Dicas para cozinhar com bebidas alcoólicas

24 de abril de 2019
A parte boa de cozinhar com bebidas alcoólicas é que não é preciso muita quantidade para que o alimento absorva o sabor, apenas pequenas quantidades já serão o suficiente

O álcool sempre foi usado para cozinhar. Os franceses e italianos preparam ensopados com vinho, os ingleses deixam a carne bovina marinando na cerveja ou na sidra e os chineses deixam a comida marinando em vinho de arroz… E você, que tal buscar receitas para cozinhar com bebidas alcoólicas?

É preciso saber que tipo de bebida alcoólica utilizar na cozinha, uma vez que um vinho tinto transformaria um molho branco para peixes em uma cor rosada desagradável para o consumidor – nesse caso, o vinho branco deveria ser usado.

Cozinhar com bebidas alcoólicas: opções

Vinho

O vinho é, sem dúvida, o tipo de bebida alcoólica mais usado para cozinhar. O vinho tinto sempre foi usado para os pratos de carne, enquanto o vinho branco tem sido usado tanto para peixe quanto para frango, porco e vitela.

Cozinhar com bebidas alcoólicas: Vinho

Não é preciso usar o melhor vinho do mundo para cozinhar com bebidas alcoólicas, mas é verdade que, quanto melhor for o vinho, melhor sabor terá o alimento preparado, já que um vinho ácido e com pouco sabor não trará benefícios para a receita.

Podemos usar um truque: guardar o vinho que fica no fundo de diferentes garrafas e juntá-lo em uma menor, pois o ar aumenta a acidez. Podemos misturar diferentes vinhos sobretudo para a preparação de ensopados.

  • O xerez pode ser usado com frango, carnes de caça, sopas… Quase com todos os tipos de alimentos, uma vez que os doces ou sobremesas à base de leite também melhoram consideravelmente com uma pequena quantidade de xerez.
  • O vinho do Porto vai bem para carnes de caça e, acima de tudo, para todas as frutas, por exemplo melões e damascos são alimentos que combinam muito.
  • O vermute branco seco pode substituir o vinho branco, mas é necessário usá-lo em menor quantidade bem como completá-lo com água.
  • O marsala é conhecido por ser usado principalmente em doces e tortas de carne.

Diferentes licores

As bebidas destiladas são mais fortes que o vinho, por isso não são muito usadas quando vamos cozinhar com bebidas alcoólicas. O destaque é o uso de aguardente para conservas, assim como o uso de licores de laranja para completar uma saborosa mousse de chocolate.

Também há alguns truques que realçam o sabor de uma salada de frutas. Algumas gotas de licor de damasco ou qualquer outro tipo de licor podem dar um toque especial.

Também é possível melhorar o sabor de um suflê doce se seu sabor estiver um pouco sem graça – isso vai mudar radicalmente ao adicionar um pouco de licor.

Cozinhar com bebidas alcoólicas: Diferentes licores

Há licores que você não pensaria em usar na cozinha. É o caso do anis. Mas quando adicionado aos suflês salgados ou pratos com peixe, proporciona um agradável e novo sabor, já que se assemelha à erva-doce ou ao coentro.

Outro exemplo é o de adicionar algumas gotas de licor de café a um sorvete de chocolate para assim produzir a mistura de dois sabores deliciosos.

Cerveja e sidra

A cerveja tem sido usada desde a antiguidade na Inglaterra, e ainda continua sendo usada na culinária europeia especialmente acompanhando a carne de caça. O frango na cerveja também é uma receita que atualmente é muito consumida graças ao seu sabor invejável.

A sidra é amplamente utilizada na França, sobretudo na Normandia, para substituir o vinho na cozinha. Ela fica ótima em alimentos como o frango, a vitela e o peixe, mas principalmente no cordeiro, pois é capaz de realçar o seu sabor tão delicado. Além disso, pode ser usada em saladas de frutas.