Conheça receitas de mingau para comer no café da manhã

· 26 de março de 2019
A mistura da aveia com leite ou água e frutas ou sementes tem como resultado um café da manhã perfeito, já que é saudável e muito completo, razão pela qual também contém a energia necessária para o seu dia.

O mingau é feito com flocos de aveia cozidos com leite ou água, e pode levar frutas, especiarias ou outros ingredientes que você quiser. É um alimento típico britânico para o café da manhã, mas hoje em dia virou costume no mundo todo. Veja receitas diferentes de mingau a seguir!

Algumas pessoas afirmam que incorporar receitas de mingau ao café da manhã ajuda a emagrecer, já que a aveia é um carboidrato de absorção lenta e faz com que você fique saciado durante mais tempo. Os cereais integrais ajudam também a prevenir as doenças cardiovasculares.

Nós vamos trazer algumas receitas de mingau de aveia para que você possa fazer um café da manhã mais saudável e equilibrado. São receitas fáceis, rápidas e econômicas.

Receitas de mingau: o clássico

Para essa receita vamos necessitar de um terço de xícara de flocos de aveia – que é equivalente a mais menos trinta gramas, uma xícara de leite – para que tenha menos calorias você pode mesmo usar leite desnatado ou leite de soja ou até mesmo água, adoçante – como a estévia, e canela a gosto.

mingau de aveia

Se você usar água terá que adicionar mais frutas ou especiarias de modo que não fique tão insípido.

  1. Coloque em uma panela o leite ou a água, o adoçante e a canela.
  2. Quando começar a desprender o vapor, adicione a aveia.
  3. Mexa com frequência, cozinhando em fogo médio a mistura durante cinco a dez minutos – depende da espessura que você quiser dar ao mingau.
  4. Você pode servir quente ou frio, e adicionar frutas, sementes…

Mingau de aveia com chocolate

Para essa receita vamos necessitar dos mesmos ingredientes que a receita anterior e também uma colher de chá de cacau em pó.

Se você usar água, terá que adicionar mais adoçante para tirar o sabor amargo do cacau. O modo de fazer também é o mesmo, lembrando que devemos adicionar o cacau junto com a aveia.

Mingau da aveia com iogurte e banana

Para nossa próxima receita vamos precisar da aveia, do leite, do adoçante, da canela, de meia banana amassada e de um iogurte desnatado sem gordura.

Rodelas de bananas

Devemos adicionar o iogurte e a banana amassada ao final das etapas de preparação já explicadas.

Mingau de aveia com clara de ovo e chia

Dessa vez a receita requer, além dos ingredientes do mingau clássico, duas claras de ovo e uma colher de chá de sementes de chia.

Clara de ovo

Para a preparação:

  1. Coloque em uma panela o leite ou a água, o adoçante e a canela.
  2. Quando começar a desprender o vapor, adicione a aveia.
  3. Mexa em fogo médio.
  4. Quase ao fim do cozimento, abaixe o fogo e adicione as claras do ovo e a colher de chá de chia, mexendo até que fique homogêneo.
  5. Você pode servir quente ou frio.

Curiosidades

Os alimentos mais comuns para adicionar aos flocos de aveia são: frutas frescas, frutos secos, sementes, coco ralado, chocolate ralado, mel…

Como opção mais rápida para fazer esse café da manhã, nós podemos deixar a aveia de molho na noite anterior com água ou leite e mais tarde esquentar por um minuto no micro-ondas. Essa é uma opção perfeita para fazer um café da manhã saudável, econômico e fácil.