Dieta cetogênica passo a passo: resultados em 30 dias

· 26 de fevereiro de 2019
Conheça os passos para seguir uma dieta cetogênica com o objetivo de conseguir resultados em apenas um mês; a força de vontade e o planejamento vão ser essenciais.

Também chamada simplesmente de keto, a dieta cetogênica se tornou uma das mais utilizadas nos últimos tempos, devido aos seus múltiplos benefícios. Mas, acima de tudo, porque ela nos permite emagrecer mais rápido sem nenhum tipo de tratamento milagroso ou mágico. Por isso, conheça a dieta cetogênica passo a passo!

O que é a dieta cetogênica?

Antes de irmos para o passo a passo, é fundamental saber do que se trata a dieta cetogênica. Basicamente, é um tipo de alimentação na qual os carboidratos são reduzidos ao máximo e há maior quantidade de proteínas e gorduras saudáveis.

Desta forma, o corpo entra no que é conhecido como o estado de cetose, através do qual, em vez de queimar glicose, o metabolismo consome as reservas de gordura e utiliza-as como fonte de energia.

Isso também é conseguido com períodos de jejum prolongado. No entanto, a keto nos impede de passar fome ou que possamos nos sentir mal por não comer.

Mulher medindo a barriga

Embora seja uma dieta muito rigorosa e até mesmo considerada restritiva, a verdade é que seus resultados são mais do que interessantes. A perda de peso efetiva começa a ser notada a partir de 15 dias cumprindo o regime.

Como seguir a dieta cetogênica passo a passo?

Recomenda-se seguir a dieta cetogênica por períodos curtos, pois quando o corpo se mantém em um estado de cetose prolongada, ele pode vir a sofrer de doenças coronarianas ou renais e diabetes.

As pessoas que quiserem eliminar alguns quilos extras podem cumprir com este regime durante um mês e, posteriormente, de maneira mais espaçada e menos rigorosa.

O mais importante é que esse tipo de alimentação é mais saudável, já que os carboidratos e as gorduras trans são praticamente eliminados e são os nutrientes que causam a maioria dos problemas de saúde que conhecemos.

Visto que grandes quantidades de proteína são ingeridas, a saciedade dura mais tempo. Podemos também destacar que a o emagrecimento é importante desde os estágios iniciais e que ela ajuda a reduzir o colesterol no sangue.

Como desvantagens, tenha em mente que enquanto você faz a dieta cetogênica, você vai ter uma certa deficiência de vitaminas e minerais. Pode ser que você sofra de constipação, alterações de humor ou então mau hálito e que você não tenha força para levantar coisas pesadas.

Dieta cetogênica passo a passo

Se você se convenceu a seguir a dieta cetogênica, saiba que ela pode ser feita por um mês e dividida em três etapas (10 dias cada uma). As porcentagens de nutrientes que você deve incluir são: 50% de gordura saudável, 40% de proteína e 10% de carboidratos (frutas e vegetais apenas).

A fase 1 é a mais difícil, porque as mudanças são radicais: você vai comer de uma forma completamente oposta ao que está acostumado. É comum sentir cansaço e dor de cabeça. Para neutralizar esse efeito, beba muita água.

Nesta fase você pode consumir carnes, embutidos, queijos, iogurte, oleaginosas, vegetais verdes, café e chá. Não são permitidos: leite, frutas, farinha, açúcar, álcool e molhos.

Na fase 2, você pode adicionar alguns vegetais e frutas cruas, sempre dentro das porcentagens permitidas. Você provavelmente vai sentir muita vontade de comer coisas doces, mas reprima essa necessidade pois ela é falsa: ela não vem do seu estômago, mas sim do seu cérebro.

Você pode adicionar jejuns de 16 horas por dia, com 8 horas de ingestão livre.

Mulher lavando vegetais

Na fase 3, você já deve começar a ver os resultados e as mudanças no seu corpo, além de ter um melhor humor, mais energia e mais vitalidade. Você pode adicionar sobremesas sem açúcar e massas integrais. Se você quiser ousar, adicione alguns dias de jejum 16/8.

Alimentação variada

Ao final do plano de 30 dias de dieta cetogênica, você vai precisar retornar pouco a pouco a uma alimentação mais variada, porém sempre tentando reduzir os carboidratos. Além disso, opte também por gorduras saudáveis, faça exercícios e beba muita água.

A melhor parte é que, além de emagrecer, você vai ter melhorado sua alimentação e deixado de lado todos os ingredientes que não são bons para a saúde. E, já que você fez um esforço tão grande por um mês, não coloque os resultados a perder e mantenha uma dieta mais saudável. Dessa forma você não vai engordar de novo!

Johnstone, A. M., Horgan, G. W., Murison, S. D., Bremner, D. M., & Lobley, G. E. (2008). Effects of a high-protein ketogenic diet on hunger, appetite, and weight loss in obese men feeding ad libitum. The American journal of clinical nutrition, 87(1), 44-55.