O ovo é um excelente alimento para incluir na sua dieta

29 de julho de 2019
Você já pensou sobre a grande variedade de possibilidades que um ingrediente como o ovo oferece na hora de cozinhar? E não é só isso: também vamos falar sobre as suas enormes propriedades para a saúde.

O ovo é um dos principais produtos na cozinha. É um alimento com um grande número de propriedades e altamente recomendado para todas as pessoas. Descubra por que ovo é um excelente alimento para incluir na sua dieta a seguir.

Existem inúmeras maneiras de preparar ovos, e todas elas são muito simples. Como se isso não bastasse, ele tem um preço muito barato, de tal forma que é um produto acessível a todas as famílias.

Hoje vamos falar sobre todos os benefícios desse alimento. Além disso, vamos propor diferentes maneiras de incluí-lo no seu dia a dia. Então, não fique mais esperando e comece a se beneficiar de todas as propriedades do ovo.

Qual é o valor nutricional do ovo?

A primeira coisa que deve ser levada em conta quando se fala de um alimento é o seu valor nutricional. Esses dados indicarão as suas propriedades e podem ser consultados facilmente na embalagem do produto. No caso do ovo, os valores nutricionais são aqueles que vamos explicar a seguir.

A gema do ovo é composta por 50% de água. O restante é composto de gorduras saudáveis, tal como o ômega 6. É por isso que muitas pessoas têm medo de consumir ovos.

Por outro lado, a clara do ovo também é composta de 50% de água. Enquanto isso, a outra metade é basicamente composta de proteínas. Por essa razão os atletas consomem grandes quantidades dessa parte do ovo. Além disso, a proteína desse alimento é uma das mais saudáveis.

Por que o ovo é um alimento excelente para o organismo?

O consumo regular de ovos tem um impacto muito positivo na saúde. Vamos explicar quais são os seus principais benefícios para o corpo:

  • Fonte de proteína: Como mencionado anteriormente, o ovo é uma das fontes de proteína mais potentes. Através do seu consumo, é possível aumentar a massa muscular, a queima de gordura, melhorar a saúde óssea e diminuir os níveis de estresse.
consumo regular de ovos

  • Benéfico para o emagrecimento: O ovo é um alimento recomendado para quem quer emagrecer. Ele sacia e contém apenas 80 calorias. Adicionando um ovo cozido à salada você já pode obter um jantar saudável.
  • Melhora a saúde dos olhos: Graças às gorduras saudáveis que contém, especialmente o ômega 3, o ovo é um grande aliado da visão. O seu consumo regular previne doenças oculares.

Esses são apenas alguns dos benefícios do ovo. Citar todos eles exigiria uma longa lista de propriedades, uma vez que ele realmente é um alimento muito completo e saudável que tem um impacto positivo na saúde.

Diferentes maneiras de comer ovo

A melhor parte do ovo é que ele pode ser incluído em qualquer refeição do dia e pode ser preparado de diversas maneiras. A seguir, vamos dar algumas dicas para facilitar a inclusão desse alimento na sua dieta habitual.

Como você poderá ver, não é necessário gastar muito tempo na cozinha ou modificar os pratos que você já prepara.

Ovo cozido, sempre na geladeira

Um conselho muito útil é sempre ter alguns ovos cozidos na geladeira. Você só precisa cozinhá-los em uma panela pequena e contar 10 minutos a partir do momento da fervura. Pronto! Ovos cozidos são perfeitos para serem adicionados a uma salada, um sanduíche ou até mesmo uma sopa.

Ovo de codorna, perfeito para que seus pratos fiquem mais bonitos

Os ovos de codorna se popularizaram nos últimos anos, e não foi por acaso. Devido ao seu pequeno tamanho, eles são perfeitos para colocar em torradas, petiscos ou outras preparações. Se você quiser dar um toque diferente a um prato simples, sem dúvida o ovo de codorna fará a diferença.

pratos com ovos

Omelete, um prato de destaque na gastronomia

A omelete é uma dessas receitas que sempre nos tiram de apuros. Além disso, há tantas maneiras de fazê-la que é impossível enjoar e as crianças também adoram. Graças ao seu sabor e textura, ela é perfeita para lanches ou para levar de marmita para o trabalho.

Em suma, por seu valor nutricional, propriedades e versatilidade, o ovo é um alimento excelente que não pode faltar na sua geladeira. Além disso, é muito simples de preparar, então não há desculpa para não aproveitar esse excelente alimento.