Os benefícios do uso do orégano para a saúde

4 de outubro de 2019
Embora o orégano geralmente seja usado por causa do seu sabor agradável, é importante saber que ao usá-lo estamos, ao mesmo tempo, cuidando do nosso corpo graças a todas as propriedades que essa especiaria contém.

O orégano é uma das especiarias mais utilizadas na culinária mediterrânea. Por causa da sua versatilidade, ele pode ser consumido juntamente com diferentes alimentos, pois modifica o sabor dos pratos de uma maneira muito positiva. Neste artigo, vamos analisar os principais benefícios do orégano em diferentes receitas.

Além disso, também vamos propor maneiras diferentes de utilizá-lo. Avisamos desde já que você provavelmente o utiliza de maneira incorreta ao fazer uma pizza. Se você quiser saber mais sobre isso, a resposta está no final deste texto.

Benefícios do uso do orégano nas refeições

Além de ter um sabor muito agradável e de estar ao alcance de todos os bolsos, o orégano também tem vários benefícios. Ele geralmente é consumido com o único objetivo de dar o seu toque de sabor característico. Porém, não sabemos que, ao mesmo tempo, esse tempero tem um impacto muito saudável no nosso organismo.

Facilita a digestão

Se você tem uma tendência a sofrer com problemas de digestão, saiba que o uso do orégano vai te ajudar a amenizar esse problema. Devido às suas propriedades, ele permite que os alimentos sejam digeridos de uma forma mais eficaz. Além disso, ele também ajuda a acalmar a azia e o refluxo.

Remédio contra os resfriados

Como já dissemos em outras ocasiões, a solução para muitos dos nossos problemas de saúde pode ser encontrada na natureza.

É o caso do orégano que, preparado na forma de um chá, ajuda a acalmar os sintomas de gripes e resfriados. Ele é muito eficaz principalmente em caso de ardência e dor de garganta, pois tem efeito analgésico.

Os benefícios do orégano

Fortalece o sistema imunológico

É fundamental que o nosso sistema imunológico esteja em perfeitas condições. Lembre-se de que essa é a maneira natural através da qual o nosso corpo se protege dos vírus e bactérias que podem atacá-lo.

Uma boa maneira de fortalecer esse sistema é fazer uso do orégano nas refeições. Graças ao seu teor de ácido rosmarínico, ele fortalece o nosso estado de saúde e nos torna mais resistentes às ameaças.

Diferentes maneiras de consumir orégano

O orégano é uma das especiarias mais consumidas na cozinha. Isso ocorre porque ele proporciona um sabor agradável e combina com um grande número de pratos. Se você ainda não o consome, a seguir, mostraremos uma série de propostas para que você possa começar a utilizá-lo.

  • Combinado com tomate, uma explosão de sabor. Você pode polvilhar um pouco no molho de tomate usado para o macarrão, as almôndegas ou para qualquer outro prato que você geralmente prepara com esse molho. Você verá como o sabor muda e se torna muito mais agradável.
  • Pizza com um toque de orégano. Ele pode ser incluído tanto ao adicionar os ingredientes da cobertura quanto no processo de preparo da massa. Se for assim que você o utiliza, você deve ficar sabendo que provavelmente está fazendo isso da forma incorreta. Polvilhar o orégano pouco antes de assar a pizza não é adequado, pois isso só faz com que ele fique seco por causa do calor do forno. O correto é adicioná-lo à fina camada de molho de tomate que é espalhada sobre a massa. Dessa forma, o seu sabor penetra no molho de tomate e o resultado é muito mais saboroso.
  • Uma maneira diferente de temperar a salada. Geralmente temperamos a salada com um pouco de sal, vinagre e um pouco de azeite. Uma maneira diferente e original de fazer isso é polvilhar orégano por cima. Você verá como a salada vai adquirir nuances novas e interessantes.
o orégano nas refeições

  • Chás. Sim, é isso mesmo que você leu: o orégano é perfeito para fazer chás saudáveis e relaxantes. Para isso, vamos usar a flor da planta de orégano, que deve ter sido previamente desidratada. Talvez isso possa parecer um pouco estranho, mas vale a pena experimentar porque você vai se surpreender.
  • Faça os seus próprios temperos. Uma boa opção é comprar carne fresca e temperar na sua própria casa. As especiarias mais utilizadas são pimenta e páprica, mas você também pode usar as que mais te agradarem. Uma opção é usar bastante orégano e acompanhá-lo com outras especiarias.

Conclusão: não pode faltar orégano na sua cozinha

O orégano é uma especiaria de sabor agradável e preço acessível. Esses não são os únicos pontos a seu favor, pois ele também tem um impacto muito positivo na saúde de todas as pessoas.

O consumo habitual é indicado para toda a população e isso é algo muito simples de fazer, já que ele pode ser adicionado a uma grande variedade de pratos.