Quais são as características da manteiga?

· 24 de abril de 2019
A manteiga é essencial na preparação de sobremesas como bolos e biscoitos. Apesar disso, nos últimos anos, tem-se questionado se ela é uma comida saudável devido ao seu alto teor de gordura.

A manteiga é um dos alimentos mais tradicionais na hora do café da manhã. A seguir, nós iremos apresentar todas as características da manteiga. Ela é saudável? Devemos parar de comê-la?

Esse assunto é importante porque uma torrada com manteiga acompanhada com geleia ou com um pouco de mel é um café da manhã que todos nós já tomamos alguma vez na vida. Além disso, continua sendo o café da manhã básico geração após geração.

Características da manteiga: ela é saudável?

A manteiga é um alimento feito quase que inteiramente de gordura. De fato, cerca de 80% de sua composição é de gordura animal. Os restantes 20% são compostos por água e as vitaminas do grupo A, E, D e K.

Tablete de manteiga

O fato de esse alimento não conter proteínas, carboidratos ou outros tipos de nutrientes fez com que ele ganhasse a fama de um alimento pouco saudável.

A realidade é que não há problema nenhum em comer uma torrada com manteiga na hora do café da manhã ou do lanche. A única coisa que deve ser levada em conta é a quantidade, já que é um alimento muito calórico.

Se você quiser se cuidar, mas não quer deixar de comer manteiga, você deve saber que isso é possível. Já existem várias manteigas diferentes disponíveis no mercado. Por isso, você deve comprar a que melhor se adapta à sua dieta e seus objetivos. Os tipos mais comuns de manteiga são os seguintes:

  • Manteiga com baixo teor de gordura. A quantidade de gorduras saturadas é menor em relação à manteiga convencional. Esse tipo de produto é recomendado para aquelas pessoas que querem subtrair calorias de sua dieta.
  • Manteiga com azeite de oliva. Como já comentamos anteriormente, a manteiga contém principalmente gordura. Se parte dessa gordura vier do azeite de oliva, será uma manteiga mais saudável. Esse tipo de manteiga tem um preço mais caro, mas vale a pena porque você ganha em qualidade do produto.
  • Manteiga baixa em sal. Comer mais de 5 gramas de sal por dia é prejudicial à saúde. Comprar alimentos com baixo teor de sal é uma boa maneira de diminuir a dose diária e, portanto, vai nos ajudar a não exceder esse valor. Esse tipo de manteiga também é recomendado para aqueles que sofrem de pressão alta.

Como você pode ver, as características da manteiga variam de acordo com o tipo de produto. Independentemente de você escolher uma ou outra, o que você deve ter em mente é que você deve sempre consumir manteiga em pequenas quantidades, apesar de ser uma comida saudável.

Margarina e manteiga: quais são as diferenças entre elas?

As características da manteiga

Como dissemos anteriormente, a manteiga é um alimento feito principalmente de gordura. Além disso, conta com as seguintes vitaminas:

  • A. Fundamental para a saúde dos tecidos epitelial, como a mucosa ou a pele. Também é essencial para a saúde óssea e para a visão.
  • E. A vitamina E é conhecida sobretudo pelas suas propriedades antioxidantes. Também fortalece as unhas e o cabelo. Contribui também para o bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório.
  • D. A vitamina D é essencial para o bom estado dos ossos. Isso porque faz parte do processo de absorção do cálcio. Também contribui para a correta circulação sanguínea e o funcionamento do coração.
  • K. A principal função da vitamina K é a coagulação do sangue. É por isso que é uma vitamina fundamental para o bom desenvolvimento do corpo. Essa vitamina também é especialmente recomendada para os idosos porque fortalece os ossos.

Além disso, embora em uma proporção muito pequena, também contém ferro. O ferro contribui para o transporte de oxigênio e dióxido de carbono e também é um importante protagonista na respiração celular. Portanto, é essencial para o correto funcionamento do sistema circulatório.

Como você pôde ver, a manteiga é muito mais que gordura. Além disso, devemos parar de pensar na gordura como sinônimo de algo não saudável.  Se consumida na medida adequada, é necessário para o organismo e o funcionamento correto do mesmo.

O que você está esperando para incluir no seu café da manhã uma torrada com uma fina camada de manteiga e um pouco de geleia caseira?