Propriedades e benefícios dos sucos naturais

3 de abril de 2019
Os sucos naturais podem ser a bebida perfeita para acompanhar seus pratos. Eles são ótimos para fortalecer a nossa saúde e o grande número de frutas faz com que encontremos praticamente todos os nutrientes necessários para as necessidades do corpo

As frutas e verduras são alimentos fundamentais em uma dieta saudável. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 400 g ou cinco porções desses alimentos por pessoa, a cada dia. Veja como podemos obter benefícios do consumo de sucos naturais a seguir.

Se forem tomados dentro de uma dieta equilibrada, a lista dos benefícios dos sucos é extremamente ampla. Além de refrescantes, são práticos e fáceis de preparar. Eles são muito recomendáveis para o café da manhã, quando o corpo vem de um período de jejum prolongado.

Propriedades dos sucos naturais

Entre os principais benefícios dos sucos está a redução dos riscos de sofrer de doenças crônicas como diabetes, obesidade ou câncer. Essas bebidas promovem também a função cerebral ideal.

Os sucos fornecem vitaminas e minerais que, juntamente com compostos bioativos fornecidos por algumas frutas com propriedades antioxidantes, ajudam a manter um equilíbrio perfeito dentro do organismo.

Estima-se que, a cada ano, mais de 1,7 milhão de vidas poderiam ser salvas apenas aumentando a ingestão de vegetais e frutas dentro da população. Entre os objetivos de especialistas, nutricionistas e poder público está o de estimular o preparo e o consumo de sucos naturais.

Outros benefícios dos sucos naturais

Os sucos naturais são essenciais para a absorção de ferro e vitamina E. Eles também fornecem ácido fólico, elemento que contribui para a manutenção adequada das funções psicológicas. Além disso promovem a prevenção de malformações no feto.

Além da sua influência no desenvolvimento articular, beber suco também ajuda a manter a função muscular adequada, participa no desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

Há uma infinidade de sucos, smoothies e vitaminas que podem ser feitos. É importante consumir a maior variedade possível de ‘cores’ de frutas, vegetais e legumes. Cada cor corresponde a um certo tipo de nutriente. Por isso, cada cor fornece diferentes fitoquímicos para o benefício do corpo.

Sucos naturais e suas contribuições por cores

Sucos e suas contribuições, por cores

Sucos de cor amarela e laranja

Este grupo inclui melão, laranja, abacaxi, pêssego, tangerina, mamão e limão. Também inclui damasco, nêspera, cenoura, abóbora, milho e pimentão.

Eles ajudam a melhorar o sistema imunológico e a combater o estresse oxidativo graças aos carotenoides, flavonoides e vitamina C que contêm. Também oferecem propriedades antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e também anti-histamínicas.

Juntamente com o mencionado acima, essas bebidas saudáveis ajudam a prevenir o câncer de mama, além de manter o bom funcionamento do sistema nervoso. Elas são ideais para superar quadros depressivos, bem como para manter o bom humor.

Sucos de cor vermelha, azul e violeta

Framboesas, cranberries e mirtilos, uvas vermelhas, cerejas, amoras, figos, ameixas ou frutas vermelhas. Todas têm antocianinas que diminuem a inflamação vascular e também  provocam um aumento no fluxo sanguíneo. São frutas ideais para a pele, ricas em magnésio e potássio.

Sucos de cor vermelha

Feitos com tomate, romã, morangos, beterraba, pimentão vermelho, chicória vermelha e repolho roxo. Graças ao licopeno que contêm, reduzem o risco de câncer de próstata.

Esses sucos de tom vermelho exercem uma ação protetora contra doenças cardiovasculares, além de serem altamente eficazes para neutralizar os danos decorrentes da exposição aos raios ultravioletas e à fumaça do tabaco.

Sucos de cor laranja

Sucos de cor laranja

Este grupo inclui cenoura, manga, abóboras, maçãs amarelas, damascos e melão. Eles são essenciais para o funcionamento ideal do sistema imunológico e da visão. Além disso, devido ao seu efeito antioxidante, eles são capazes de eliminar os radicais livres, bem como de fortalecer a condição do cabelo e da pele.

Sucos de cor verde

Com verduras, legumes e frutas como alface, salsinha, brócolis, manjericão, pepino, espinafre, kiwi ou uva branca é possível preparar bebidas altamente nutritivas. Entre os benefícios dos sucos com frutas verdes estão o fortalecimento dos sistemas digestivo e imunológico.

Além disso, eles mantêm os níveis de colesterol sob controle e também evitam problemas de pressão arterial. Os sucos verdes facilitam a absorção do ferro e combatem a sensação de cansaço e fadiga.

Sucos de cor branca

As preparações à base de peras, maçãs, aipo, banana, erva-doce, gengibre, alho-poró ou couve-flor contribuem para a diminuição do colesterol LDL bem como para a proteção celular.

Estas bebidas são ricas em potássio, mineral que desempenha um papel fundamental no bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular. Elas também fornecem altas quantidades de antioxidantes, determinantes no controle de doenças degenerativas.

Sucos de cor amarela e verde

Eles podem ser feitos combinando-se espinafre, abacate ou melão. Entre os benefícios dos sucos desse grupo, destaca-se a redução do risco de doenças oftalmológicas.

Por outro lado, fortalecem o sistema imunológico. Além disso, graças à luteína que contêm, retardam também a degeneração macular assim como favorecem a flexibilidade das articulações.