Logo image
Logo image

Conheça todos os benefícios do abacate

3 minutos
O consumo do abacate disparou nos últimos anos, e não é por acaso: sua inclusão na dieta proporciona grandes benefícios e ajuda a nos mantermos saudáveis, no controle do peso e a melhorar a nutrição.
Conheça todos os benefícios do abacate
Última atualização: 28 abril, 2019

O abacate é um tipo de fruta rica em gorduras saudáveis. Numerosos estudos demonstram os benefícios do abacate para a saúde, e é por isso que vamos nomeá-los a seguir para que você consuma mais  essa fruta na sua alimentação.

Benefícios do abacate: é muito nutritivo

Os abacates são muito nutritivos e contêm uma ampla variedade de nutrientes, incluindo 20 vitaminas e minerais.

Estes são alguns dos nutrientes mais abundantes: vitamina K, ácido fólico, vitamina C, potássio, vitamina B5, vitamina B6, vitamina E e também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.

Uma porção possui 160 calorias, 2 gramas de proteínas e 15 gramas de gorduras saudáveis. Embora contenha 9 gramas de carboidratos, 7 deles são fibras, tornando-se um alimento com baixo teor de carboidratos. Os abacates não têm nem colesterol nem sódio, e são pobres em gorduras saturadas.

Some figure

Tem muito potássio

Os abacates têm um teor muito elevado de potássio… Uma porção de 100 gramas contém 14% da dose diária recomendada, em comparação com os 10%  que oferece a banana, um alimento típico rico em potássio.

O potássio é um nutriente que a maioria das pessoas não consome em quantidades suficientes. Este nutriente ajuda a manter o gradiente elétrico das células do corpo e cumpre várias funções importantes.

Uma ingestão elevada de potássio ajuda a baixar a pressão arterial, o principal fator de risco cardiovascular, ataques cardíacos e disfunção renal.

Rico em ácidos graxos

Mais uma vez, o abacate é um alimento rico em gorduras. De fato, 77% de suas calorias são provenientes da gordura, o que faz dele um dos alimentos mais gordurosos de origem vegetal entre todos que existem.

Mas eles não só contêm gordura… A maior parte da gordura do abacate é o ácido oleico. Este é um ácido graxo monoinsaturado que também é o principal componente do azeite e é considerado responsável por alguns de seus efeitos benéficos.

O ácido oleico tem sido associado à redução da inflamação e as pesquisas têm demonstrado ter efeitos benéficos sobre os genes relacionados ao câncer.

As gorduras no abacate também são bastante resistentes à oxidação induzida pelo calor, portanto o óleo de abacate é uma opção saudável e segura para cozinhar.

Some figure

Cheia de fibras que ajudam a perder peso

A fibra é a matéria vegetal não digerível que pode contribuir para a perda de peso, reduzir os picos de açúcar no sangue e está fortemente ligada a um menor risco de sofrer de muitas doenças.

Geralmente se distingue entre as fibras solúveis e as insolúveis. A fibra solúvel é conhecida por ser capaz de alimentar as boas bactérias do intestino, que são muito importantes para o funcionamento ideal do nosso organismo.

Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos

  • Reduz os níveis de colesterol total significativamente.
  • Reduz os triglicerídeos no sangue em até 20%.
  • Reduz o colesterol LDL em 22%.
  • Aumenta o colesterol HDL (o “bom”) em até 11%.

Pode ajudar a absorver os nutrientes dos alimentos vegetais

Alguns nutrientes são lipossolúveis, o que significa que precisam ser combinados com a gordura para serem utilizados. Isso inclui as vitaminas A, D, E e K, juntamente com antioxidantes, como carotenoides.

Um estudo mostrou que a adicionar abacate ou o óleo de abacate a qualquer salada ou molho pode aumentar a absorção de antioxidantes em 2,6 a 15 vezes.

O abacate pode aumentar consideravelmente o valor dos nutrientes de outros alimentos vegetais que são ingeridos. Esta é uma excelente razão pela qual você deve sempre incluir uma fonte de gordura saudável quando come legumes.

Some figure

Tem poderosos antioxidantes que podem proteger os olhos

Os abacates são ricos em antioxidantes por si mesmos. Isso inclui nutrientes chamados luteína e zeaxantina, que são incrivelmente importantes para a saúde dos olhos.

Esses nutrientes estão ligados a uma importante redução do risco de sofrer de catarata e degeneração macular, comum em pessoas idosas.

Pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite

Vários estudos tem demonstrado que os extratos de abacate e óleo de soja podem reduzir os sintomas da artrite nos ossos, conhecida como artrose.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Domínguez Guerrero, M. Y., Horta Hernández, M., Escobar Alcantar, A. P., Ramírez González, A. P., & López Ortiz, M. M. (2022). El aguacate: un aliado protector en la obesidad. Revista Digital Universitaria23(5). doi:10.22201/cuaieed.16076079e.2022.23.5.2
  • Fundación Española de Nutrición (FEN). “Frutas”. Alimentos y bebidas. https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/aguacate.pdf
  • Guerrero, Z., & Mario, B. (2020). Determinación del efecto antioxidante, antiinflamatorio y antiartrítrico del aceite de semilla de aguacate mexicano (Persea americana var. drymifolia). Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo.
  • Granados, S., Quiles, J. L., Gil, A., & Ramírez-Tortosa, M. C. (2006). Lípidos de la dieta y cáncer. Nutrición Hospitalaria21(Supl. 2), 44-54. Recuperado en 10 de diciembre de 2022, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112006000500005&lng=es&tlng=es.
  • Morelos Pulido, Y. G., & Hernández, E. (2019). El Consumo de aguacate y sus beneficios para la salud: Una revisión general. Milenaria, Ciencia Y Arte, (14), 17–19. Recuperado a partir de http://www.milenaria.umich.mx/ojs/index.php/milenaria/article/view/40
  • Olaeta, J. (2003). Industrialización Del Aguacate: Estado Actual Y Perspectivas Futuras. Actas V Congr. Mund. del Aguacate.
  • Somer, Elizabeth. (2017). Los «cinco grandes» para los ojos: entrevista con Elizabeth Somer, dietista titulada. https://www.qualityforlife.com/es_PE/news/big-5-for-your-eyes.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.