Benefícios dos aspargos para a saúde

11 de agosto de 2019
Os aspargos são um tipo de alimento que fornece muitos benefícios para a saúde e por isso devem ser incluídos na dieta regular.

Tanto os aspargos verdes quanto os brancos são ótimos alimentos para apreciar com frequência. E, embora à primeira vista eles não pareçam oferecer uma contribuição nutricional significativa, a realidade é bem diferente. São muitos os benefícios dos aspargos para a saúde, e por isso eles devem ser incluídos na dieta.

Em geral, as pessoas que incluem os aspargos no seu cardápio consideram que eles são bons para ajudar a emagrecer, por causa do seu alto teor de água e, por consequência, suas propriedades diuréticas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem ou se esquecem é que esse alimento oferece outros benefícios.

Propriedades nutricionais dos aspargos

Os aspargos são uma grande fonte de vitaminas A, C e E, além de minerais, tais como potássio e fósforo. Portanto, eles são uma fonte alternativa desses nutrientes tão importantes para o organismo. Não devemos nos esquecer de que esses minerais ajudam a fortalecer e conservar os músculos, entre outras coisas.

  • 100 gramas de aspargos contêm apenas 23 calorias. De fato, eles contêm apenas 4,5% de carboidratos. Portanto, é um alimento leve, com pouca gordura e, ao mesmo tempo, muito rico em água. Eles fornecem apenas 0,2% de gordura e 92,4% de água.
  • Eles são ideais para o consumo regular, uma vez que não são especialmente ricos em sódio. 100 gramas contêm apenas 2 miligramas de sódio.
Propriedades nutricionais dos aspargos

Vale a pena destacar que os valores nutricionais podem variar de acordo com o tipo de aspargo, o modo de preparo e o consumo. Além disso, a intensidade do sabor também varia. Nesse sentido, o espargo-bravo-menor tem um sabor muito mais forte do que o branco.

Benefícios dos aspargos para o organismo

Para te encorajar a apreciar os aspargos com maior frequência, a seguir vamos discutir cada um dos seus benefícios. Você vai se surpreender ao saber como um alimento com uma aparência tão simples pode ter um efeito tão positivo sobre o corpo.

1. Poder diurético

Assim como já foi mencionado, os aspargos são um alimento rico em água. É por isso que eles favorecem a micção e impedem a retenção de líquidos. Essa é uma propriedade muito benéfica para as pessoas que sofrem de problemas renais e hipertensão, por exemplo. 

2. Propriedades laxantes

O espargo-bravo-menor tem um alto teor de fibras. Graças a elas, a função digestiva é estimulada e problemas como a constipação são evitados. E se você tem uma tendência a sofrer com problemas de digestão, esse alimento vai te ajudar a resolver o problema.

3. Fortalecem os ossos

Graças ao seu conteúdo de vitamina K, os aspargos são um alimento perfeito para manter os ossos fortes e saudáveis. É por isso que eles são especialmente recomendados para crianças e idosos. Além disso, o consumo regular desse alimento também fortalece o sistema ósseo, o que previne lesões.

Os aspargos são um alimento perfeito para manter os ossos fortes e saudáveis

4. Benefícios dos aspargos para evitar resfriados

Os aspargos são um dos alimentos que são considerados antibióticos naturais. Suas propriedades nutricionais têm um impacto muito positivo no sistema imunológico. Portanto, consumir esse alimento é uma maneira natural de prevenir gripes e resfriados.

5. Eles saciam o apetite

Os aspargos são um alimento com baixo teor calórico, mas que são capazes de ajudar a satisfazer o apetite de forma adequada, o que é muito benéfico para evitar refeições exageradas. 

Benefícios dos aspargos: diferentes maneiras de consumi-lo

Os aspargos são um alimento muito leve e saudável que pode ser consumido durante o ano inteiro, não só para emagrecer. Nas épocas em que não são encontrados frescos, eles podem ser consumidos congelados ou em conserva.

Diferentes maneiras de consumir legumes

Podem ser preparados muito facilmente e de várias maneiras, assim não enjoamos do sabor. A seguir, mostraremos propostas para consumi-los de duas maneiras diferentes.

  • Lasanha de aspargos e presunto. É uma maneira saborosa de apreciar esse alimento e que vai agradar tanto crianças quanto adultos. O recheio da lasanha consiste em uma mistura de aspargos cozidos, presunto e cebola. Depois de montar a lasanha da maneira tradicional, cubra com uma camada de bechamel e dê um toque de noz-moscada ao final.
  • Gaspacho de aspargos verdes. A outra receita que você pode fazer é perfeita para ser consumida no verão como uma alternativa ao gaspacho tradicional. Ela pode ser preparada facilmente e é muito refrescante. Se você estiver procurando por uma apresentação mais especial, você pode servi-lo em bowls e cortar um ovo cozido em pedaços. Você verá como você vai surpreender os seus convidados.

Além dessas duas alternativas, existem outras maneiras excelentes de consumir aspargos. De qualquer forma, você sempre pode continuar a consumi-los grelhados, servindo como um acompanhamento para qualquer prato de carne ou de peixe.