Saiba por que a beterraba é um superalimento fitness
A beterraba é uma raiz bastante desconhecida. Está sempre presente nas prateleiras dos supermercados, mas raramente nos atrevemos a comprá-la, e menos ainda a cozinhá-la. Você deve saber que a beterraba é um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional, especialmente para os esportistas.
A seguir, explicamos todas as suas propriedades e os motivos pelos quais você deveria consumi-la regularmente se realiza exercícios físicos. Além disso, detalharemos diferentes formas de consumi-la para que você a incorpore nos pratos do seu dia a dia. Você verá como é impossível cansar de comê-la.
Propriedades da beterraba
A beterraba é um alimento com muitas propriedades, como as que explicamos abaixo:
- Ajuda a limpar o organismo: contribui para a limpeza e depuração do sistema circulatório e do fígado, permitindo que permaneçam saudáveis e funcionem corretamente.
- Baixo teor calórico: a cada 100 gramas deste alimento temos apenas 43 calorias, sendo muito leve e saudável para quem pretende perder peso.
- Previne a retenção de líquidos: graças ao potássio, a beterraba luta contra a retenção de líquidos no corpo e evita a sensação de estômago pesado.
- Rico em fibras: favorece o movimento do sistema digestivo e evita problemas como a constipação.
Por todas essas propriedades, muitos especialistas qualificam a beterraba como um superalimento e recomendam que ela seja consumida regularmente. Além disso, como analisaremos a seguir, a beterraba possui mais uma propriedade que a torna um alimento fitness.
Por que ela é tão interessante para os esportistas?
A beterraba é um alimento interessante para todos os tipos de pessoas. É por isso que seu consumo regular é recomendado para a população em geral. No entanto, é especialmente recomendada para aquelas pessoas que praticam esportes com regularidade e levam uma alimentação saudável.
Isso se deve ao fato de que a beterraba é rica em nitrato. Este tipo de sal tem a função de dilatar o sistema circulatório e, por isso, permite que a circulação seja mais eficiente e simples.
Os esportistas podem atestar essas mudanças rapidamente, já que elas se traduzem em uma maior resistência e em menos fadiga, dois aspectos básicos em quase todas as disciplinas esportivas.
Por ter mais resistência e energia, será necessário menos esforço para realizar o exercício e será possível prolongá-lo por mais tempo.
Diferentes maneiras de consumi-la
A beterraba pode ser cozida de várias maneiras. Além disso, devido à sua versatilidade, ela se adapta a qualquer prato. Trata-se de um vegetal que combina perfeitamente com receitas frias e quentes, em ocasiões informais ou mais especiais.
Chips de beterraba
Os chips de beterraba são uma maneira saudável de fazer um lanche que nos deixa satisfeitos até a próxima refeição. Para prepará-lo, basta limpar e fatiar a beterraba com a ajuda de um fatiador para que ela fique bem fina.
Em seguida, adicione uma pitada de sal e leve ao forno a uma temperatura de 80 graus até que fique crocante. Com esses chips, os lanches que não são saudáveis não existirão mais.
Salada de beterraba
A beterraba combina com qualquer tipo de salada. Pode ser adicionada de várias maneiras, mas recomendamos que você adicione beterrabas assadas. Para isso, você deve lavar e embrulhar a beterraba com casca em papel alumínio.
Em seguida, coloque no forno a 180 graus. Espete com um palito de dentes para controlar o ponto. Ela estará pronta quando for possível introduzi-lo facilmente. Depois disso, basta desembrulhar, descascar e servir.
Estes são apenas dois exemplos de como incorporar a beterraba a seus pratos, mas na realidade existem muitas outras maneiras.
Os chips de beterraba são perfeitos para decorar pratos de carne ou peixe nas ocasiões mais especiais. Por outro lado, a beterraba assada pode ser um acompanhamento perfeito para qualquer prato principal.
Em suma, a beterraba é um alimento muito interessante para todas as pessoas. Por seu teor de nitrato, ela te ajudará a ter mais energia e resistência. Como resultado, permitirá que você alcance seus objetivos mais cedo. Além disso, podemos prepará-la facilmente. Portanto, não há desculpa para não consumi-la.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- FEN. (2014). Remolacha. Verduras y Hortalizas. Recuperado de: http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/remolacha.pdf
- Pardo, L. A., & Zarazaga, B. C. (2013). Mo de remolacha: Suplemento natural para deportistas. Medicina Naturista, 7(2), 116–118.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.