Dietas e recomendações para depois das férias de final de ano
As férias de final de ano são a época do ano em que você aproveita mais a família, a gastronomia e os momentos especiais. Infelizmente, também são as semanas do ano em que você mais engorda.
É por isso que é importante retornar à rotina habitual, assim que as festividades tenham acabado e nossas férias de final de ano sejam só uma boa memória. Aqui nós mostraremos uma série de dietas e recomendações para depois desse período.
Não se sinta culpado e siga algumas dietas e recomendações
As férias de final de ano acabam, a rotina retorna e depois de notar que as calças estão apertadas, decidimos subir na balança.
Como esperado, percebemos que ganhamos alguns quilos em apenas algumas semanas. Essa rotina é repetida ano após ano pela maioria das pessoas. É então que devemos voltar à vida normal, às refeições leves e fazer exercícios.
Nosso conselho é que você não se sinta culpado. É inevitável engordar nas férias de final de ano porque são datas em que o excesso de comida, o álcool e a vida sedentária são os protagonistas. Pense no tempo que você desfrutou com a família, nos momentos que permanecem na memória e em como você aproveitou.
Com uma dieta saudável e fazendo exercícios regularmente, você retornará ao seu peso ideal. Tenha em mente que geralmente estamos falando de 2 ou 3 quilos de excesso, então a perda de peso vai ser uma tarefa fácil.
Além disso, somente com a rotina e o estresse do trabalho você estará mais ativo e seu metabolismo processará a comida mais rapidamente.
Abaixo, explicamos as mudanças que você deve fazer para retornar ao seu peso saudável.
Recomendações após as férias de final de ano
1. Volte a comer frutas e legumes
Durante as festas, colocamos de lado frutas e legumes e trocamos por outros alimentos menos saudáveis. As tortas, bolos e doces típicos de Natal ocupam todo o espaço na mesa e a fruta, apesar de todas as suas propriedades, é a mais esquecida nessa época.
O mesmo vale para os vegetais. Costumamos comer mais carne, peixe e frutos do mar. Os vegetais são vistos como um produto mais comum e ficam deslocados da mesa.
Bom, devemos voltar a dar a importância que esses alimentos merecem e consumi-los 5 vezes ao dia. As saladas são perfeitas para purificar o corpo e são uma receita fácil, leve e muito versátil.
Em relação à fruta, no mês de janeiro temos uma grande variedade de produtos sazonais. Alguns deles são: a tangerina, a laranja, o abacaxi ou as uvas.
2. Troque os molhos por elaborações grelhadas
Os pratos que costumamos comer nas festas são muito mais elaborados. Da mesma forma, eles também são geralmente mais calóricos e comemos porções maiores.
É comum fazer molhos à base de creme, bechamel ou algum ingrediente similar, o que acrescenta uma quantidade considerável de calorias. Além disso, tenha em mente que geralmente acompanhamos tudo com pão.
A vida volta ao normal e você tem que preparar o peixe e a carne de maneira mais leve. A melhor opção é cozinhar na grelha e temperar com ervas aromáticas.
Se você achar que é uma refeição chata e pouco apetitosa, você pode cozinhar acompanhamentos saudáveis. Alguns deles podem ser pimentões refogados, legumes grelhados ou molho de tomate caseiro.
3. Purifique seu corpo bebendo água e chá
Outra mudança que ocorre durante o Natal é a redução do consumo de água e o aumento de álcool e bebidas açucaradas. É inevitável consumir mais álcool, pois essas bebidas são comuns nos dias mais esperados do calendário.
Também é comum tomar uma maior quantidade de bebidas açucaradas em reuniões familiares ou refeições com amigos.
Uma vez que janeiro chega e é hora de voltar à rotina, você tem que desintoxicar o corpo desses excessos, e nada melhor que a água para isso. Lembre-se de beber cerca de 2 litros por dia. Se você achar difícil alcançar esse valor, pode complementá-lo com chá ou sucos naturais.
Engordar nas festas e férias de final de ano é inevitável. Com essas dicas que fornecemos, voltar ao seu peso ideal será muito simples e em poucas semanas você vai voltar a pesar o mesmo que pesava antes de começar essa época do ano tão especial.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rodríguez-Rodríguez, E., Perea, J. M., Bermejo, L. M., Marín-Arias, L., López-Sobaler, A. M., & Ortega, R. M. (2007). Hábitos alimentarios y su relación con los conocimientos, respecto al concepto de dieta equilibrada, de un colectivo de mujeres jóvenes con sobrepeso/obesidad. Nutrición Hospitalaria, 22(6), 654-660. Recuperado en 26 de diciembre de 2022, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112007000800004&lng=es&tlng=es.
- Zurano Conches, L. (2011). Investigadores de la Politècnica de València analizan la composición de menús de Nochebuena y Navidad y ofrecen consejos nutricionales. http://hdl.handle.net/10251/14174.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.