcançar os resultados de condicionamento físico com o planejamento alimentar.