Receita de Nutella caseira: três opções para ser mais saudável

· 12 de julho de 2018
Se você gosta da Nutella tradicional, mas é vegano ou vegetariano ou simplesmente quer perder peso, você encontrará a receita perfeita a seguir

A Nutella é um doce muito tradicional para lanches e sobremesas. Quem nunca fez um lanche com uma deliciosa torrada cheia de creme de cacau? Se você quiser desfrutar deste delicioso alimento da maneira mais saudável e natural possível, veja a seguir não apenas uma receita de Nutella caseira, mas três opções diferentes!

Receita de Nutella caseira tradicional

Por que fazer Nutella em casa se é tão mais fácil ir ao supermercado e comprar um pote? A resposta é muito simples. Qualquer preparação caseira é muito mais saudável do que aquela que podemos comprar já preparada. Isso ocorre porque os ingredientes são mais saudáveis e mais naturais, e os excessos de açúcar adicionado que geralmente são incluídos em qualquer produto industrializado também são eliminados.

Além disso, como você verá a seguir, a Nutella caseira é muito fácil de fazer e precisa de poucos ingredientes. Portanto, não há desculpa para não fazer este lanche tradicional na sua própria casa.

Pães empilhados com creme de cacau

Ingredientes:

  • 150 gramas de avelã
  • 150 gramas de chocolate amargo
  • Sal
  • Azeite de oliva

Preparo:

1. Primeiro de tudo, comece tostando as avelãs. Elas são fundamentais para obter o sabor tão típico da Nutella. Coloque as avelãs no forno, que deve estar pré-aquecido a 180 graus. Após 10 minutos as avelãs estarão torradas e prontas para fazer a receita.

2. Coloque as avelãs no triturador de um processador. Bata até que estejam completamente trituradas.

3. Abra o processador e adicione uma colher de sopa de azeite de oliva. Continue batendo até que ambos os ingredientes formem uma pasta uniforme.

4. É a vez do ingrediente principal desta receita. Para derreter, coloque o chocolate em banho-maria, cortado em vários pedaços, até que esteja completamente derretido.

5. Adicione o chocolate derretido à pasta de avelãs com azeite e bata novamente.

6. Quando todos os ingredientes estiverem misturados e tenham adquirido a textura típica da Nutella, já estarão prontos para consumo.

7. Você pode provar e adicionar uma pitada de açúcar, se necessário. A princípio, o sabor deve estar doce. Embora não tenhamos adicionado açúcar,  o chocolate incorpora esse ingrediente em seus componentes.

Receita de Nutella caseira vegana

As pessoas veganas também podem preparar Nutella em casa e esta receita é uma prova disso. De uma forma muito simples, mudando alguns ingredientes que pouco interferem no sabor, é possível preparar uma deliciosa Nutella vegana.

Pão integral com creme de avelã

Ingredientes:

  • 150 gramas de avelã
  • 180 mililitros de bebida de soja
  • 80 mililitros de agave
  • 30 gramas de cacau

Preparo:

1. Na noite anterior ao preparo da receita, coloque as avelãs em uma tigela com água. Deixe de molho por 7 horas. Assim, elas vão amolecer e na hora de preparar a receita, ela ficará com uma textura muito parecida com a da Nutella.

2. Em um triturador, adicione as avelãs já amolecidas, o agave, a bebida de soja e o cacau.

3. Triture todos os ingredientes lentamente até obter a textura ideal. Esse processo leva alguns minutos, então você terá que ser paciente.

4. Coloque a mistura em um pote de vidro e deixe descansar por duas ou três horas.

Receita de Nutella caseira light

A receita seguinte para preparar Nutella em casa está especialmente destinada para aqueles que sofrem de obesidade ou sobrepeso, ou também para aqueles que simplesmente querem se cuidar. Esta receita prova que estar de dieta não é sinônimo de refeições chatas. A Nutella light pode ser espalhada nas torradas no café da manhã, em um sanduíche para levar como um lanche saudável ou então acompanhada de frutas.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de avelãs torradas
  • 2 colheres de cacau em pó sem açúcar
  • 4 envelopes de adoçante

Preparo:

1. Triture as avelãs torradas. Elas estarão prontas quando tiverem formado uma pasta. Você deve fazer isso devagar e ter paciência até que a textura desejada seja alcançada.

2. Em uma tigela, adicione as avelãs torradas, o cacau e o adoçante. Misture.

3. Despeje todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir a textura da Nutella. Como essa é uma pasta muito espessa, é melhor ir parando o liquidificador e mexendo os ingredientes com uma colher. Repita o processo quantas vezes forem necessárias.

4. Uma vez conseguida a textura desejada, experimente a Nutella caseira light e corrija o adoçante, se necessário.