O iogurte: um grande suporte para o sistema imunológico

21 de maio de 2019
Certamente você já tomou centenas de iogurtes durante a sua vida sem saber como eles estavam protegendo e cuidando do seu corpo. Descubra por que o iogurte é um ótimo suporte para o sistema imunológico a seguir.

Poucos laticínios são tão tradicionais quanto o iogurte. Ele vem acompanhando geração após geração na hora do lanche ou do café da manhã. Ao longo dos anos, ele foi se renovando e surgiram versões líquidas, com baixo teor de gordura ou com frutas. Ao mesmo tempo, a essência deste alimento tão saudável permanece constante.

Seu consumo é altamente recomendado por causa dos inúmeros benefícios que ele tem para a saúde. De todos eles, hoje vamos nos concentrar no seu aspecto protetor. O consumo de iogurte é uma maneira natural de proteger o nosso sistema imunológico e assim evitar que sejamos afetados por um grande número de doenças.

O iogurte, protetor do sistema imunológico

O sistema imunológico é a defesa natural do corpo para enfrentar as doenças. Quando detecta que vírus ou bactérias nocivas estão entrando no organismo, ele age rapidamente.

Sua função é a de evitar que esses elementos que podem prejudicar a nossa saúde se desenvolvam no interior do nosso corpo e nos deixem doentes como consequência.

É fundamental ter o sistema imunológico nas melhores condições possíveis. Caso contrário, será como se houvesse uma porta aberta para o corpo, permitindo a passagem de vírus e bactérias. É por isso que é importante cuidar dele através de hábitos alimentares e hábitos de vida saudáveis.

Um dos alimentos que ajuda a proteger o sistema imunológico é o iogurte. As bactérias que ele contém estimulam este mecanismo, que cria mais bactérias. Desta forma, o corpo fica mais protegido para enfrentar possíveis problemas de saúde.

O iogurte, protetor do sistema imunológico

O iogurte contém muitos outros benefícios

O iogurte não tem efeitos positivos apenas sobre o sistema imunológico. Os seus benefícios vão muito além, por isso este é um alimento que deve ser consumido regularmente. A seguir, vamos dar uma breve explicação sobre alguns desses benefícios:

  • Poucas calorias. Depende da variedade do iogurte, mas geralmente ele não excede 70 calorias. Isso faz com que ele seja um lanche saudável e leve.
  • Contém proteínas de qualidade. É por isso que o seu consumo é recomendado para todos, mas principalmente para as pessoas que praticam esportes regularmente.
  • Facilita a digestão. Em primeiro lugar, o estômago não precisa fazer muito esforço para digeri-lo. Em segundo lugar, contém bactérias que protegem a flora intestinal e favorecem o seu estado ideal.

Que tal fazer faz o seu próprio iogurte?

Se você tem uma vida saudável e se preocupa com a sua alimentação, certamente você passa grande parte do tempo em que está no supermercado lendo rótulos.

A maioria dos alimentos contém excesso de açúcar, óleo de palma ou grandes quantidades de sal. De fato, até mesmo muitos alimentos que a priori parecem saudáveis mostram que na verdade não são tão saudáveis assim que você lê os seus ingredientes.

Isso também acontece com os iogurtes, por isso recomendamos que você fique atento às opções antes de comprar. Além disso, também te encorajamos a fazê-lo em casa.

Esta é a única maneira de ter 100% de certeza sobre quais são os ingredientes que ele contém. Você pode adicionar os ingredientes que você gosta para personalizá-lo de acordo com as preferências da família.

Fazer o seu próprio iogurte é tão simples que você pode até mesmo envolver os seus filhos nesse processo. Será uma atividade familiar divertida e, além disso, o resultado será um lanche ou sobremesa totalmente saudável.

Receita de iogurte caseiro

Receita de iogurte caseiro

Existem receitas de iogurte nas quais não é necessário usar uma iogurteira. De qualquer forma, é recomendável que você compre uma, pois o resultado é muito melhor. Além disso, é possível encontrar modelos com capacidade para seis ou oito unidades por um bom preço.

A receita é muito simples. Você só precisa da quantidade de leite necessária para encher os recipientes da sua iogurteira e das bactérias que estão presentes no iogurte, elas podem ser encontradas em qualquer loja de produtos naturais.

Primeiramente, aqueça o leite de modo que ele fique morno. Em seguida, adicione as bactérias e mexa. Deixe a iogurteira ligada durante a noite toda. No dia seguinte, eles estarão prontos. Você também pode adicionar pedacinhos de fruta ou uma colher de mel ou geleia à mistura.

Em suma, não há dúvida de que este é um laticínio extremamente benéfico para o organismo, especialmente se você mesmo prepará-lo. Faça o teste e experimente os seus sabores favoritos!

Huertas, R. A. P. (2013). Yogur en la salud humana. Revista Lasallista de Investigación.