Conheça as vantagens de cozinhar a vapor

· 26 de dezembro de 2018
Conheça todos os benefícios que cozinhar a vapor pode trazer para a saúde e para os seus pratos, eles vão desde conservar melhor os sabores e texturas até a manutenção das propriedades do alimento.

Cozinhar a vapor não é nenhuma novidade culinária. Essa técnica nasceu há séculos e hoje em dia continua muito popular ao redor do mundo. Não por acaso, trata-se de um método de cozimento muito benéfico.

Do ponto de vista nutricional, cabe destacar a redução da perda de nutrientes. Mas, além disso, há muitos outros benefícios que vamos explicar para você a seguir.

Vantagens de cozinhar a vapor

Se você ainda não cozinha os alimentos a vapor, com certeza depois de ler sobre todas a vantagens que esse método traz, você vai se animar em fazer. Continue lendo e descubra todos os benefícios de cozinhar a vapor!

1. Todos os nutrientes são conservados

O cozimento a vapor é considerado um dos mais saudáveis, já que os alimentos conservam todas as suas propriedades. Além disso, por não entrarem em contato com outros alimentos tais como gorduras, óleos ou molhos, eles ficam muito mais saudáveis.

Um prato de salada com peixe

2. Cozimento rápido e simples

Outra das vantagens de cozinhar a vapor é que as receitas ficam prontas em poucos minutos e, além disso, não sujam praticamente nenhum recipiente. Além disso, é possível cozinhar vários alimentos de uma vez sem que os sabores se misturem e uns fiquem cozidos demais ou crus.

Sem dúvida alguma, as panelas a vapor de diferentes alturas são um utensílio que recomendamos que exista em qualquer casa. Se você cozinhar com um, com certeza você vai adorar.

Graças aos seus diferentes níveis, você pode cozinhar vários alimentos de uma vez só, como, por exemplo a carne e o peixe e um acompanhamento de verduras.

Em apenas alguns minutos, estará pronto um almoço ou jantar saudável e leve que toda a sua família vai adorar.

3. Reduza os níveis de colesterol e a ingestão de gorduras

Como seu nome indica, essa técnica de cozimento só precisa de vapor para que os alimentos fiquem prontos. Desse modo, não é preciso utilizar óleo, manteiga ou outro alimento comum em outras técnicas de cozimento.

Se você estiver com o seu nível de colesterol elevado ou simplesmente quer perder peso, essa técnica de cozimento vai despertar o seu interesse. Isso porque, graças à ela, você vai alcançar os seus objetivos e atingir seu peso ideal.

Mulher comemorando que perdeu peso ao se pesar em uma balança

4. Recomendável para pessoas com problemas digestivos

São muitas as pessoas que, ao terminar de comer, sentem-se inchadas e demoram para fazer a digestão mais do que de costume. Se isso acontece com frequência, você deve saber que cozinhar a vapor pode te ajudar.

Esse tipo de método, por não conter gordura que não seja do próprio alimento, nem molhos ou empanado, é muito mais leve e pode ser digerida melhor.

As receitas a vapor são especialmente recomendadas para o momento do jantar, já que é preferível que sejam leves. Isso porque, posteriormente, não vamos realizar nenhum exercício físico.

Exemplo de cozimento a vapor

Para demonstrar que o cozimento a vapor é saudável, fácil e rápido, a seguir vamos trazer uma receita que, com certeza, você vai adorar e fazer algum dia na sua casa. Dê uma olhada nos ingredientes e no processo de cozimento.

Ingredientes para duas pessoas:

Receita de frango com arroz

Modo de fazer:

1. Em primeiro lugar, vamos começar cozinhando o frango, já que a carne demora mais tempo para cozinhar do que as verduras. Nesse caso, escolhemos o frango, mas a receita pode ser realizada com qualquer tipo de carne.

Essa escolha é motivada pelo fato de a carne de frango ser uma carne com baixo teor de gordura e adequada para qualquer tipo de dieta para emagrecer. Colocaremos na panela o frango cortado em cubos com uma pitada de sal e orégano.

2. Opcionalmente, você pode colocá-lo em uma forma com meio copo de vinho branco para que fique mais suculento. Nesse caso, escolha uma forma com o mesmo diâmetro da panela a vapor para poder colocar dentro dela.

3. Cozinhe por 15 minutos a vapor.

4. Depois de 15 minutos, coloque em outro nível da panela a batata, a cenoura e os champignons cortados em cubos com um pouco de sal.

5. Cozinhe por 5 minutos a vapor.

Cozinhar a vapor é uma das técnicas mais saudáveis de preparo dos alimentos. Além disso, como você pode verificar, as receitas são preparadas de maneira fácil e os resultados são espetaculares. Agora que você já sabe, se você ainda não tem uma panela a vapor em casa, não espere mais para comprá-lo e desfrute de deliciosas e saudáveis receitas.