Como manter a linha durante uma viagem

· 4 de janeiro de 2019
Viajar é sempre muito excitante, e descobrir outras culturas também significa descobrir a sua gastronomia. Mas se não tivermos cuidado vamos voltar para casa com quilos a mais

Você tem dificuldade para manter a linha durante uma viagem? Sem dúvidas conhecer novos destinos, seja para trabalho ou férias, é sempre uma excelente oportunidade para se divertir e ampliar seus conhecimentos. Mas muitas vezes podemos engordar nesse processo.

Pois é… Viajar também inclui certos desafios e preocupações. Manter um peso equilibrado e uma boa saúde pode ser difícil em um contexto sem rotina. Pensando nisso, veremos algumas dicas eficazes para manter a linha durante uma viagem.

A importância de manter a linha durante uma viagem

De maneira geral, muitas pessoas associam manter a boa forma a se sentir bem diante do espelho. Embora essa imagem positiva contribua enormemente para o nosso bem-estar, os benefícios de cuidar peso vão além do aspecto estético.

Isso porque o excesso de peso é um fator de risco para doenças graves, como diabetes, hipertensão e outras patologias, sendo hoje em dia um problema de saúde pública.

Por outro lado, uma pessoa com um peso equilibrado geralmente tem um sistema imunológico forte que fornece maior resistência. Além disso, seu desempenho físico, cognitivo e emocional permite que ela se sobressaia em seu trabalho e atividades pessoais.

Cinco dicas para manter a linha durante uma viagem

Casal de turistas observando vitrines em uma cidade antiga

Invista em uma dieta balanceada e não em dietas restritivas

Manter um peso saudável não significa viver em um regime radical ou passar fome. A manutenção do peso requer uma dieta equilibrada e natural, e não sacrifícios desnecessários. As dietas radicais são muitas vezes perigosas para a saúde, além de não serem muito eficazes, pois facilitam o desagradável efeito sanfona.

Se você não quiser sair da dieta em suas viagens, não deve exceder as limitações ou tentar seguir “soluções milagrosas”. Simplesmente tente manter uma dieta balanceada e compensar alguma “recompensa merecida” com uma dose maior de atividade física.

Lembre-se de que o consumo de frutas e vegetais fornece fibras, vitaminas e minerais que facilitam a digestão e melhoram o movimento intestinal. Além disso, eles colaboram para fortalecer o sistema imunológico e evitar a retenção de líquidos.

Reforçar a hidratação diária

Durante uma viagem é muito fácil se desidratar, embora possa não parecer. Por isso, é importante que não nos esqueçamos de consumir a quantidade mínima necessária de água e sais minerais. Além disso, podemos exagerar em caminhadas e passeios, suando mais do que o habitual e perdendo mais líquido.

Nesse sentido, uma opção prática e econômica é levar uma ou duas garrafas vazias em sua bagagem para enchê-las com água mineral. Assim você poderá para recarregá-las sempre que puder e ter água fresca com você durante as suas viagens.

Preferir lanches saudáveis

Barrinhas de cereais de vários tipos

Geralmente morremos de vontade de experimentar os pratos regionais de cada cidade que conhecemos; sem dúvidas a gastronomia é uma parte essencial da cultura e da expressão de um povo. No entanto, devemos tentar moderar nos lanches entre as refeições para equilibrar nossa ingestão de calorias.

É claro que a falta de tempo pode nos levar a comer muitos doces ou produtos industrializados com calorias vazias. Ao longo de algumas semanas, estes maus hábitos alimentares podem resultar em um aumento indesejável de peso. Além disso, podemos sentir distúrbios gastrointestinais, prisão de ventre até diarreia.

Por isso, o melhor conselho para manter a linha em suas viagens é levar em sua bolsa alguns lanches saudáveis: frutas secas, barras de sementes e cereais, iogurte, salada de frutas, etc.

A ideia é a incorporação de fibras, vitaminas e minerais, assim como a redução do consumo de gorduras saturadas e carboidratos.

Focar nas proteínas durante as refeições

Depois de um longo e cansativo dia de passeio e excursões, provavelmente você vai ter muita fome e irá querer aproveitar um delicioso jantar.

Entretanto, em nenhum momento proibindo que você satisfaça o seu apetite, a nossa dica é dar preferência às proteínas. Já que se você comer uma grande quantidade de gordura ou carboidratos à noite, sua digestão será mais difícil e você poderá se sentir pesado ou desconfortável.

Assim, para manter a linha durante uma viagem você tem que fazer jantares leves, com carnes magras e legumes facilmente digeríveis. Além disso, se você escolher tomar uma taça de vinho ou outra bebida alcoólica, beber água será essencial para reforçar a sua hidratação.

Priorizar a atividade física de forma inteligente

Atualmente, associamos a atividade física regular com frequentar a academia ou praticar algum “esporte urbano”, como corrida. No entanto, podemos incorporar o exercício em nosso dia a dia e também durante as nossas férias.

Nada impede que nos exercitemos de maneira inteligente durante as férias, otimizando o tempo para não perder os dias livres.

Por exemplo: se você quiser visitar os principais pontos turísticos de uma cidade, você pode caminhar em vez de pegar o transporte público.  Afinal, uma caminhada diária de 30 a 40 minutos é geralmente muito eficiente para manter a linha durante uma viagem.