6 dicas de como podemos controlar a fome
Há pessoas que, quando estressadas, param de comer; outras, ao contrário, não conseguem controlar a fome. O apetite voraz geralmente aparece não só durante as dietas restritivas de baixas calorias, mas também ataca diante da ansiedade pela incerteza e instabilidade do mundo atual.
De fato, é possível que começar a ler este artigo já desperte o seu apetite; nesse caso, chegar ao final é bastante necessário. Você precisa saber, antes de tudo, que o metabolismo – a capacidade de sentir fome, saciedade e de digerir – é regulado por processos químicos articulados por hormônios.
Por um lado, consumir menos calorias dispara, no sistema metabólico, os alarmes que avisam que haverá menos energia para o corpo. Desta forma, é ativado o hormônio leptina ou ‘hormônio da fome’. Quanto às influências do estresse no processo de controlar a fome, os hormônios também estão relacionados.
Segundo o Instituto Médico Europeu da Obesidade, um cenário social adverso é motivo suficiente para levar as pessoas a secretar uma menor quantidade de neurotransmissores. A ausência de dopamina, serotonina e noradrenalina eleva o nível de ansiedade; com isso, torna-se difícil controlar a fome, que parece infinita.
6 maneiras de controlar a fome
Estas seriam algumas técnicas interessantes para evitar o excesso de apetite:
1. Comer devagar
Sentar-se para apreciar cada refeição colabora com a sensação de saciedade. Mastigar lentamente e permanecer à mesa depois de comer permite que a digestão seja realizada de forma mais eficiente. Estima-se que o cérebro precise de cerca de 20 minutos para se sentir saciado.
Devemos cuidar do momento da refeição, fazê-la em um local tranquilo, nem muito frio nem muito quente. O ideal é se afastar do ambiente de trabalho, da televisão e de tudo que gere distração. Concentrar-se na comida facilita o controle da fome.
2. Fazer lanches entre as refeições
A vontade de beliscar entre as refeições pode ser evitada organizando uma dieta que inclua lanches. Essa rotina, pelo menos enquanto tentamos controlar a fome, deve ser seguida à risca. Quantas vezes é necessário comer? A cada 3 horas é um número suficiente para não passar fome.
Outra sugestão é não fazer compras com o estômago vazio. É muito provável sair do mercado com um pacote de algo que não contribui para o desejo de controlar a fome. Também não se deve fazer atividade física sem ter comido nada.
3. Preparar refeições que nutram o suficiente
O que se come também é, certamente, essencial para controlar a fome de forma eficaz. Ou seja, se houver apenas salada para o almoço e para o jantar, é muito provável que você não consiga parar de pensar em comida o dia inteiro.
4. Grandes aliados contra a fome
A fome pode ser saciada com frutas durante a manhã e a tarde. Nas refeições principais, os cereais produzem saciedade e, por serem ricos em fibras, vão favorecer a sensação de saciedade. Também não se esqueça das deliciosas oleaginosas.
Por outro lado, os laticínios com baixo teor de gordura fornecem ao corpo as proteínas caseína e do soro, especiais para proporcionar saciedade ao organismo.
Além disso, as sopas, no inverno, oferecem poucas calorias e podem ser consumidas livremente, tanto no almoço quanto no jantar; as sopas caseiras com aveia são as melhores.
5. Os chás também ajudam
Os chás são um atrativo perfeito para controlar a fome, especialmente ao usar a estévia em vez do açúcar. Ela é um adoçante natural que não apenas adoça, mas também regula a glicose, a pressão e a ansiedade.
Por outro lado, algumas ervas favorecem o controle do apetite. Os chás de passiflora, valeriana, flor de laranjeira e melissa podem ser facilmente preparados e ingeridos antes das refeições principais.
6. Alimentos ricos em aminoácidos
Aumentar a serotonina através da inclusão de alimentos ricos em aminoácidos essenciais também é uma forma de controlar a fome. Espinafre, tofu, aspargos, abacaxi e banana são excelentes para isso.
O pão é um dos alimentos mais controversos no ocidente. No entanto, ele pode ser consumido de forma inteligente para gerar saciedade.
Uma maneira simples é molhar o pão no azeite de oliva, por exemplo. O pão de trigo integral ou o pão de centeio no café da manhã podem dar alegria e saciedade para o dia inteiro, bem como energia para fazer exercícios.
Dicas para controlar a fome
Finalmente, vamos acrescentar duas dicas finais para controlar a fome. Em primeiro lugar, lembre-se sempre de descansar entre 7 e 8 horas por dia. Certamente isto reduz o estresse e estimula os hormônios que geram a saciedade.
Juntamente com o que foi dito no passo anterior, quando aquela fome feroz parece estar prestes a atacar durante o dia, então é melhor ter à mão barras de cereais, biscoitos caseiros de aveia, frutas frescas ou aquele aperitivo para se sentir bem e não passar fome.
Assim, com esses truques, você já vai ter uma grande parte do problema resolvido.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Grupo de Trabajo sobre Nutrición del Comité Olímpico Internacional. 2012. Nutrición para deportistas. Extraído de: http://deporte.aragon.es/recursos/files/documentos/doc-areas_sociales/deporte_y_salud/guia_nutricion_deportistas.pdf
- Nieves Palacios Gil-Antuñano; Zigor Montalvo Zenarruzabeitia; Ana María Ribas Camacho. 2009. Alimentación, nutrición e hidratación en el deporte. Extraído de: http://www.csd.gob.es/csd/estaticos/dep-salud/guia-alimentacion-deporte.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.