Tudo sobre as leguminosas
São consideradas como leguminosas as sementes secas, limpas, saudáveis e separadas das vagens, provenientes das plantas da família das leguminosas, comumente usadas no país e que são direta ou indiretamente adequadas para a alimentação.
Estrutura
A aparência externa das leguminosas difere de uma para a outra, mas elas têm mais ou menos uma estrutura semelhante. São grãos secos, separados das vagens onde são produzidos, com uma cobertura protetora externa chamada de pele.
Esta cobertura é rica em fibras e, em algumas variedades, ela se separa durante o cozimento. O interior do grão é a semente e contém amido e proteína.
Classificação das leguminosas
- Feijão ou vagem: existem muitas variedades dentro desse grupo, como, por exemplo, o feijão-de-corda.
- Lentilha: tem uma forma de lente e o seu tamanho e cor podem variar. Existem lentilhas amarelas, marrons, vermelhas e pretas.
- Grão de bico: tem uma forma áspera com um ápice proeminente, onde o amido é encontrado. Pode ser branco, creme, verde ou preto.
- Ervilha seca: possui uma forma esférica e lisa. As ervilhas frescas são verdes e as secas são amarelas.
- Fava: são grandes leguminosas de cor cinza ou marrom.
- Tremoço-branco: pode ser branco, amarelo ou azul.
- Amendoim: é consumido como uma oleaginosa. O amendoim é a única leguminosa cujas sementes se formam no chão.
- Alfarroba: não é consumida diretamente, sendo usada para consumo animal ou diretamente para a preparação de rações para animais. Fisicamente, é maior do que outras leguminosas.
- Tremoço: redondo, achatado e geralmente amarelo, embora existam muitas variedades.
- Soja: os grãos de soja são como as lentilhas, porém esféricos e marrons. Por outro lado, os grãos de soja germinados são conhecidos como brotos de soja.
Derivados de leguminosas
São produtos obtidos a partir de leguminosas secas, adequados para a alimentação ou destinados a servir de matéria-prima para a fabricação de produtos alimentícios. Eles podem ser classificados em:
- Leguminosas descascadas: são os cotilédones sem tegumentos, derivados das sementes secas de leguminosas.
- Purês de leguminosas: obtidos ao triturar as sementes secas de leguminosas descascadas.
- Farinhas de leguminosas: são obtidas a partir da moagem de leguminosas secas.
Derivados de soja
Eles são muito comuns na vida cotidiana de muitas pessoas, especialmente as veganas. Os seguintes itens estão incluídos nesta categoria:
Proteína de soja
São concentrados à base de proteínas extraídas da parte desengordurada. As proteínas são isoladas por precipitação e recebem aroma, textura e sabor. Elas são usadas para fazer carne, laticínios, alimentos para bebês e produtos dietéticos e veganos, como, por exemplo, os hambúrgueres de soja.
Lecitina de soja
Corresponde ao aditivo E-322 e é usada como suplemento alimentar.
Bebida de soja
É extraída dos grãos de soja. Para isso, os grãos de soja são deixados de molho para que aumentem de volume. Posteriormente, as sementes são trituradas, aquecidas a um ponto próximo da fervura e pasteurizadas.
Este produto é altamente consumido por pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas às proteínas do leite de vaca. Geralmente é comercializado enriquecido com cálcio e vitaminas.
Tofu
É feito a partir da soja, sendo a ricota ou coalhada de soja. Tem uma textura semelhante ao queijo fresco e, para realçar o seu sabor, é comum temperá-lo com ervas aromáticas ou especiarias.
Molho de soja
O método usado para a sua obtenção é o seguinte: a farinha de soja é misturada ao trigo torrado, umedecida e aquecida. Posteriormente, ela é triturada, inoculada com dois fungos e incubada para a fermentação. Adiciona-se sal à mistura anterior e se deixa fermentar por bactérias lácticas. Finalmente, é filtrado e pasteurizado.
Tempeh
É originário da Indonésia. É proveniente da fermentação da soja e tem a forma de um bolo. As suas características nutricionais e físicas são diferentes do tofu: possui uma textura mais firme e um sabor mais forte.
É uma boa fonte de proteína e, por isso, é usado como substituto da carne pelas pessoas vegetarianas e veganas.
Queijo de tofu
É o queijo de soja. Para a sua elaboração, é usado tofu cortado em tiras e misturado em uma solução salina. Esta mistura é inoculada com um fungo e fermentada entre 1 e 17 dias.
Soja texturizada
É conhecida como carne de soja e é obtida pela extrusão da farinha de soja desengordurada. É usada na culinária vegetariana ou vegana como substituto da carne picada.
Em resumo, do ponto de vista ético, o consumo regular de leguminosas é muito mais sustentável do que o consumo de alimentos de origem animal. Nutricionalmente, elas contêm mais fibras, mas têm um menor teor de proteínas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alimentarius, C. (2013). Codex Alimentarius. Guidelines on Nutrition Labeling (CAC/GL 2-1985 (rev 1-1993)
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.