Valores nutricionais do óleo de abacate

4 de setembro de 2019
O óleo de abacate está se tornando cada vez mais popular e isso não é nada surpreendente. Esse produto contém um grande número de óleos essenciais que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Muitos acreditam que o óleo de abacate seja o novo azeite de oliva. Não sabemos se ele vai conseguir substituir essa estrela da culinária mediterrânea, mas o que está claro é que ele é cheio de propriedades.

Se você ainda não conhece esse ingrediente perfeito para cozinhar pratos saudáveis, a seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber. Continue lendo e descubra quais são os valores nutricionais desse produto e como ele contribui para a nossa saúde.

Valores nutricionais

O óleo de abacate, como não poderia deixar de ser, é composto principalmente de ácidos graxos oleicos, ômega 3 e ômega 6. Embora em uma proporção muito pequena, esse tipo de óleo também contém vitaminas dos grupos A, D e E.

Cada 100 gramas de óleo contém quase 900 calorias. É verdade que essa é uma quantidade muito elevada, mas também devemos considerar que ele é consumido em pequenas quantidades. A melhor maneira de se beneficiar das suas propriedades é consumir uma quantidade que não exceda duas colheres de sopa por dia.

Uma das principais qualidades do óleo de abacate é que ele não altera o sabor dos alimentos. É comum que, ao temperar os pratos com azeite de oliva extra virgem ou similares, o sabor seja ligeiramente modificado.

Isso depende do gosto de cada pessoa, mas se isso não é do seu agrado, então recomendamos que você experimente esse tipo de óleo.

Valores nutricionais do abacate

Benefícios do óleo de abacate

Agora que já analisamos a composição nutricional do óleo de abacate, é hora de conhecer todas as suas virtudes. Assim como você pode imaginar, dada a quantidade de ácidos graxos essenciais, esse é um produto com um grande número de propriedades. A seguir, vamos explicar quais são as mais importantes.

Favorece o emagrecimento

Usado em pequenas quantidades, o óleo de abacate favorece o emagrecimento. Isso ocorre porque, embora ele contenha uma grande quantidade de gorduras, elas são de boa qualidade e com vários benefícios. Você pode usá-lo para temperar as suas saladas de uma maneira saudável, como uma alternativa aos molhos.

Ajuda a diminuir o colesterol

Graças ao seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, o óleo de abacate é um aliado na luta contra o colesterol. De fato, esse produto contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim e elevar os de colesterol bom.

Eficaz contra a constipação

Um dos benefícios mais desconhecidos do óleo de abacate é que ele combate a constipação. Se você sofre com esse problema de maneira moderada e pontual, basta temperar as massas e saladas com esse líquido. Você notará como o trânsito intestinal vai funcionar de maneira muito mais regular.

Previne problemas cardíacos

O ômega 3 é essencial na nossa dieta habitual. Isso ocorre porque ele é essencial para o nosso corpo, mas, ao mesmo tempo, não temos a capacidade de produzi-lo. A inclusão de alimentos ricos em ômega 3, tais como o óleo de abacate, ajuda a prevenir doenças cardíacas, além de muitos outros problemas de saúde.

Muito mais do que um ingrediente culinário

Até agora, falamos sobre as propriedades do óleo de abacate em relação ao seu consumo. No entanto, você deve saber que esse produto benéfico não é usado apenas para cozinhar. É cada vez mais comum que ele seja incluído em diferentes rituais de cuidados faciais e capilares por estes motivos:

Benefícios para a pele

A aplicação de cremes ricos em óleo de abacate tem um efeito muito positivo para a pele. Esses tratamentos são especialmente recomendados em caso de pele seca, rugas ou estrias.

Benefícios para a pele do abacate

Uma boa maneira de usá-lo é misturá-lo com sal e fazer um creme caseiro. Você pode aplicá-lo nos pés para eliminar a pele morta e acabar com o desagradável problema dos calcanhares rachados.

O cabelo também pode ser beneficiado

Na próxima vez que você for comprar um xampu, recomendamos que você analise a composição de cada um deles em busca do óleo de abacate. Ele é perfeito para tratar as pontas duplas, prevenir a queda de cabelo e prevenir a caspa.

Você pode fazer a sua própria máscara misturando óleo de abacate com o suco de meio limão e uma gema de ovo. Massageie o couro cabeludo profundamente com essa mistura e enrole com uma toalha. Após duas horas, você pode enxaguar e secar da forma habitual.

Para concluir, podemos afirmar que esse é um alimento muito completo. Então, se você ainda não tem óleo de abacate na sua casa, não fique mais esperando para obtê-lo!

  • Pérez-Rosales, R., Villanueva-Rodriguez, S., & Cosío-Ramirez, R. (2005). El aceite de aguacate y sus propiedades nutricionales. E-Gnosis. https://doi.org/E-ISSN: 16655745
  • Muñoz, M. A., & Barrón, A. R. (2009). Efectos médicos del aguacate. Medicina Interna de Mexico.