Os benefícios do estragão para a saúde
O estragão, ou Artemisia dracunculus L, é uma planta de origem asiática que pertence à família Asteraceae. Foi introduzida na Europa na Idade Média e atualmente cresce naturalmente no sul do continente europeu, embora seja cultivada em sua maior parte no norte. Hoje vamos conhecer os benefícios do estragão.
Além de ser uma erva aromática, o estragão tem muitas propriedades nutricionais e medicinais que são muito benéficas para a saúde. Possui, por exemplo, vitaminas e minerais e é um importante antioxidante. Também tem propriedades digestivas, ajuda a regular a menstruação e a prevenir úlceras no estômago.
Propriedades nutricionais do estragão
As folhas do estragão, tanto frescas como secas, têm muitas vitaminas. São ricas em vitamina C, o que as torna um poderoso antioxidante.
Além disso, esta erva possui vitamina A e todas as vitaminas do complexo B: folatos, pirixodina, niacina, riboflavina, etc. Estas últimas são princípios ativos importantes para o sistema nervoso e para o bom funcionamento do metabolismo.
Por outro lado, ele também é rico em minerais. Suas folhas são uma excelente fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Também contêm carboidratos, proteína e água.
Benefícios do estragão: um aliado na digestão
O estragão está associado a várias qualidades curativas e benefícios para a saúde. Entre elas, as principais são as digestivas. É possível consumi-lo como chá depois de uma refeição muito pesada, para facilitar o processo digestivo e combater a presença de gases. Também regula o intestino pela quantidade de fibras que possui.
Um dos maiores benefícios do estragão para a saúde é que ele favorece a produção de bile pelo fígado. O efeito na saúde será de facilitar a digestão e ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Isso limpará o fígado e a vesícula biliar e evitará o surgimento de cálculos.
Uma boa forma de preparar esta planta aromática, se você quiser aproveitar suas propriedades, é colocar as folhas secas em um recipiente com vinagre de maçã. Deixe repousar por sete horas e tome uma colherada antes de cada refeição.
Uso para melhorar o apetite e combater parasitas intestinais
O estragão é muito utilizado para melhorar o apetite de crianças e combater a anorexia. É utilizado também para combater soluços. Esta planta tem também a capacidade de deixar a boca dormente, por isso é utilizada para aliviar dores nos dentes.
No tratamento de dor de dente, é possível utilizar tanto a raiz quanto as folhas frescas. Deve-se mastigá-las e deixar que a pasta que se forma atue sobre a área afetada.
Em casos de parasitas intestinais, o estragão também é um grande aliado Para combatê-los, deve-se fazer uma infusão colocando água fervente sobre as folhas e deixar descansar por 10 minutos. Depois, você deve coar o chá e tomar duas xícaras de manhã em jejum e duas à noite, antes de dormir.
Outros benefícios do estragão para a saúde
O consumo do estragão tem muitos outros efeitos positivos para a saúde. Um deles é que contribui para diminuir o açúcar no sangue, por isso é muito recomendado para as pessoas com diabetes.
Além disso, também possui propriedades antibióticas e antissépticas. É capaz de combater algumas bactérias que causam intoxicações alimentares e, no passado, era utilizado para a conservação de alimentos.
Esta planta também é utilizada para curar feridas, pois além das propriedades antibióticas e antissépticas, é analgésico. São atribuídos ao estragão efeitos positivos para combater o mau hálito e, por ter propriedades sedativas, também é utilizado para combater insônia e nervosismo.
Outro benefício conhecido do estragão é que ajuda a evitar úlceras no estômago, regula o ciclo menstrual feminino e ajuda a aliviar cólicas menstruais.
Por fim, a essa planta também é atribuída a capacidade de inibir a ativação das plaquetas. Deste modo, é possível evitar a formação de coágulos sanguíneos nas artérias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Plantas aromáticas. Diputación de Valencia. 2014. Extraído de: https://www.dival.es/sites/default/files/medio-ambiente/Estudio3.pdf
- Fretes, Francisco. Plantas aromáticas. Extraído de: https://www.usaid.gov/sites/default/files/documents/1862/plantas_medicinales.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.