Dicas para cozinhar com bebidas alcoólicas
O álcool sempre foi usado para cozinhar. Os franceses e italianos preparam ensopados com vinho, os ingleses deixam a carne bovina marinando na cerveja ou na sidra e os chineses deixam a comida marinando em vinho de arroz… E você, que tal buscar receitas para cozinhar com bebidas alcoólicas?
É preciso saber que tipo de bebida alcoólica utilizar na cozinha, uma vez que um vinho tinto transformaria um molho branco para peixes em uma cor rosada desagradável para o consumidor – nesse caso, o vinho branco deveria ser usado.
Cozinhar com bebidas alcoólicas: opções
Vinho
O vinho é, sem dúvida, o tipo de bebida alcoólica mais usado para cozinhar. O vinho tinto sempre foi usado para os pratos de carne, enquanto o vinho branco tem sido usado tanto para peixe quanto para frango, porco e vitela.
Não é preciso usar o melhor vinho do mundo para cozinhar com bebidas alcoólicas, mas é verdade que, quanto melhor for o vinho, melhor sabor terá o alimento preparado, já que um vinho ácido e com pouco sabor não trará benefícios para a receita.
Podemos usar um truque: guardar o vinho que fica no fundo de diferentes garrafas e juntá-lo em uma menor, pois o ar aumenta a acidez. Podemos misturar diferentes vinhos sobretudo para a preparação de ensopados.
- O xerez pode ser usado com frango, carnes de caça, sopas… Quase com todos os tipos de alimentos, uma vez que os doces ou sobremesas à base de leite também melhoram consideravelmente com uma pequena quantidade de xerez.
- O vinho do Porto vai bem para carnes de caça e, acima de tudo, para todas as frutas, por exemplo melões e damascos são alimentos que combinam muito.
- O vermute branco seco pode substituir o vinho branco, mas é necessário usá-lo em menor quantidade bem como completá-lo com água.
- O marsala é conhecido por ser usado principalmente em doces e tortas de carne.
Diferentes licores
As bebidas destiladas são mais fortes que o vinho, por isso não são muito usadas quando vamos cozinhar com bebidas alcoólicas. O destaque é o uso de aguardente para conservas, assim como o uso de licores de laranja para completar uma saborosa mousse de chocolate.
Também há alguns truques que realçam o sabor de uma salada de frutas. Algumas gotas de licor de damasco ou qualquer outro tipo de licor podem dar um toque especial.
Também é possível melhorar o sabor de um suflê doce se seu sabor estiver um pouco sem graça – isso vai mudar radicalmente ao adicionar um pouco de licor.
Há licores que você não pensaria em usar na cozinha. É o caso do anis. Mas quando adicionado aos suflês salgados ou pratos com peixe, proporciona um agradável e novo sabor, já que se assemelha à erva-doce ou ao coentro.
Outro exemplo é o de adicionar algumas gotas de licor de café a um sorvete de chocolate para assim produzir a mistura de dois sabores deliciosos.
Cerveja e sidra
A cerveja tem sido usada desde a antiguidade na Inglaterra, e ainda continua sendo usada na culinária europeia especialmente acompanhando a carne de caça. O frango na cerveja também é uma receita que atualmente é muito consumida graças ao seu sabor invejável.
A sidra é amplamente utilizada na França, sobretudo na Normandia, para substituir o vinho na cozinha. Ela fica ótima em alimentos como o frango, a vitela e o peixe, mas principalmente no cordeiro, pois é capaz de realçar o seu sabor tão delicado. Além disso, pode ser usada em saladas de frutas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.