Conheça 4 incríveis benefícios da fibra

· 31 de março de 2019
Se você procura uma alimentação saudável, uma meta mais do que justificada, ainda mais se você é diabético ou tem pressão alta, é provável que você se surpreenda com a quantidade de benefícios da fibra.

A fibra é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo. Por isso tem que estar presente na alimentação diária de qualquer pessoa. A seguir, explicamos quais são todos os benefícios da fibra, para que você veja que esse nutriente é muito mais do que essencial para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Quais alimentos contêm fibras?

Os especialistas recomendam consumir 25 gramas de fibra ao longo do dia. Este componente está presente em muitos alimentos, portanto atingir essa quantidade é relativamente simples. Mostramos alguns dos alimentos que mais possuem fibras a seguir:

  • Cereais: aveia, trigo, arroz ou centeio.
  • Frutas: coco, tâmara ou nêspera.
  • Oleaginosas: amêndoas, nozes ou chocolate.
  • Frutas secas: tâmara, uva passa ou ameixa.
  • Legumes: grão de bico ou feijão.
  • Algas: kombu.
Tigela de açaí

Os benefícios da fibra

Melhora o trânsito intestinal

A melhora do trânsito intestinal é o benefício mais conhecido da fibra. Este nutriente faz seu trabalho principal no intestino e é lá onde a pessoa percebe mais rapidamente seus benefícios.

Graças à fibra, os alimentos circulam pelo intestino de maneira mais rápida e fácil. Por isso esse nutriente é especialmente recomendado para as pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Aumentar a ingestão diária de fibras é a maneira mais simples e natural de acabar com os problemas de prisão de ventre. Recomendamos que, antes de tomar qualquer tipo de medicação, você tente melhorar sua alimentação e adaptá-la a esse problema.

É sempre importante que você consulte um médico sobre o seu caso em particular.

É um alimento saciante

Outro benefício da fibra é que se trata de um alimento saciante. Uma refeição rica em fibras não contém um número muito elevado de calorias e, ao mesmo tempo, dá a sensação de que o estômago está cheio. Portanto, a sensação de apetite só aparece depois de muitas horas.

Queimação

Este benefício da fibra deve ser levado em conta pelas pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso e desejam emagrecer de forma saudável. Ingerindo alimentos ricos em fibras podemos nos alimentar sem acumular gordura e, ao mesmo tempo, sentir que estamos saciados.

Alguns dos alimentos ricos em fibras e muito comuns nas dietas são as saladas e as frutas. Além disso, esses ingredientes podem ser tão variados que é impossível ficar entediado com eles. Você pode incluí-los facilmente em várias receitas de saladas.

Absorve o colesterol

Este é um dos benefícios mais desconhecidos da fibra, mas não menos importante. A função da fibra é reter o excesso de colesterol presente no organismo. Ela o arrasta ao longo do intestino, carregando-o e, finalmente, expulsa-o através das fezes.

É por isso que os alimentos ricos neste composto também são especialmente recomendados para as pessoas com um alto nível de colesterol no corpo. Através da fibra, os excessos são eliminados de forma natural.

Com isso, não queremos dizer que devemos parar de tomar a medicação para problemas de colesterol, mas que a alimentação é um complemento natural que ajuda a melhorar o bom funcionamento do corpo.

Controla o nível de açúcar no sangue

O último benefício da fibra que apresentamos é o de controlar o nível de açúcar no sangue. Tal como acontece com a regulação dos níveis de colesterol, este é um benefício em grande parte desconhecido para a maioria.

Isto é particularmente interessante para as pessoas diabéticas, uma vez que eles devem ter um cuidado especial com sua alimentação.

benefícios da fibra para diabéticos

Outro aspecto importante é que os alimentos com fibras são absorvidos lentamente, de modo que o açúcar não passa para o organismo de repente e em um curto período de tempo; algo que pode ser perigoso para as pessoas com diabetes.

Portanto, os alimentos ricos em fibras, por serem absorvidos lentamente, são especialmente recomendados para pessoas com esse problema.