Alimentos rápidos e leves: 4 dicas para preparação

· 13 de novembro de 2018
Vamos te dar as melhores dicas para preparar alimentos rápidos e leves a seguir. Você verá como é muito simples, só é necessário mudar alguns hábitos para começar a comer de uma forma muito mais saudável e nutritiva.

Em muitas ocasiões, preparar alimentos rápidos e leves é um desafio. O que deveria ser uma refeição saudável, muitas vezes acaba se tornando um prato calórico e gorduroso. Isso porque cozinhamos de maneira inadequada ou porque acrescentamos ingredientes muito calóricos e com poucos nutrientes.

1. Cozinhando na grelha

A primeira coisa que você deve fazer para preparar alimentos rápidos e leves é banir a fritadeira da cozinha. Em vez dela, você pode usar uma grelha. Se você não tiver uma, recomendamos que você compre porque é um dos elementos que não podem faltar na cozinha.

Além de cozinhar de forma muito mais saudável, a grelha é muito mais rápida do que uma fritadeira ou frigideira. Isso porque você não precisa esperar que o óleo esquente. Para limpá-la, basta passar um pano úmido e pronto.

Se você costuma ingerir alimentos com muitos temperos e molhos, a ideia de cozinhar na grelha pode parecer um pouco sem graça. Para evitar isso, recomendamos que você use especiarias, como alecrim, tomilho ou orégano. Você descobrirá novos sabores e certamente vai adorar.

2. Mude os molhos industrializados por molhos caseiros

É inútil comprar alimentos saudáveis ​​se depois fizermos pratos com molhos industrializados. Isso geralmente acontece com saladas, carne ou peixe grelhado. Nossa recomendação é que você faça seus próprios molhos, como esse aqui. Há receitas são muito variadas.

Mulher cozinhando molho de tomate com o marido

Outra vantagem é que os molhos caseiros podem ser armazenados por dias na geladeira. Sendo assim, você pode armazená-los como se fossem molhos industrializados. Assim, você pode aproveitar os molhos todos os dias sem adicionar aos seus pratos uma grande quantidade de calorias e açúcares.

O mesmo vale para molhos quentes. Os industrializados geralmente têm uma base de farinha que os torna pouco saudáveis.

Se você costuma comprar esse tipo de molho para acompanhar carne ou peixe, recomendamos que você faça em casa. Certamente, serão muito mais saudáveis. Você pode prepará-los com antecedência e aquecê-los quando for consumi-los.

3. Mantenha sempre alimentos rápidos e leves ​​no freezer

Certamente, você vai se identificar com a situação que vamos descrever a seguir. Você chega em casa tarde e cansado depois de um longo dia de trabalho. Você não sente vontade de cozinhar e acaba pedindo delivery ou comprando comida pré-cozida.

Para evitar que isso aconteça, recomendamos que você sempre tenha alimentos saudáveis ​​no freezer. Você pode guardá-los já preparados ou prontos para cozinhar de forma rápida. Aproveite os dias em que você tem tempo para cozinhar para fazer uma quantidade maior e congelar uma parte.

Um freezer cheio de comida saudável

Você pode cortar tiras de cebola, pimentão verde e vermelho e congelá-las em um saco. Quando você chegar em sua casa tarde e não tiver tempo para cozinhar, você só terá que colocá-los na panela diretamente congelados com um copo de água.

Após 10 minutos, quando estiverem cozidos, adicione dois ovos e mexa. Dessa forma, é simples comer alimentos rápidos e leves, mesmo que você não tenha tempo.

4. Compre um dispensador de spray para azeite

O azeite é um alimento de base da cozinha mediterrânea e traz muitos benefícios. Apesar disso, deve sempre ser usado com moderação, pois seu conteúdo calórico é muito alto. Para usar apenas a quantidade certa, recomendamos que você compre um dispensador de spray. Você pode encontrá-lo em qualquer loja de utensílios domésticos ou departamentos.

Depois de utilizá-lo, você irá se perguntar por que não o comprou antes. Você pode utilizá-lo para preparar muitos pratos. Também é muito útil para untar os moldes em que biscoitos ou outras sobremesas são feitos, uma vez que aplicam a quantidade certa e não deixam a superfície gordurosa.

Como você pode ver, com apenas 4 pequenas mudanças suas receitas terão muito mais nutrientes e um menor número de calorias. Mude seus hábitos e continue apreciando a comida de uma maneira muito mais saudável.