6 gorduras saudáveis ​​que te ajudarão a aumentar a massa muscular

· 7 de março de 2019
Embora costumemos associar as gorduras com algo negativo, a verdade é que existem certos tipos de gorduras que podem nos ajudar a ganhar massa e volume muscular de forma saudável, por isso não temos motivo para desistir do seu consumo.

Geralmente as pessoas tendem a associar gorduras com excesso de peso. No entanto, isso não é inteiramente verdade, uma vez que existem uma série de gorduras saudáveis ​​que ajudarão você a aumentar a massa muscular.

Por que as gorduras saudáveis ​​são importantes para aumentar a massa muscular?

Existem gorduras negativas e outras positivas para o organismo. As primeiras geralmente vêm de alimentos fritos e junk food, bem como de alguns pedaços de carne muito gordurosos.

Por outro lado, as gorduras positivas, como o nome indica, são altamente recomendadas para a dieta diária e para ajudar a aumentar a massa muscular. É importante enfatizar que, como todos os alimentos, a gordura saudável também deve ser consumida com moderação.

Mulher colocando azeite na salada

Embora a ingestão de proteína tenha sido associada a um aumento na massa muscular, também foi demonstrado que as gorduras saudáveis ​​são aliadas poderosas nesse objetivo. A principal razão para isso é a relação entre a gordura e a produção maior de testosterona, um hormônio chave para o crescimento muscular.

Todas as gorduras são boas?

É importante notar que nem todas as gorduras são boas, mas um dos aspectos mais importantes a se ter em conta é a preparação das mesmas. Por exemplo, uma gordura considerada saudável é a da carne de frango com pele. Ao cozinhar este ingrediente, no entanto, a fritura deve ser evitada.

As gorduras saudáveis ​​são positivas para o crescimento muscular, mas, como estamos vendo, é importante definir muito bem quais são as mesmas, assim como a forma mais adequada de preparação. Caso contrário, você corre o risco de acumular gordura, o que resultará em um inevitável aumento de peso.

6 gorduras saudáveis ​​que ajudam a aumentar a massa muscular

Óleo de coco

O óleo de coco é uma das melhores opções de gorduras saudáveis ​​para aumentar a massa muscular. É um produto rico em nutrientes e ácidos graxos, ideal para acelerar o metabolismo e queimar a gordura acumulada muito mais rapidamente. A opção mais recomendada para o consumo é aquela que não é refinada.

Óleo de coco para o cabelo

Laticínios com baixo teor de gordura

Os produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite desnatado ou iogurte light, fornecem muita pouca gordura e, ao mesmo tempo, fornecem todos os nutrientes que o corpo necessita para facilitar o aumento dos músculos.

O consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura é essencial para aumentar a massa muscular com maior facilidade.

Abacates

Os abacates fornecem gorduras monoinsaturadas, ideais não apenas para aumentar a massa muscular, mas também para reduzir os níveis de colesterol ruim.

Portanto, o consumo regular e moderado é altamente recomendado por especialistas; o abacate é um excelente aliado para evitar doenças cerebrovasculares e cardiovasculares.

Abacate e guacamole

Oleaginosas

As oleaginosas também são uma das melhores opções para o consumo de gorduras saudáveis. O mais importante é consumi-las cruas ou naturais, pois elas perdem muitas de suas propriedades quando cozidas. Elas são ideais para lanchar e baixar o nível de ansiedade ou simplesmente para dar um toque especial a uma gostosa salada.

Ovo

Sem dúvida, o ovo é um dos principais alimentos em qualquer regime. É muito saudável e recomendado, pois é uma fonte de proteínas e gorduras saudáveis. A clara, que é onde se encontra a maior concentração de proteína, pode ser consumida com total tranquilidade todos os dias.

Mulher quebrando ovos

Leite de coco

O leite de coco, assim como o óleo, é altamente recomendado pelos nutricionistas para manter uma dieta mais equilibrada e saudável.

Este produto pode ser comprado em diferentes apresentações no mercado ou pode ser feito em casa. Independentemente do acima exposto, o leite de coco é rico em vitaminas e gorduras saudáveis. É um excelente substituto para o leite de vaca com a adição de que não contém lactose.

Apesar do que se acreditava anteriormente, vários estudos científicos mostraram que o consumo de gorduras saudáveis ​​favorece não apenas a boa saúde do organismo, mas também o desenvolvimento da musculatura.

Para aproveitar os benefícios das gorduras saudáveis, é essencial conhecer as fontes desse tipo de gordura. Além disso, você tem que preparar a comida da maneira certa para aproveitar ao máximo todas as suas propriedades.