Descubra a verdade sobre os mitos que costumam rondar as dietas

· 28 de fevereiro de 2019
Muitas lendas sobre o emagrecimento são transmitidas de geração em geração, como mantras, sem qualquer respaldo científico. Por isso hoje analisaremos alguns dos mitos mais conhecidos ao fazer dieta.

Se você começou a fazer uma dieta e pesquisou informações, com certeza você já encontrou uma grande quantidade de informações contraditórias. As dietas são cercadas de mitos, promessas de resultados milagrosos e hábitos pouco saudáveis.

Para que você perca peso de forma segura e eficaz, neste artigo trazemos alguns dos principais mitos sobre as dietas!

Cinco mitos sobre dietas

  1. Beber muita água emagrece

É comum passar fome quando estamos de dieta. Para acabar com essa sensação muitas pessoas optam por aumentar a ingestão diária de água. Desse modo, ficariam saciadas, sem aumentar o número de calorias. Outra crença comum é pensar que beber mais água limpa o organismo e, portanto, favorece a perda de peso.

Mulher bebendo água

A água é fundamental para manter a hidratação do corpo, mas é importante deixar de pensar que se trata de um líquido milagroso que ajuda a emagrecer. A quantidade de água que você deve beber por dia é a mesma, tanto faz se você faz dieta ou não.

  1. As gorduras são prejudiciais para o organismo

A primeira coisa que se faz quando se começa uma dieta é evitar consumir qualquer alimento gorduroso. As pessoas fazem isso porque pensam que as gorduras estão associadas com a comida pouco saudável e, portanto, tendem a deixar de comê-las.

Você tem que parar de pensar que as gorduras são prejudiciais para o organismo, porque é uma crença totalmente errada que pode causar problemas de saúde. As gorduras são um nutriente como outro qualquer, e são tão necessárias como as vitaminas, as proteínas ou os carboidratos.

A única coisa que você deve ter em mente é que, dentro das gorduras há umas mais saudáveis que outras. Neste post, explicamos quais são as gorduras mais recomendadas para aquelas pessoas que desejam perder peso.

  1. Você pode comer todas as frutas que quiser

A fruta é um dos alimentos mais saudáveis. Na hora de fazer dieta, são muitos os alimentos que devemos limitar o consumo. É por isso que muitas pessoas aumentam o consumo de frutas pensando que podem comer o quanto quiserem.

A primeira coisa que deve ficar clara é que independentemente do alimento, deve-se comê-lo sempre em quantidades adequadas. No caso da fruta, você tem que saber diferenciar entre as mais calóricas e as que realmente estão liberadas.

Mulher segurando cesta de maçãs

Algumas frutas contêm grandes quantidades de açúcares, e por isso são pouco recomendadas em grandes quantidades. De qualquer modo, não podemos nos esquecer que fornecem vitaminas e fortalecem o sistema imunológico.

  1. Se não jantar emagrece mais rápido

Todos nós já ouvimos essa frase alguma vez. Também é comum pensar que pular alguma refeição favorece a perda de peso. Essa prática costuma ser seguida junto com a crença de que as calorias que são ingeridas durante o jantar não são queimadas porque o corpo já não se encontra em movimento.

Na realidade, ao não jantara única coisa que acontece é a criação de um estado de ansiedade e aumento de apetite na  manhã seguinte. Dito de outro modo, não jantar aumenta as chances de sair da dieta ou ter algum tipo de recaída no dia seguinte.

Não se esqueça de realizar cinco refeições por dia. Todas elas são importantes e fundamentais para regular o apetite. É a única forma de evitar a compulsão, não passar fome e garantir uma perda de peso saudável e eficaz.

Mulher comendo um sanduíche bem grande

  1. É preciso contar o número de calorias

O número de calorias é a base de qualquer dieta. Muitas pessoas que desejam perder peso passam o dia contando as calorias que consomem para não ultrapassar uma determinada quantidade. Você sabia que esta prática tão habitual é outro dos mitos que rodeiam as dietas?

A realidade é que nem todas as calorias são iguais, por isso, contá-las não é tão importante quanto se acredita. É errado pensar que consumir 100 calorias de um alimento pré-cozido é o mesmo que consumir a mesma quantidade de calorias de frutas ou verduras.

Isso se deve ao fato de que o organismo não absorve da mesma forma todos os nutrientes. Portanto, não se podem comparar as calorias que proporcionam ao organismo um ou outro alimento. Se você quiser conhecer mais sobre os motivos pelos quais você deve deixar de contar as calorias, aqui contamos tudo sobre isso.

Agora que você já conhece vários dos falsos mitos que cercam as dietas, você pode começar a perder peso de forma saudável. Lembre-se que o exercício e a alimentação saudável são os únicos caminhos para atingir o corpo ideal.

Brownell, K. D., & Rodin, J. (1994). The dieting maelstrom: Is it possible and advisable to lose weight?. American psychologist, 49(9), 781.