5 dicas que você deve seguir para perder peso de forma saudável

· 7 de outubro de 2018
Perder peso é uma maneira de cuidar de nós mesmos e por isso não devemos desistir desse objetivo. Mas é de pouca utilidade perder peso a qualquer preço, pois isso pode ter um efeito negativo e acabar trazendo outros problemas mais sérios

Quando tentamos perder peso, cometemos vários erros que não nos permitem atingir ou se manter no nosso objetivo. Qual seria o modo de perder peso de forma saudável?

Se perdemos peso da forma errada, temos mais chances de recuperar tudo que conseguimos. Em vez de uma dieta rigorosa por algumas semanas, recomendamos que você leve uma vida mais saudável. Assim, os efeitos serão duradouros!

Neste artigo vamos dar algumas dicas básicas para perder peso de forma saudável.

Como perder peso de forma saudável?

Quando procuramos perder peso, temos duas alternativas: a ‘rápida’ ou a ‘razoável’. No primeiro, alimentos e nutrientes são suprimidos e perdemos peso em pouco tempo. No segundo, fazemos uma dieta balanceada e ingerimos menos calorias. No segundo caso a redução é mais lenta.

Claro, atualmente queremos resultados na hora, é difícil esperar. No entanto, isso não é bom para a nossa saúde. A perda excessiva de peso leva ao que é conhecido como “efeito sanfona”. Basicamente, voltamos a engordar quando voltamos aos nossos hábitos anteriores. Temos que mudar nosso estilo de vida.

Pessoa medindo a barriga com uma fita métrica

Para evitar recuperar todos os quilos que perdemos, uma vida saudável e uma dieta equilibrada são as principais chaves.

1. Faça exercícios

É uma excelente maneira de queimar calorias e, ao mesmo tempo, reduzir a ansiedade e o estresse. Só com a dieta não podemos esperar resultados positivos e duradouros.

Você não precisa ir à academia todos os dias, andar meia hora por dia é o suficiente. Ao perder peso e se sentir melhor, você pode adicionar outras atividades físicas à sua rotina. Existem milhares de opções disponíveis!

2. Não ao “beliscar” entre as refeições

Beliscar a qualquer momento é um autoengano que evita atingir o objetivo de perder peso, especialmente se esses consumos incluem alimentos não saudáveis: salgadinhos, doces, gorduras, frituras, etc.

É necessário que você faça seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, lanche e jantar.

As refeições do meio são leves, mas saudáveis, por exemplo, uma fruta, um iogurte desnatado ou um punhado de nozes. Desta forma, você vai “enganar o estômago” e você não vai ficar com tanta fome nas refeições principais.

3. Sim para comida fresca

As frutas e vegetais devem ser seus aliados no seu plano de perder peso de forma saudável. Eles devem estar presentes em todas as suas refeições e em boa quantidade. Uma boa técnica para adicioná-los à sua dieta é dividir um prato ao meio.

50% da sua capacidade conterá legumes frescos ou cozidos no vapor. A outra metade será dividida novamente. Uma parte terá leguminosas ou farinhas integrais e a outra terá carnes magras (frango e peixe). Siga esta regra e você verá excelentes resultados em pouco tempo.

Mulher lavando vegetais e legumes

4. Não se esqueça da hidratação

A água é ainda mais importante que a comida. Você sabia que podemos passar uma semana sem consumir comida, mas apenas um dia sem bebermos antes que o organismo sofra? Claro que você conhece os famosos “dois litros de água por dia”.

Quando está quente ou nos exercitamos, essa quantidade precisa ser aumentada para três litros. Se você não tem o hábito de beber água, pode levar uma garrafa aonde quer que vá, colocar um alarme no seu celular ou baixar um aplicativo que avise quando é hora de beber água.

5. Consulte um especialista

Perder peso de forma saudável não é uma questão de comer menos e nada mais. O olhar de um profissional pode ser o que você precisa para mudar certos hábitos e “ajustar” o necessário. Por exemplo, você pode estar comendo muitas farinhas ou poucas frutas e é isso que não permite que você perca peso.

Médica medindo a barriga de uma paciente

A consulta com um especialista é vital, pois ele também pode te dizer quantos quilos você deve reduzir e como conseguir isso.

Finalmente, recomendamos que você não fique obcecado com a balança. Perder peso de forma saudável deve ser um processo natural e consequência de nossa mudança de hábitos. Os quilos ou os tamanhos são um número, o importante é que cada vez você se sinta melhor consigo mesma.