A batata pode ser parte de uma dieta saudável?

19 de outubro de 2019
Hoje explicaremos como você deve preparar as batatas para apreciá-las e, ao mesmo tempo, realizar uma dieta totalmente saudável.

A batata é um alimento saudável para alguns e muito prejudicial para outros. A realidade é que você não precisa ser tão radical, pois, a priori, é um alimento muito benéfico que pode ser incluído em qualquer dieta saudável.

Para provar essa afirmação, a seguir explicaremos quais são as propriedades desse alimento. Além disso, revisaremos as diferentes maneiras de cozinhar as batatas e indicaremos quais são os métodos mais saudáveis.

Batata e dieta saudável: são compatíveis?

As batatas sempre foram um dos alimentos mais controversos em diferentes planos de perda de peso e em qualquer dieta saudável. É por isso que muitas pessoas têm dúvidas se podem consumi-las ou não quando querem comer de maneira equilibrada.

A verdade é que as batatas são um alimento que deve estar presente em qualquer plano de refeições, porque contêm um grande número de propriedades. Algumas delas são seu alto teor de fibras, potássio, ferro ou vitaminas dos grupos B e D.

A única coisa a se ter em mente é que as suas propriedades mudam drasticamente dependendo do método de cozimento. É por isso que devemos prestar atenção especial à maneira como cozinhamos as batatas. Para que você saiba como deve fazê-lo, revisaremos os métodos de cozimento mais saudáveis.

Como incorporar as batatas em uma dieta saudável

1. Cozidas

As batatas cozidas são uma das maneiras mais comuns de consumi-las. Elas são perfeitas para acompanhar os pratos de algum tipo de vegetais.

Batatas e vida saudável: são compatíveis?

Nesse sentido, você deve saber que sempre precisa cozinhá-las inteiras e sem descascar. Dessa forma, elas mantêm suas propriedades, visto que a pele desempenha uma função protetora.

2. Assadas

As batatas assadas são um acompanhamento perfeito para pratos de carne ou peixe. Elas também são um substituto para as batatas fritas.

Uma receita muito simples é cortá-las da mesma maneira como se fôssemos fritá-las e espalhá-las em uma assadeira. Polvilhe um pouco de sal, temperos a gosto e, com a ajuda de um spray, adicione um pouco de óleo. O resultado serão batatas crocantes e saborosas, que não deixam nada a desejar às batatas fritas.

Como você não deve consumir as batatas

Como comentamos anteriormente, você não pode generalizar sobre o consumo de batatas em uma dieta saudável. Isso ocorre porque elas mudam radicalmente quando preparadas de uma maneira ou de outra.

Se acima propusemos várias maneiras de prepará-las a fim de continuar saboreando esse alimento durante a dieta, agora faremos o contrário. Tome nota e descubra como você não deve consumir as batatas se quiser se alimentar com uma dieta saudável.

1. Acompanhada de molhos

Não adianta cozinhar as batatas da maneira listada acima se você adicionar molhos como maionese, ketchup ou algo semelhante. Não é aconselhável incluir no seu dia a dia molhos industrializados, pois eles contêm uma grande quantidade de gorduras de baixa qualidade, açúcar e sal.

Se você gosta de molhos, sugerimos que faça você mesmo. Aqui estão algumas receitas que pode consumir e continuar respeitando a sua dieta.

2. Batatas fritas

As batatas fritas são uma das formas mais populares de preparação e, ao mesmo tempo, uma das menos saudável. As batatas são um alimento muito poroso, portanto, absorvem uma grande quantidade de óleo no processo de cozimento. É por isso que elas não devem estar presentes em nenhum tipo de alimentação saudável.

Preparação

Além disso, é preciso ter em mente que geralmente elas são acompanhadas pelos molhos que mencionamos anteriormente. Isso as torna um produto ainda menos saudável.

Conclusão sobre usar a batata em uma dieta saudável

Em relação à pergunta que levantamos no início deste texto, a resposta seria um retumbante sim. Obviamente, as batatas podem estar presentes em uma dieta saudável. Você só precisa levar em consideração o método de preparo, pois, dependendo dele, as propriedades da batata mudam drasticamente.

Com propostas como a receita de batatas assadas, você poderá substituir as opções menos saudáveis ​​por outras muito mais recomendadas. Assim, você poderá realizar uma dieta equilibrada, variada e saudável sem nenhum problema.

  • Masson, L, Muñoz, JR, Romero, N, Conrado, C, Encina, C, Hernández, L, Castro, J, Robert, P. (2007). Acrilamida en patatas fritas: revisión actualizada. Grasas y Aceites. https://doi.org/10.3989/gya.2007.v58.i2.84
  • Bejarano, N., & Carrillo, L. (2005). Frutas y Hortalizas. Manual de Microbiología de Los Alimentos, (5), 71–83. https://doi.org/2027-9671