Consuma leite vegetal, como o leite de soja, de arroz ou de amêndoas
Quando vamos ao supermercado e visitamos a seção de leites, damo-nos conta de que a variedade aumentou de forma impressionante. Não se limite ao leite de vaca e tente experimentar algum dos tipos de leite vegetal!
Até muito pouco tempo só era possível escolher entre o leite de vaca integral, semidesnatado e o desnatado. No entanto, hoje, a oferta alcançou níveis de sofisticação difíceis de imaginar há alguns anos.
Essa situação é o resultado de uma tendência cada vez maior à redução do consumo de leite de vaca e à busca por outras alternativas. É possível escolher entre o leite de amêndoas, de soja, de arroz, de coco, de aveia. Mas a escolha não é fácil.
A seguir, veremos algumas dicas para conhecer melhor esses novos tipos de leite os motivos pelos quais devemos consumi-lo.
Por que deixar de consumir leite de vaca?
O leite de vaca é consumido pelos seres humanos há muito tempo. É um produto nutricionalmente muito completo e benéfico para a saúde. Seu consumo é muito recomendado para crianças, especialmente as menores, pois atende um alto percentual das necessidades nutricionais diárias.
Com o passar do tempo apareceram as versões semidesnatada e desnatada. Esse movimento foi consequência dos crescentes problemas de sobrepeso ou obesidade da população, que causou um aumento do controle sobre o consumo de alimentos ricos em gordura, como o leite integral.
Da mesma forma, adultos e crianças que desejavam diminuir a ingestão de calorias optaram pelo leite desnatado ou magro. Uma opção muito saudável, nesses casos.
Nos últimos anos também aumentou a presença nas prateleiras do leite sem lactose. O aparecimento no mercado desse tipo de leite responde a um fenômeno crescente: as pessoas que apresentam intolerância à lactose.
Como alternativa ao leite de vaca e como forma de evitar o consumo de gorduras como a lactose, surgiram os leites vegetais. Embora seu conteúdo nutricional não seja igual ao do leite de vaca, nas suas versões desnatada ou sem lactose, são sim uma boa opção para substitui-lo.
Leite de soja: um leite vegetal ideal para os alérgicos
Dentre os leites vegetais, o mais conhecido é sem dúvida o leite de soja. Trata-se de uma bebida vegetal preparada à base de soja, que tem um alto conteúdo nutricional e é o que tem mais semelhanças com o leite de vaca.
O leite de soja é recomendado para todas as pessoas que têm alergias à proteína do leite de vaca ou alguma intolerância aos seus componentes. Ambas são situações que acontecem com uma frequência cada vez maior. O leite de soja ou bebida de soja também é muito popular entre os vegetarianos e veganos.
Leites de amêndoas e arroz
Os leites vegetais de amêndoas e arroz também são indicados em caso de alergias ou intolerância à proteína do leite de vaca, ou para os vegetarianos ou veganos. Embora o valor biológico das proteínas que esses tipos contêm seja muito menor que as do leite de soja, seu consumo também é muito popular.
Se optarmos por esse tipo de bebida de origem vegetal na dieta diária, é possível compensar essa situação ingerindo outros alimentos com proteínas de alto valor biológico, como ovos ou frango.
Tanto o leite de arroz quanto o de amêndoas são leites desnatados, pois são livres de gorduras saturadas. A gordura que contêm é poli-insaturada, portanto, mais benéfica para a saúde.
Geralmente, esse tipo de bebida vegetal tem um quantidade menor de calorias que o leite de vaca desnatado. É por isso que seu consumo também é recomendado para quem busca perder peso ou limitar o consumo de gordura. Recomenda-se consumir bebidas vegetais que venham enriquecidas com cálcio e vitaminas.
O leite de arroz pode ajudar a melhorar a situação das pessoas que têm problemas gastrointestinais como diarreia, devido às propriedades adstringentes. Quanto ao seu valor nutricional, o leite de amêndoas e de arroz são muito parecidos. A escolha das bebidas vegetais vai depender do paladar.
É preciso lembrar que, deixando de lado as possíveis alergias e intolerâncias alimentares que possa haver, é recomendável consumir todo tipo de nutrientes. Com isso teremos uma alimentação balanceada e adequada.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.