Dicas para uma boa recuperação ao seguir uma dieta vegana
Os treinos exigem esforço físico e, sem dúvida, produzem desgaste e cansaço. Diante desse consumo de energia e de recursos do corpo, é necessário ter em mente o que é preciso para a recuperação após o exercício ao seguir uma dieta vegana.
Os veganos não tem por que se abster da prática de esportes por razões nutricionais. De fato, independentemente do regime alimentar seguido, se ele não for perfeitamente equilibrado, haverá consequências negativas para a saúde.
Relaxamento muscular
Após esforços físicos intensos, é necessário saber como relaxar e se livrar da tensão corporal acumulada. Assim, a mente vai se acalmar, os músculos cansados vão descansar e esse relaxamento vai permitir que você experimente uma sensação de paz.
Isso também alivia a pressão do corpo e facilita a assimilação do esforço com menos dor. Dessa maneira, a força e o vigor são aumentados.
A técnica de relaxamento contempla uma série de práticas que evitam contraturas e dores ao tornar os músculos e as articulações mais flexíveis. Antes e depois dos exercícios, deve-se praticar um alongamento suave para preparar o corpo adequadamente.
Se um treino tiver sido extenuante, é válido recorrer a massagens relaxantes. Por outro lado, para os casos de inflamação, geralmente há uma melhora ao aplicar gelo alternado com calor para aumentar o fluxo sanguíneo.
Descanso ativo após o exercício
O descanso ativo implica uma série de táticas que constituem uma pausa para recuperar as energias e continuar com outras atividades. Uma delas é andar sem correr, um treino que ajuda a soltar a musculatura. Além disso, este também é um exercício cardiovascular leve que permite que a circulação seja ativada.
Outra opção altamente recomendada para acelerar os processos de recuperação do corpo após um grande esforço físico é fazer exercícios de respiração.
Inspire e expire lentamente, com consciência e toda a capacidade dos pulmões. Com isso, é possível transportar oxigênio pelo corpo inteiro, o que, por sua vez, proporciona um efeito calmante.
Por outro lado, um sono reparador é essencial para que os atletas de qualquer idade que adotam uma dieta vegana tenham uma boa recuperação. Dormir profundamente por um período mínimo de 7 horas relaxa o corpo completamente e também prepara os músculos para a atividade.
Quando estas diretrizes não são seguidas, as toxinas não eliminadas mantêm a tensão corporal. Isso, por sua vez, pode trazer efeitos negativos, até mesmo alterando o humor das pessoas.
Porém, respeitar os períodos de descanso e de recuperação não significa que as pessoas vão se limitar a não fazer nada. Pelo contrário, é necessário ter disciplina para seguir e manter atividades benéficas para o corpo.
Algumas opções são sessões de meditação ou de Yoga. Afinal, o corpo e a mente formam uma unidade que exige uma constante renovação das energias.
Hidratação adequada
A água é vital. É comum que essa ideia seja exposta, mas não deixa de ser uma grande verdade. Para um atleta, ainda mais. Grande parte do peso corporal é constituído por H2O. Nos exercícios, é possível perder até 1,5 litro. Isso ocorre principalmente através da transpiração, que cumpre a função principal de refrescar o corpo.
Para se recuperar rapidamente de uma sessão esportiva, é essencial estar hidratado. Beber água antes, durante e após o exercício é obrigatório, independentemente de sentir sede ou não. Lembre-se de que a desidratação leva à fadiga, cãibras e tonturas.
Após fazer exercícios ao seguir uma dieta vegana, podemos recorrer a excelentes bebidas, tais como a limonada caseira e a água de coco, que fornecem sais e eletrólitos essenciais.
Da mesma forma, recuperar-se das atividades esportivas é mais fácil com o consumo de sucos,mas que não contenham açúcares. Para isso, a frutose e a stévia são excelentes opções. Além de adoçar, elas também fornecem os carboidratos necessários para a restauração dos músculos.
Alimentação para uma boa recuperação ao seguir uma dieta vegana
Alimentar-se adequadamente após a prática esportiva é essencial para facilitar a regeneração muscular. Após a recuperação dos líquidos, recomenda-se uma refeição completa composta de grãos, leguminosas e cereais, tais como soja, grão de bico, batata, milho, aveia ou trigo.
Todos esses ingredientes que mencionamos fornecem as proteínas necessárias para uma recuperação mais rápida e eficiente. Não se esqueça de que você pode seguir uma dieta vegana e ainda assim ganhar peso. O ponto chave é a escolha dos alimentos certos.
Um aspecto a ser destacado é o papel das vitaminas e minerais fornecidos por vegetais como o brócolis, por exemplo. O mesmo vale para algumas frutas, especialmente as frutas cítricas. Elas também facilitam a assimilação do ferro pela hemoglobina, responsável por oxigenar as células e regenerar os músculos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Patricia Jáuregui. Dietas vegetarianas en adolescentes deportistas. 2016. Extraído de: https://www.sap.org.ar/docs/Congresos2016/2016Mes6%20Deporte%20PDFs/Jauregui_Dietas%20Vegetarianas.pdf
- Fátima Torres Flores; Fernando Mata Ordoñez. 2009. Dieta vegetariana y rendimiento deportivo. Extraído de: https://emasf.webcindario.com/Dieta_vegetariana_y_rendimiento_deportivo.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.