Saiba como preparar três receitas que fazem parte da dieta mediterrânea

11 de outubro de 2018
Certamente você já ouviu falar dos benefícios da dieta mediterrânea. Neste artigo, iremos apresentar algumas receitas desse tipo de dieta para melhorar a sua saúde com ingredientes que podem ser encontrados facilmente - e que ainda são baratos!

A dieta mediterrânea é caracterizada por ser uma das mais saudáveis ​​do mundo, trazendo diversos benefícios para a saúde. As suas principais características são o consumo abundante de frutas frescas, verduras, carne e peixe. Tudo isso é cozido de uma maneira saudável e com o azeite de oliva como principal fonte de gorduras saudáveis.

Três receitas da dieta mediterrânea

1. Berinjelas a la siciliana

Como já dissemos, as verduras e as hortaliças são a base da comida mediterrânea. Assim, como não poderia ser diferente, começamos com uma deliciosa berinjela a la siciliana.

Como você vai ver, é uma preparação simples, rápida e com ingredientes muito fáceis de serem adquiridos. Além disso, se você está fazendo dieta e quer perder peso, essa receita é muito saudável, sacia e contém poucas calorias – como a maioria das opções da dieta mediterrânea.

receita mediterrânea de berinjela

Ingredientes (serve duas pessoas):

  • 2 berinjelas
  • 2 tomates
  • 8 anchovas
  • Queijo parmesão
  • Azeite de oliva

Modo de fazer:

  1. Primeiro, coloque para aquecer o forno a uma temperatura de 180 graus.
  2. Em seguida, lave as berinjelas e corte-as ao meio. Com a ajuda de uma faca, faça cortes no interior de cada metade para que cozinhem mais rapidamente.
  3. Lave os dois tomates e corte-os em fatias finas. Em seguida, coloque-os em cima das berinjelas cortadas ao meio.
  4. Finalmente, abra uma lata de anchovas em conserva e coloque duas em cima de cada berinjela cortada ao meio.
  5. Uma vez que já estejam montadas, adicione um pouco de azeite de oliva. Você pode usar o azeite que vem na lata de anchovas. Se você usar este azeite, você deve saber que tem um sabor muito forte e que um pouco já será suficiente.
  6. Asse por 15 minutos.
  7. Retire as berinjelas do forno e adicione um pouco de queijo parmesão ralado. Coloque as berinjelas no forno novamente.
  8. Após cinco minutos, as berinjelas a la siciliana já estarão prontas.

2. Salada de peixe

As saladas são uma refeição básica da cozinha mediterrânica. As formas de elaborá-las são infinitas, mas todas elas têm algo em comum. Elas são saudáveis, nutritivas e podem ser preparadas rapidamente. A seguir, nós propomos uma salada de peixe e alface perfeita, pois iremos comer proteína de uma forma refrescante.

salada de peixe

Ingredientes (serve duas pessoas):

  • 1 filé de merluza
  • 2 tomates
  • Meio pimentão verde
  • Meia cebola
  • Azeite de oliva
  • Sal

Modo de fazer:

  1. Comece aquecendo a grelha com um pouco de azeite de oliva. Se você não tiver uma grelha, pode fazê-la da mesma maneira em uma frigideira.
  2. Adicione o filé de merluza e cozinhe dos dois lados. Adicione um pouco de sal e de especiarias. Quando estiver cozido, corte-os e deixe esfriar.
  3. Pique a cebola e coloque-a em um prato com um pouco de sal para drenar a água. Deixe descansar por alguns minutos.
  4. Corte os tomates e o pimentão verde.
  5. Escorra a água da cebola para remover o sal e coloque-a na salada.
  6. Por fim, adicione o filé de merluza picado.
  7. Para temperá-lo, basta um pouco de azeite de oliva.

3. Macarrão com verduras

A cozinha da dieta mediterrânea não seria a mesma sem o macarrão. Esse alimento é consumido em todos os países mediterrânicos, mas a sua fama vem principalmente da Itália.

Para você ter um pedacinho desse país na sua mesa, iremos ensinar a fazer uma deliciosa receita de macarrão com verduras. Essa elaboração é perfeita como um prato único e pode muito bem ser conservada na geladeira para você levar ao trabalho no dia seguinte.

macarrão com verduras

Ingredientes (serve duas pessoas):

  • 200 gramas de macarrão
  • Meia abobrinha
  • Meia cebola
  • 1 tomate
  • Azeite de oliva
  • Orégano
  • Tomate frito

Modo de fazer:

  1. Para começar a fazer essa receita você deve ferver uma panela com água. Adicione algumas gotas de óleo para evitar que a massa grude. Quando começar a ferver, adicione o macarrão e cozinhe-o por 10 minutos.
  2. Enquanto a massa estiver cozinhando, corte a abobrinha, o tomate e a cebola. Salteie todos as verduras na panela com um pouco de azeite de oliva e sal.
  3. Em uma frigideira, adicione o tomate frito com orégano. Quando estiver quente, adicione as verduras salteadas e a massa.
  4. Mexa para que o tomate se misture com o macarrão e as verduras, coloque sal se for necessário.

Essas receitas vão te trazer muitos dos benefícios da dieta mediterrânea. Aproveite e faça alguma hoje mesmo!