Comer devagar faz você perder peso
Perder peso corresponde a uma equação muito simples: ingerir menos calorias do que gastamos. No entanto, existem diferentes mecanismos e estratégias para reduzir a ansiedade e o apetite. Isso inclui desde o jejum intermitente e mascar chiclete sem açúcar até tomar café e comer devagar, mastigando bem os alimentos.
A digestão começa na boca
Mastigar bem os alimentos é importante para melhorar a sua assimilação e para diminuir o esforço dos outros órgãos do sistema digestivo. A primeira consequência disso é a redução do desconforto estomacal, da azia e dos gases.
Por outro lado, através da saliva, é ativada a parotina, um hormônio responsável pela ativação do metabolismo e pelo aproveitamento dos nutrientes.
Como se isso não fosse o suficiente, quando os alimentos são bem mastigados, a sensação de saciedade é alcançada mais rapidamente. Esse efeito reduz as chances de comer em excesso e acabar com uma superalimentação.
Uma estratégia eficaz consiste em usar legumes e saladas como entradas e mastigá-los lentamente. Dessa forma, quando chegar a hora de comer o prato principal, o apetite terá diminuído e comeremos os alimentos mais calóricos com menos ansiedade e em menor quantidade. Assim, inconscientemente, a ingestão calórica será reduzida e você começará a perder peso.
Truques para comer devagar
Estas são algumas chaves que podem te ajudar a adquirir o hábito de comer devagar:
- Mastigue cada garfada cerca de 30 vezes.
- Coloque pequenas porções de comida na boca. Uma estratégia eficaz é soltar os talheres entre as garfadas ou comer com talheres de sobremesa.
- Coma em um ambiente silencioso, longe de distrações, tais como telefones celulares ou televisões. Isso fará com que a sua atenção se concentre na comida e você estará plenamente consciente de como você mastiga cada garfada e do tempo de pausa entre elas.
- Ter uma música ambiente suave pode te ajudar a relaxar e a mastigar os alimentos com mais calma.
A importância de se sentar à mesa para comer
Devido ao estresse da vida cotidiana, é bastante comum ‘beliscar alguma coisa’ ou comer em pé rapidamente. Isso aumenta a ansiedade, a probabilidade de comer em excesso e de escolher alimentos pouco saudáveis.
É realmente importante ter tempo para comer, sentar-se à mesa e fazer preparações culinárias caseiras, fugindo dos ultraprocessados. Esta é uma boa maneira de melhorar a qualidade da alimentação e a eficiência da digestão. Além disso, os níveis de ansiedade e de apetite também serão reduzidos.
Mas mastigar lentamente não é o suficiente
Embora seja um bom hábito e uma estratégia eficiente para reduzir a ansiedade e o apetite, comer devagar não servirá para nada se os alimentos não forem de boa qualidade ou se comermos em excesso.
Não devemos nos esquecer de que emagrecer é a consequência de comer menos do que gastamos. Portanto, ou reduzimos a quantidade de alimentos ingeridos ou aumentamos o gasto calórico. Caso contrário, as estratégias aplicadas serão inúteis, pois a perda de peso não será eficiente.
Como comer menos?
Apesar da noção preconcebida de que fazer um grande número de refeições – cerca de 5 por dia – seja algo positivo, na verdade, quanto mais refeições fizermos, maiores serão as chances de comermos demais.
Reduzir o número de refeições ou praticar o jejum intermitente é uma solução eficaz para comer menos. Da mesma forma, substituir o lanche da tarde ou da manhã por algum tipo de substância anorexígena que reduza o apetite – o café, por exemplo – ajudará a reduzir a ansiedade e a necessidade de comer.
Isso se traduz em uma menor ingestão de calorias semanais e em um desequilíbrio da balança, que resulta na perda de peso. No entanto, não é apropriado que isso seja feito sem primeiramente consultar um nutricionista sobre a metodologia mais apropriada para o seu organismo.
Se você não quiser comer menos, a outra opção é aumentar o gasto calórico. Para isso, recomenda-se que sejam feitos exercícios de força, pois isso melhora o tônus muscular e leva a uma hipertrofia das fibras que aumentará o gasto energético em repouso. Dessa forma, embora comendo a mesma quantidade de calorias, você poderá ter uma perda de peso
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Schnepper R., Richard A., Wilhelm FH., Blechert J., A combined mindfulness-prolonged chewing intervention reduces body weight, food craving, and emotional eating. J Consult Clin Psychol, 2019. 87 (1): 106-11.
- Obert J., Pearlman M., Obert L., Chapin S., Popular weight loss strategies: a review of four weight loss techniques. Curr Gastroenterol Rep, 2017. 19 (12): 61.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.