4 superalimentos para consumir diariamente e ter uma ótima saúde

3 de maio de 2019
Vamos listar uma série de alimentos que não podem faltar na sua dieta caso você queira ter uma ótima saúde. Todos eles são muito comuns e, além disso, podem ser preparados facilmente. Assim, não há mais desculpa para não incluí-los na sua dieta.

Muitas vezes falamos sobre os alimentos que temos que eliminar do nosso dia a dia se quisermos manter uma dieta saudável. Neste artigo, no entanto, vamos fazer o oposto: vamos listar uma série de superalimentos que você deve consumir diariamente a fim de ter uma ótima saúde.

Esses alimentos também são chamados de “superalimentos”. De fato, não é para menos, porque eles têm um grande número de propriedades e benefícios. A melhor parte é que eles podem ser ingeridos de maneiras muito simples e, portanto, você não vai se cansar de consumi-los todos os dias.

4 superalimentos para ter uma ótima saúde

Não vamos mais te deixar esperando e vamos começar a listar os superalimentos que não podem faltar na sua dieta diária se você quiser melhorar a sua saúde em geral.

1. Oleaginosas

As oleaginosas são um desses alimentos cujo consumo diário é recomendado. Isso ocorre porque elas contêm um grande número de propriedades. Algumas das mais importantes são as seguintes:

  • São uma fonte de minerais.
  • Contêm fósforo, cálcio e ferro.
  • São ricas em gorduras saudáveis.
  • Contêm fibras.

Porém, você deve ter em mente que o consumo de oleaginosas é limitado. É verdade que elas devem ser consumidas todos os dias, mas na medida certa. Este é um alimento muito calórico, de modo que o consumo excessivo afeta o corpo negativamente.

superalimentos para ter uma ótima saúde

Para que você tenha uma ideia, o consumo não deve ser maior do que um punhadinho por dia. Você pode consumi-las puras, como um lanche saudável, ou então acompanhadas por outros tipos de alimentos. Uma boa opção é misturá-las com um iogurte natural ou adicioná-las em uma torrada saudável.

2. Peixes azuis

Dentro da categoria de peixes azuis encontramos diferentes espécies, tais como sardinha, salmão, cavala ou atum. Sua principal qualidade é que eles são ricos em gorduras saudáveis e principalmente em ômega 3.

Assim como já comentamos em outras ocasiões, os alimentos com ômega 3 são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Isso ocorre porque o nosso corpo precisa dele, mas não é capaz de produzi-lo naturalmente. Assim, a única maneira de fornecê-lo ao corpo é através de alimentos ricos nesse nutriente.

Tigela com filés de peixe

Uma das grandes vantagens dos peixes azuis é a sua versatilidade, por isso é muito fácil consumi-los diariamente.

Existem muitas variedades de peixes azuis e, além disso, eles também podem ser preparados de diversas maneiras. Algumas delas são na forma de assados ou grelhados; você também pode consumi-los defumados ou enlatados, adicionando-os às suas saladas.

3. Azeite de oliva

Nos países mediterrâneos, o azeite de oliva é um alimento básico da cozinha. Se você mora na Espanha, Itália ou Grécia, certamente você já consome azeite diariamente.

Se esse não for o caso, você deve começar a fazer isso devido aos seus múltiplos benefícios para o corpo. O azeite de oliva geralmente é chamado de ‘ouro líquido’, já que ele é um tipo de óleo que acumula muitas propriedades.

Ele contém polifenóis e ácidos graxos monoinsaturados. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, retarda o envelhecimento e também protege a saúde das artérias.

Já conhecemos a versatilidade deste alimento. Ele é perfeito para grelhar e temperar saladas ou massas. Porém, lembre-se de usá-lo na medida certa, já que nunca devemos abusar dessa iguaria.

4. Vegetais de folhas verdes

Todos nós já ouvimos falar da importância de consumir cinco porções de frutas e vegetais ao longo do dia. É por isso que os vegetais de folhas verdes não podem ficar de fora desta lista se quisermos manter uma ótima saúde.

Eles são leves, totalmente saudáveis e, além disso, também contêm um grande número de benefícios. Alguns deles são os seguintes:

  • Evitam o envelhecimento precoce.
  • Facilitam o processo digestivo.
  • Contribuem para reduzir os níveis de ansiedade.
  • Facilitam o emagrecimento.
superalimentos para a saúde: vegetais de folhas verdes

As maneiras de consumi-los são infinitas, já que isso pode ser feito a qualquer hora do dia. Você pode fazer saladas, consumi-los no almoço ou cozinhá-los para o jantar. Eles também são perfeitos para fazer smoothies verdes ou como acompanhamentos para pratos de carne ou peixe.

Em resumo, fica claro que ter uma ótima saúde, ou, pelo menos, tentar cumprir essa missão, não é uma coisa do outro mundo. Por isso, tente adicionar estes quatro alimentos à sua dieta diária e, dessa forma, comprove os seus excelentes resultados!