A famosa receita de falso pesto de brócolis
Um delicioso falso pesto de brócolis é uma sugestão muito prática para o almoço ou para o jantar. É especialmente útil deixá-lo já pronto na geladeira e usá-lo naqueles dias em que estamos na correria.
Um falso pesto de brócolis também é um bom complemento para algum prato quando temos que atender a visitas inesperadas.
Mas por que ele é chamado de “falso pesto”? Para diferenciá-lo do pesto de manjericão de tradição italiana. Na realidade, ele é inspirado nessa receita, e, com exceção do brócolis, os ingredientes são os mesmos. O seu uso também é bastante semelhante.
Receita de falso pesto de brócolis
É uma proposta muito simples, rápida e econômica. Requer poucos ingredientes, todos eles acessíveis. Uma receita especialmente adequada para aqueles que não são muito propensas a processos muito longos de elaboração de um prato.
Ingredientes:
- 1 brócolis mediano (cerca de 250 g)
- 3 folhas de manjericão
- 50 g de queijo parmesão
- 2 dentes de alho
- 80 g de nozes, amêndoas ou sementes (pode ser uma única espécie ou um mix)
- 100 g azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- ½ colher de chá de sal
Modo de fazer:
- Lave o brócolis e retire o tronco grosso.
- Separe os pedaços no formato de pequenas arvorezinhas e coloque-as no processador de alimentos.
- Adicione o restante dos ingredientes.
- Processe o brócolis para triturá-lo até obter a consistência preferida. Tem pessoas que gostam mais do molho grosso ou com pedaços grandes. Outras pessoas preferem mais cremoso.
Está pronto! Você já pode usar ou guardar.
Variações:
- Esta mesma receita pode ser preparada com brócolis cozido. Também é fácil de cozinhá-lo no vapor ou você pode tostá-lo um pouco no forno. Neste caso, é importante colocar as ‘árvores’ na bandeja forrada de papel vegetal. Leve a fogo médio (180 °C) por 20 minutos. Em seguida, siga a receita indicada anteriormente.
- Para preparar um falso pesto de brócolis vegano, você só precisa retirar o queijo parmesão. Você pode substituir por um queijo vegano, que é preparado com base na levedura de cerveja.
Conservação:
O falso pesto de brócolis pode ser armazenado na geladeira. Se você for preparar o molho para guardar, é aconselhável tomar algumas precauções para mantê-lo fresco sem problemas e poder servi-lo em um jantar, por exemplo.
- Lave bem um pote e, se possível, pulverize-o com um pouco de álcool para esterilizá-lo.
- Fracionar o pesto em potes pequenos é melhor do que guardá-lo em um recipiente grande. Desse modo, você irá garantir melhor assepsia.
- Você deve cobrir bem os potes, quase a vácuo. Caso contrário, os fungos podem se formar na camada superior.
- Se a intenção é guardá-lo em conserva por um longo tempo, é melhor congelá-lo no freezer.
Como usar o falso pesto de brócolis
Os amantes desse tipo de pesto descobrem novos usos todos os dias. É um molho muito versátil e combina bem com outros sabores. A seguir, mostraremos alguns exemplos que irão te ajudar a imaginar as possibilidades:
- Macarrão com pesto de brócolis. Qualquer massa longa é uma boa combinação para o falso pesto de brócolis. A massa suaviza o sabor intenso do molho.
- Risoto com pesto de brócolis. Os amantes de risoto encontram no falso pesto de brócolis uma boa variação.
- Salmão com pesto de brócolis. O peixe grelhado temperado com esse saboroso molho é uma excelente opção para os paladares mais exigentes.
- Frango recheado de pesto de brócolis. Um simples peito de frango ficará ainda mais gostoso se for recheado com falso pesto de brócolis.
- Cogumelos ao pesto de brócolis. Ideal para veganos. Em geral, o sabor apagado dos cogumelos combina muito bem com o pesto. Basta dourar os cogumelos em temperá-los com o molho.
- Bacalhau com pesto de brócolis. Um prato original que satisfaz os amantes de peixe.
A Organização Mundial da Saúde recomenda incorporar na dieta trezentos e setenta e cinco gramas de brócolis, pelo menos três vezes por semana. O falso pesto é uma maneira saborosa de incluí-lo na dieta da sua família.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.