Dieta smart: descubra todos seus benefícios

7 de julho de 2019
Vamos ver o que é a famosa dieta smart e quais as suas fases, além de que benefícios podemos esperar dela. Entre eles temos a prevenção de diferentes doenças diretamente relacionadas com a alimentação.

A dieta smart é um plano de perda de peso que consiste em três fases muito simples para que qualquer pessoa possa cumpri-las. Ela permite que conduzamos um ritmo de vida normal diariamente mesmo fazendo regime. Confira!

Em que consiste a dieta smart?

  • Primeira fase: pode durar até três semanas e consiste em se alimentar de vegetais e proteínas saudáveis. Alguns exemplos de alimentos seriam o peixe, o iogurte ou os ovos. No entanto, as frutas, o pão, a massa e os legumes são totalmente proibidos. Você pode chegar a perder dois quilos por semana.
  • Segunda fase: nessa fase, mais alimentos começam a aparecer, como os frutos do mar, os cereais e os legumes. Assim como na fase anterior, devemos realizar um exercício moderado e aumentar as atividades aeróbicas, o que nos ajudará a perder ainda mais peso.
  • Terceira fase: nesse período a comida volta a ser normal. A comida começa a ser nutritiva, já que você pode consumir legumes, cereais, proteínas e frutas. De tempos em tempos, você também pode adicionar carnes, embutidos, batatas ou chocolate amargo à sua dieta.

Uma vez atingida a última fase, é importante tentar estendê-la o máximo possível, mesmo que se torne uma forma de alimentação. A atividade física também é importante para ajudar a manter o peso, embora o exercício consista em fazer apenas algumas caminhadas simples.

Quais são os seus principais benefícios

Diminuição do índice glicêmico e carga glicêmica

Quando nos alimentamos principalmente de alimentos como vegetais, iogurte natural ou queijo fresco, alimentos com baixo índice glicêmico, consumimos poucos carboidratos.

Iremos aumentando o seu conteúdo ao longo da dieta, fazendo com que nos sintamos saciados. Ao mesmo tempo, iremos queimar reservas de gordura e regular os níveis de açúcar e de lipídios no sangue.

Promove a saúde intestinal

Os alimentos que compõem a dieta smart ajudam a aumentar a microflora benéfica do próprio intestino. Graças a eles, conseguiremos desinchar o abdômen e diminuir a resistência à insulina, além de aumentar as defesas.

Menina rindo muito

Capacidade antioxidante e anti-inflamatória

Alimentos como as frutas, os peixes azuis ou as frutas secas, todos presentes na dieta smart, têm uma concentração elevada de substâncias bioativas, que inibem o excesso de substâncias inflamatórias produzidas com a idade ou quando sofremos de sobrepeso.

Manutenção da massa muscular, da massa óssea e do tom da pele

É importante controlar a quantidade de alimentos que ingerimos durante toda a dieta smart, bem como sua proporção e dosagem. Se fizermos isso, vamos nos sentir mais saciados e poderemos manter a massa muscular em bom estado, para não estagnar na perda de peso como geralmente acontece.

Regula a frequência cardíaca e a pressão sanguínea

Alimentos ricos em gorduras saudáveis e baixos em gorduras prejudiciais, tais como nozes, azeite de oliva e peixes azuis, fazem parte desse tipo de dieta. Dessa forma, reduziremos o risco cardiovascular e melhoraremos a memória, bem como o humor.

Smart Watch

Manutenção do pH

Os alimentos e bebidas que são recomendados, como legumes, iogurte, caldo de legumes ou água rica em bicarbonatos, tendem a levar o pH para um nível mais ácido.

Além disso, o nível do pH fica mais baixo quando sofremos de obesidade. Esse desajuste pode causar sérios problemas, e por isso você deve ter um equilíbrio nos alimentos que consome durante a dieta smart.

As propostas desse tipo de dieta diminuem o risco de sofrer de gota, da formação de pedras nos rins e ainda faz com que a pele e as unhas se tornem mais saudáveis.

Como conclusão, podemos dizer que combinar essa dieta com exercício físico é uma boa maneira de perder peso. Uma vez que não é baseada em uma mudança de dieta brusca não sofreremos de um efeito rebote, além de poder aproveitar todos os benefícios comentados anteriormente.